Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Um outro que é o mesmo




Concluindo o que viemos conversando, este é o último texto interligado aos anteriores "Atemporalidade", "Amor, vínculo da perfeição" e "O Alfa e o Ômega". Nesses posts, procurei resumir o conteúdo bíblico em poucas palavras, de modo que todas as pessoas compreendam a essência do Evangelho. Para uma melhor assimilação do que é a Ordem de Melquisedeque, sugiro a leitura do texto com este título. Bom, vamos à conclusão.

João 14:16 - 17 "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."

João 14: 26 - 27 "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."


João 16: 7 - 13 "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."


É maravilhoso entender que Jesus selou os seus seguidores com seu próprio Espírito, para que sejam revestidos de autoridade, conhecimento e principalmente amor, não só para caminhar, mas para guardar a esperança até que Ele venha!

A palavra "outro" aqui é allos, que significa outro do mesmo. É como a minha Bíblia e a sua, são duas distintas, mas com a mesma essência, o mesmo conteúdo. O Consolador, o Espírito Santo, é Deus habitando no homem.

Percebe porque na Ordem de Melquisedeque, já não são necessários doutores da Lei ditando o que pode, não pode, deve e não deve ser feito? Percebe que também não estamos falando de anarquia?

Há um governo divino, há a Lei de Cristo resumida no AMOR, há um propósito eterno e a necessidade de lembrarmos o ensinamento de Jesus e praticá-los. O Espírito Santo nos ensina porque precisamos saber e isso acontece dentro do homem, onde Deus estabeleceu seu reinado.

A maioria das pessoas, ouviram falar de Jesus e sabe que Ele tem boas coisas à oferecer, mas ficam estagnados no "negue-se à si mesmo, tome sua cruz e siga-me". É um processo. Ninguém seguiu Jesus, sem antes negar o ego e em seguida liberar perdão. Além disso, seguir Jesus é tomar a responsabilidade de ser guiado por sua mente. Isto é viver sob a Ordem de Melquisedeque: ser livre para fazer a coisa certa.

Você que ainda não está livre de si mesmo, certamente vai argumentar que isto não é liberdade. Que ser verdadeiramente livre, é fazer o que seu instinto determina. Mas isto é apenas escravidão, porque a carne conspira contra nós e tudo o que pode fazer é lançar-nos no chão. Jesus jamais tiraria o grilhão dos seus pés, deixando-o acorrentado ao ego, algemado à ânsia de satisfazer a carne que segundo Ele mesmo, para nada serve.

A criatura é reflexo da vontade do Criador, que sabe perfeitamente porque criou. Ser livre é estar em sintonia com Deus. É ser tudo o que for possível ser, dentro do propósito de existir.

Nós não temos experiências com o "criar", mas sabemos o que é construir, inventar, gerar, transformar. É indício de defeito, quando a máquina de lavar vai andando enquanto funciona, o ventilador começa a zumbir enquanto ventila, a TV perde o som, o filho corta relações com a família ou quando algo pifa de vez e não tem conserto.

Tenho certeza que Deus não desiste de nós, enquanto queremos acertar, mas quando uma criatura se exalta ao ponto de negar o Criador, já pifou.

A religiosidade só alimenta o medo. Tantas regras só podem causar a culpa por não conseguir cumprí-las e revelar os complexos acarretados pela frustração. Consequentemente, se estabelece um ambiente de cobranças e acusações, porque um fracassado se justifica no fracasso do outro. O legalismo não aperfeiçoa, mas revela nossa impotência e vulnerabilidade.


A Ordem de Melquisedeque, é um caminho de excelência no relacionamento com Deus e com os homens. Não há regras impostas, mas é baseada na essência amorosa de Deus. Aqui, todo homem cuja Graça alcançou, é rei e sacerdote. O acesso à Deus é livre, por meio do amor. E os homens são um só organismo, existindo em harmonia com toda a criação. E em todo o tempo o Espírito nos ensina e nos faz lembrar que em breve Jesus virá.







Nenhum comentário:

Postar um comentário