Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Dois lados da mesma moeda



Alguém viu alguma ditadura se instalar no governo Bolsonaro? Alguém viu o comunismo se tornar obrigatório no governo Lula? A depredação de Brasília foi um vandalismo sem tamanho, assim como a facada no bucho do outro, foi um crime sem precedentes.

A culpa da pandemia foi do governo? Claro que não, foi de quem não respeitou a quarentena e levou a doença para casa. A demora da vacina se deu por causa da liberação e tudo caiu na conta do presidente. O desrespeito com as famílias enlutadas e agressividade nas declarações sim, foi frieza e desumanidade de um homem que minimizou o problema e perdeu as rédeas da situação.

Eu trabalhei a pandemia inteira, não tive ajuda do governo e nada me faltou. Tomei a precaução de não aglomerar, tomei vacinas e usei máscara, não adoeci. Da mesma forma continuo trabalhando, sem ajuda de governo e nada me falta. Administro minha vida como sempre foi e quero para mim o mesmo que quero para quem me emprega.

Os escândalos de desvios continuam sendo marca do governo Lula? Só cego não vê. Mas para o pobre, que pagou 30, 40 reais num pacote de arroz, paga menos de 20 com sorriso no rosto. Vamos viver só de bolsa e cotas? Não. Se as políticas não forem para todos, o trabalhador vai trabalhar onde? No lugar de 4 funcionários, serão 2 sobrecarregados.

Para os religiosos e conservadores da sociedade, basta a tríade Deus/pátria/família, um versículo decorado e uma enxurrada de fake news. Mas qual vertente realmente favorece órfãos, viúvas, estrangeiros e desfavorecidos? Quem prima pela igualdade nas oportunidades dos cidadãos? De que lado o cristão está? De que lado Jesus estava? Dos marginalizados ou da elite conservadora?

Querendo ou não, Ele preferia se assentar com pecadores do que com a raça de víboras que cumpria a Lei mas negligenciava no amor, na justiça e na misericórdia. Disse que as putas e cobradores de impostos precederiam os religiosos opressores no seu Reino. "Ah, mas o Lula é ladrão." Acredita que até o ladrão foi perdoado, mas os hipócritas não? 
Só ilustrando que se for analisar à luz do Evangelho, até o bem mais precioso que o homem recebeu de Cristo foi de graça, sem meritocracia humana. Então porque incomoda mais ver um pobre recebendo ajuda do que ver que às vésperas do Natal, tem gente cortando sandálias havaianas pra ninguém reutilizar?

Nem Lula e nem Bolsonaro são demônios como os binários pintam. A histeria se vê nas redes onde qualquer assunto vira ofensa dos dois lados. Ninguém quer uma visão panorâmica das coisas, ninguém quer se posicionar com inteligência, apenas confundem o governo com times de futebol, escola de samba, sem se dar conta de que enquanto perdemos amigos e nos afastamos de parentes, de todas as maneiras o brasileiro continua se contentando com pão e circo, enquanto paga seus impostos.
 
A verdadeira moral vem do respeito, o verdadeiro valor é ter empatia. O escândalo é não amar ao ponto de ofender o outro por causa de pontos de vista diferentes. Uma coisa é dialogar, outra coisa é se sentir dono da verdade. Tem gente inflamada dos dois lados mitificando dois homens comuns.

Todo fanatismo é cegueira, todo extremista é massa de manobra. As pessoas chegam ao absurdo de vibrar por uma facada ou por uma chacina de marginais. Primeiro a torcida, depois a vida.

Ainda somos um país só, privilegiado em tantos aspectos, mas com um povo tão médiocre, tão mirim e tão manipulável em sua maioria... Duas metades e uma boçalidade só.

Defender pontos de vista é saudável, ok? Pisar em pessoas com ou sem chinelos não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário