Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Confiabilidade bíblica




Tanto se discute sobre a autenticidade dos textos bíblicos. Tanto se questiona e põe em dúvida a veracidade dos fatos... penso que diante da atual mornidão que assola as igrejas, esta seria a gota d"água que desanimaria de vez a alguns que sobrevivem mais por medo do que por amor.

Assisti a uma palestra sobre a escolha do Cânon bíblico. e se meu coração não ardesse de amor por Jesus, a dúvida poderia encontrar pouso. Mas algo no meu íntimo testifica que é exatamente do jeito que precisava ser. Tudo tem propósito e vivemos pela fé.

Meus amados, pra início de conversa, Jesus não escreveu nada, senão na areia. Para crer que o testemunho daqueles homens é verdadeiro, só posso fazê-lo por meio da fé e esta é dom.

Se preciso de fundamentos palpáveis e sólidos, se tudo precisa se encaixar na minha lógica humana, para crer no Evangelho, onde está a fé? Se o processo que a Bíblia sofreu para chegar nas minhas mãos for mais importante do que a vida que recebi ao ser Evangelizada, que fiasco de cristã eu seria...

Evangelho é o que salta da letra e se torna vida no espírito. E pra que isto aconteça, a mensagem não pode ser filtrada pelo meu crivo intelectual. Deus não é lógico, Deus é mistério. A revelação é espiritual. Só se eu fosse louca, para negar cada uma das experiências que tive com Deus, porque minha mente não compreende o que meu espírito intui.

Conheço a Lei, os profetas e os apóstolos por meio da fé. Se creio na inspiração deles, por que duvidaria da sabedoria dos copistas? Por que Deus não cuidaria para que recebêssemos a Bíblia tal como é?

Os critérios para a seleção dos livros, os acréscimos, a rejeição dos apócrifos... nada fugiu do controle de Deus. Importa menos a letra, do que a vida que o Espírito concede por meio do conhecimento de Cristo. O muito saber, incha. Mas o amor edifica.

Se de fato o Evangelho se resume no amor e se o serviço mútuo nos interliga pela prática de amar, basta! É a Graça que realiza todo o trabalho. Estes pormenores não podem abalar a fé daqueles à quem o Pai chamou de filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário