Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mais que vencedor



Muitas vezes a revelação bíblica se apresenta como uma enorme competição, com regras, dificuldades, provações, tentações, medições, até que termina chamando os remanescentes de vencedores,  que serão coroados.

Paulo fez esta analogia, como se a sua caminhada em direção ao alvo, fosse uma maratona. Considerando no fim, que ter guardado a fé em meio à tantas adversidades, era cumprir a carreira com êxito. O próprio Jesus, consumou o propósito à que foi enviado, dizendo "Eu venci o mundo!"

Se formos analisar desde a concepção, há mesmo uma seleção até para nascer. Entre tantos milhões de possibilidades, estamos nós aqui. É um tipo de espetáculo que só Deus vê e ganha esta primeira etapa, o melhor, porque um espermatozóide não tem como escolher uma estratégia.

Diante de toda essa diversidade, saiba: já vencemos a 1ª grande etapa e ganhamos o direito de existir, mesmo os que foram abortados, sabotados no meio do trajeto. Então nascemos e a própria vida parece uma competição. Não importa que aparência tenhamos, o corpo já venceu na concepção. Então a alma começa a ser moldada.

Desde muito cedo, tanto a alma quanto o espírito da criança, é transparente, evidente diante das outras pessoas. Ela ainda não adquiriu a malícia de se camuflar.

A alma desde muito cedo, se mostra nas birras, na teimosia, na manha e chantagem, na disputa de atenção. Tudo isso já é o ego mostrando que está alí.

O espírito de uma criança, molde inclusive que Jesus nos deu como parâmetro à seguir, já é reflexo de amor, perdão, simplicidade, tolerância, inocência ao se entregar, dependência, alegria...

Tudo o que buscamos é voltar ao primeiro amor, aquele que havia antes do ego começar a dominar. Não importa o contexto  onde um ser humano nasça, sua missão será sempre sair do ego e avançar na direção do amor.

Deus é amor. É Ele quem recebe os vencedores. Todo aquele que permanece egoísta, fica em algum obstáculo e não persevera como deve ser. 

Nem diabo, nem problemas, nem conspirações de  inimigos. O que destrói o homem, é estar encerrado em si mesmo. Só há uma coisa que pode afastar um homem de Deus: seu ego. É a sua vontade em detrimento à Vontade de Deus, é o amor desajustado à si mesmo que o impede de amar qualquer outro, é a ânsia de prevalecer que o faz ignorar o ministério da reconciliação.

Só há um caminho para restabelecer a sintonia com Deus: aprender com Jesus o aperfeiçoamento em amor. Deus quer um povo para si. Ele desejou ter muitos filhos. E embora não faça acepção de pessoas, estabeleceu apenas um critério: o amor deve ser a motivação da adoção.

Leve a sério sua caminhada pela vida, você está sendo depurado. Quanto mais desapegado do próprio ego, quanto mais se enxergar em equipe e cooperar com os outros, tendo Cristo como o cabeça do grupo, mais fácil será alcançar a estatura do varão perfeito. 

Só o amor nos religa e nos dá o status de vencedores.



2 comentários: