Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vasos para honra e vasos para desonra




Amados, eu evito discutir doutrinas, por experiências que tive em fóruns de discussões apologéticas. O Evangelho é simples, a mensagem bíblica é global, mas estes pormenores só servem para separar o povo de Deus, pelo menos os que insistem em se fixar na letra e não permitem que o Espírito os conduza no ensinamento da verdade.

Aprendam a mergulhar além da letra, pois ela mata. Mas o Espírito vivifica e nos abre os olhos para a revelação de Deus, que é Amor. Raciocínio é atributo da alma, mas o Espírito se revela à espíritos. 

Então, não permitam ser persuadidos pela mente de outras pessoas. Não há um livro mais importante que o outro, então, não se fixe em Romanos. Tentarei ser bem sucinta na forma como o leio, não para discutir opiniões, mas para compartilhar minha fé.

"Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Romanos 9: 21)

Para entender o princípio que Paulo está usando, é preciso voltar lá em Jeremias, para entender a analogia que Deus usa sobre o Oleiro, o barro e o vaso.

Jeremias recebe a incumbência de observar um oleiro trabalhando. Este pega o barro e trabalha nele para que se torne um vaso. Mas vendo que o vaso quebrou-se em sua mão, o oleiro o amassou e o refez perfeito. Tudo o que o oleiro realizou, era conforme o seu parecer.(Jr 18:1-4)

Paulo fala da mesma massa, ou seja, do mesmo vaso que antes era para desonra, Deus pode refazê-lo para honra. Este é o princípio de todo o Evangelho, onde Deus nos alcança perdidos e mortos nos nossos delitos e pecados, para nos aperfeiçoar no seu amor, até que alcancemos a estatura de varão perfeito.

Não há aqui nenhuma menção, de homens criados para honrar e outros para desonrar. Se formos honestos conosco mesmos, saberemos que nossa carne milita contra o espírito, ora vencendo e ora perdendo. Ora honrando e ora desonrando nosso Deus, até que o processo chegue ao fim.

Se alguém foi criado para a desonra, tem que ser um monstro do início ao fim. Se foi criado para honra, deve ser santíssimo, porque o plano de Deus não pode ser frustrado. Percebe a loucura desta acepção?

O Profeta Isaias complementa o exposto por Jeremias: "Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?" (Isaías 45: 9).

A loucura de contender com Deus, se resume num ponto:  Ele sabe o que faz, mas para nós, seus desígnios são inescrutáveis. A criação não sabe porque foi criada, mas o Criador sabe o porque a fez. E tudo o que for necessário fazer para nos refinar, nos moldar, nos aperfeiçoar, nos desenvolver, será feito, entendendo isso ou não.

Voltando à Jeremias, note o que Deus lhe disse: "Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" (Jeremias 18: 6- 7)

Todos nós sabemos que o povo de Israel foi eleito para que o Messias nascesse no meio deles. Mas Paulo em romanos, diz que Israel foi endurecido para que o Evangelho alcançasse também os Gentios e nós fôssemos enxertados no Ramo. Percebe que o agir de Deus tem um propósito eterno? Primeiro escolheu, depois endureceu, com o propósito de sermos todos iguais. A Justiça para todo o homem é Cristo.

Alguns achavam que Deus havia falhado com Israel. Para rebater os judeus contradizentes, Paulo usou esta figura do Oleiro, o barro e o vaso.

"Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos" (Isaías 64: 8). Agora entendemos que o homem é feito à partir do barro e moldado pela Graça de Deus, até tomar a forma perfeita. Se quebrar, será amassado e refeito.

Neste processo, desde nossa criação, todos nós passamos por imperfeições, porque antes vivíamos pela natureza de Adão. Todos já fomos vasos de desonra, mas refeitos por meio da Graça, segundo a natureza incorruptível que é Cristo. Deus usou a mesma massa, pra  fazer vasos diferentes.

O homem não honra a Deus, quem honrou foi Cristo. E nós, por meio da fé Nele. Dizer que uns foram criados para honra e outros para desonra, seria o mesmo que dizer que alguns homens nasceram com a natureza de Adão e outros com a natureza de Cristo. Sabemos que não é assim, pois a carne e o espírito militam entre si, enquanto formos carne. Mas a mesma massa produziu dois vasos distintos: antes, inclinados para o pecado, agora, livres.

  • Deus exerce o seu poder sobre o barro para fazer vasos (homens), diferente da idéia de que Deus exerce poder sobre os vasos; Obs.: o senhorio do pecado ou da obediência sobre os homens vincula-se respectivamente a Adão e Cristo, visto que, a quem o homem se oferecer por servo para obedecer, será servo de quem obedecer: ou do pecado ou da obediência (Romanos 6: 16);
  • Adão vendeu-se ao pecado, e com ele todos os seus descendentes (humanidade).
Todos que crêem em Cristo, conforme diz as Escrituras, são vasos para honra, visto que, em Cristo todos são feitos participantes da natureza divina, contados como filhos de Deus. E consequentemente, todo homem que rejeita a Cristo e seu Evangelho, permanece no mesmo estado de antes, vaso de desonra.

Cristo morreu pelos pecados do mundo inteiro, é o que diz a Bíblia. Portanto, o que passar disso, é interpretação humana, baseada na acepção que Deus não faz, mas nós fazemos.





3 comentários:

  1. Graça e Paz!

    Sábia palavras minha irmã!

    Enquanto buscamos a unidade outros querem viver no sectarismo das doutrinas separatistas, onde se acabam se fechando numa redoma solitária e jactanciosa!

    Esta ministração busca envolver a todos os que são filhos de Deus, independente de suas crenças ou doutrinas.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz! :)
    Amigo, o Evangelho é simples.
    Toda a complicação, é o homem que traz.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. mensagen maravilhosa Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir