Páginas

sábado, 1 de março de 2014

Sementes




Todos nós sabemos como funciona  um corpo natural. Nascemos, crescemos, na maioria das vezes reproduzimos e depois morremos. Este é o curso natural físico.

Mas a revelação da vida espiritual, foi feita  por meio de metáforas, para que seja possível assimilar com nossa mente. Muitas vezes, os autores bíblicos falam de sementes, árvores, frutos, para demonstrar a nossa situação espiritual. E é sobre este aspecto que eu gostaria de refletir com vocês.

Deus usa materiais e situações que conhecemos, para revelar o que não podemos provar com nossos sentidos, como forma de encher nosso espírito com percepções acerca  do que está oculto.

A semente é a figura representativa de tudo o que a natureza produz. Cada semente dá a forma a um corpo, ou fruto, ou obras.

Nossas obras, boas ou más, são semeaduras que fazemos no chão da existência, o qual no seu tempo colheremos de acordo com o que plantamos.

Vamos relembrar o que aconteceu no Éden. Ambos foram seduzidos pelas palavras da Serpente, que dizia que eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal, despertando-lhes a cobiça. Assim, a natureza em Adão foi corrompida, estava inaugurado o "si mesmo". A partir do ego despertado, o homem se colocou no centro para satisfazer sua cobiça, por isso desobedeceu a lei. Percebe que antes da desobediência, houve todo um processo?

Paulo diz que o homem é tentado pela própria cobiça. E que o pecado é como uma gravidez, que começa a ser gestada na alma, até ser dada à luz quando é consumado.

Eva, primeiro ouviu as palavras sedutoras da Serpente, depois observou a beleza do fruto e para isto, se demorou a observá-lo, depois foi-lhe despertado o paladar e o desejo de prová-lo e por fim, ela viu que o fruto era bom para dar-lhe o conhecimento, para que fosse como Deus. Assim, ambos deram a luz ao pecado da desobediência à única lei que havia no paraíso.

Assim como foi no pecado original, é conosco. Para praticá-lo, tiramos Deus do centro e nos colocamos lá, pois preferimos nossa vontade, em detrimento à vontade de Deus.

Mas eu quero chamar a atenção para a sentença que eles receberam:

Gênesis 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 

Deus faz referência às duas naturezas que carregamos em nosso ser: uma herdada em Adão, corrompida pela Serpente. E outra herdada em Cristo, regenerada.

Apesar das duas naturezas militarem entre si, a natureza do homem natural fere, mas a do homem espiritual, domina. Se o Semeador lançou a semente do Evangelho e sua terra era boa, você domina sua carne. Se não tem dominado, é porque nem tem lutado. De maneira nenhuma a carne pode subjugar o espírito de um cristão verdadeiro.

1 Co 15:45 a 49 diz assim:

"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual."

(O 1º Adão era a semente para o homem natural. Era esperado que ele produzisse no reino natural. Mas o  último Adão, esperava-se dele que produzisse no reino espiritual)

"O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu."

(Então Ele tem uma semente, Adão e todos os que procedem de Adão, são uma extensão de Adão, são homens naturais, com obras da carne. E todos os que procedem de Cristo, quando creram, se tornaram uma extensão de Cristo, são espirituais e produzem o fruto do Espírito.)

"Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial."

(Todo aquele que crê, se torna participante da natureza divina. Já não procede como o velho homem, mas se torna nova criatura)

Vimos como se processa um pecado e as consequências dele, também são revividas pela descendência do homem natural. Ele se envergonha e se esconde da  presença de Deus, mas perde o poder de confessar o pecado, antes faz como Adão que acusou a mulher, que por sua vez acusou a Serpente. Um homem natural, tenta justificar a si mesmo.

Os homens espirituais são livres e quando por uma desventura pecam, se arrependem e confessam, esperando que Cristo os justifique.

Deus sempre quis um povo para si e Jesus veio semeá-lo. Haverá o grande dia da colheita. Toda semente produz segundo a sua espécie, portanto o povo de Deus produzirá as mesmas  obras de Jesus. Sabe porque ele falou que realizaríamos obras maiores ainda? Porque cada um de nós produzirá a cem, a sessenta e a trinta por  um. 

Se o velho homem era capaz de produzir à imagem de Adão, então nós seremos capazes de produzir à imagem de Cristo. Nosso objetivo, é ficar cada vez mais parecidos com ele.

João disse, que se alguém permanece na presença de Deus, não peca. Por que será que Jesus nos deu  o livre acesso à  presença de Deus? Foi apenas para que soubéssemos disto, ou foi para que habitássemos lá? E se permanecendo em Sua semente não pecamos, pois quem permanece no amor não pode pecar, então por que esta não é nossa realidade?

É preciso vigiar e orar para que o  pecado não aconteça deliberadamente, pois temos a consciência no Evangelho.

O que impede o homem de cumprir o propósito pro que foi criado, é o apego demasiado ao ego. na medida em que se desapega do si mesmo e da própria vontade, ele cresce mais um pouco em Graça; o propósito de Deus, é um povo com a  plenitude do Espírito Santo. Então, não se contente em ser um cristão meia boca, busque mais, pois Ele tem pra dar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário