Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dilema




Há uma maneira infalível para identificar alguém que assimilou a Graça e respondeu ao amor de Deus com sinceridade, se propusermos um dilema, uma analogia simples.

Responda esta pergunta: Você é cristão, expressa sua fé numa comunidade cristã, seja um templo, um lar, seja onde for. É alguém que procura servir à Deus e aos irmãos da melhor forma que consegue, procura não falhar, procura ser exemplo. Tudo está bem, exceto pelos problemas que seu filho lhe causa. Ele foi doutrinado desde a infância, mas se rebelou e caiu no mundão. Faz tudo o que dá na veneta e as consequências sempre recaem sobre você. Ele rejeita todas as suas investidas e despreza seus conselhos. Ele não te respeita, nem demonstra te amar. Você está cansado de todas as tentativas, das discórdias e de todos os problemas que ele te traz. Não há mais jeito. Você pensa mais nele como um problema pra você, do que com o amor natural aos pais.

Então, diante de Deus você descobre que a situação não mudará. Seu filho morrerá assim e será condenado. Você chora e lamenta, mas sabe que deu tudo de si. Se conforma e se prepara para sair, mas Deus te chama de volta. Há uma negociação a fazer: houve pecado, não houve fé em Cristo e haverá uma condenação. Mas se você abrir mão de ir para o céu e trocar de lugar com seu filho, você vai para o inferno e ele para o céu. Seu filho passará a eternidade com Jesus e você será atormentado. Você pode trocar seu destino eterno com este filho rebelde e sofrer você mesmo a consequência das escolhas dele. E aí, topas?

Conheço quem diria: jamais! Fiz minha parte e cada um que responda por si. Não abro mão de estar com Jesus, nem pelo meu filho. Como sou eu que propus o dilema, minha resposta é até óbvia. Se eu pudesse livrar meu filho, eu iria no lugar dele. Sabendo o que sou e o que mereço, não teria de pensar duas vezes. Não há o que eu não faça pelo meu filho. Mas e você, iria para o inferno pelo seu?

Se sua resposta foi não, significa que ainda condiciona a salvação aos seus feitos e méritos. Não viu Jesus como seu Mediador. Está iludido pela religiosidade, ou pelo egocentrismo.

Jesus não pensou assim. Antes, sofreu a condenação em nosso lugar. Sofreu o que cabia a nós, mesmo sabendo que não merecíamos. Mas o amor não está condicionado aos méritos. O amor é Graça, é favor imerecido.

Por mais correto que alguém se julgue e por mais que cumpra qualquer protocolo, jamais conseguirá pagar o alto preço da sua ressurreição em Cristo. Não é direito adquirido, não é merecimento. É puro e simples amor, mesmo que você seja egoísta e ensimesmado.

Como é favor imerecido, ninguém pode reivindicar. Tudo o que viermos a fazer por causa de Cristo, é apenas resposta ao que recebemos primeiro. Obras não são moedas de troca, por bênçãos e benevolências. São apenas o amor transformado em gestos e ações.

E se não há quem mereça o céu, porque todos pecamos e por merecimento estaríamos todos condenados, por que nossa medida para avaliar o próximo é tão cruel? Chegamos a desejar o inferno aos nossos desafetos.

A ressurreição é intransferível, mas não cabe à nós classificar os que são de Cristo. É possível perceber quem está em Cristo ou não, mas nada é definitivo em se tratando de fé. Estamos todos no mesmo processo.

Particularmente, não creio no inferno como lugar de tormento pós morte. Isto afetaria o propósito eterno de Deus em resgatar a humanidade, enviando Jesus para pagar o preço por nós. Se nenhum merecia e Jesus se deu por todos, o preço foi pago de uma vez por todas. Não precisamos completar a Obra Redentora.

E quem ressuscitará para estar com Ele? Todos aqueles que o amaram e vieram à Ele. Estes se tornaram moradia de Seu Espírito e já não vivem assombrados com a ameaça de ir para o inferno, mesmo se enxergando e sabendo o que são. Estão firmados no cacife de Cristo e não nas obras das próprias mãos.

Assimilar o amor de Deus, é a verdadeira conversão. Saber-nos amados e acolhidos apesar do que somos.

13 comentários:

  1. Olá Janete, visitando seu blog (o que faço com certa frequência) vi esse seu artigo, muito bem elaborado, mas ao lê-lo deparei-me com algumas colocações que merecem ser esclarecidas:

    1) "A ressurreição é intransferível, mas não cabe à nós classificar os que são de Cristo. É possível perceber quem está em Cristo ou não, mas nada é definitivo em se tratando de fé. Estamos todos no mesmo processo." Resposta: A Bíblia é repleta de versículos sobre discernimento bíblico-espiritual. Se não, vejamos: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. POR SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas AQUELE QUE FAZ A VONTADE de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mateus 7:15-23). Paulo, o doutor dos gentios, também confirma essa verdade: "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais." (I Timóteo 6:3-5) João o apóstolo do amor, concorda em uníssono com as declarações acima: "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." (I João 3:10). Afirmar tal coisa, é confrontar a Palavra de Deus com raciocínios humanos, o que labora em erro.

    2) "Particularmente, não creio no inferno como lugar de tormento pós morte. Isto afetaria o propósito eterno de Deus em resgatar a humanidade, enviando Jesus para pagar o preço por nós." Resposta: Essa sua asseveração descamba em uma heresias denominada de "Universalismo" que é a crença (se é que se pode chamar assim), de que todos serão salvos no final. Cristo nunca ensinou isso, mas ao contrário mostrou que haveria pessoas que iriam para o inferno sim: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14) Só existem dois caminhos: Céu ou Inferno. Quanto à questão da sua crença particular ela é muito perigosa (para não dizer herética) pois Jesus foi QUEM MAIS ensinou sobre o inferno. Como entender esse texto: " 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." (Mateus 10:28) O que, nesse texto, poderia ser PIOR do que a morte? Resposta: O inferno eterno! É a ÚNICA explicação. Que dizer dessa então: "E irão estes para o TORMENTO ETERNO, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25:46) É duro, mas é a verdade. Recomendo a leitura de "Apagando o inferno" de Francis Chan da editora Mundo Cristão.

    No demais, pondere MUITO e reveja suas crenças à luz da Lâmpada Suprema: A Bíblia

    Apologeta

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Gostaria que soubesse em primeiro lugar, que não me importo em ser uma "herege" segundo a ortodoxia. Sou livre para expressar minha fé, do jeito que a assimilo. Mas você se equivocou de novo, quando entendeu o que desejou entender.

    Quando eu disse "A ressurreição é intransferível, mas não cabe à nós classificar os que são de Cristo. É possível perceber quem está em Cristo ou não, mas nada é definitivo em se tratando de fé. Estamos todos no mesmo processo." Estou dizendo que quem está de pé pode cair e quem está caído pode mudar a mente, ou você sempre foi um santarrão? Sei o que fui e o que sou e espero no futuro estar mais próxima ainda do que Deus quis pra mim. Não somos nós que classificamos pessoas, apenas podemos classificar ações e ver se são condizentes com o Evangelho. Mas saber se uma pessoa vai se converter ou não, se ressuscita em Cristo ou não, não é nossa jurisdição. No máximo você vai observar o fruto que ela produz no presente, entendeu?

    E aqui: "Particularmente, não creio no inferno como lugar de tormento pós morte. Isto afetaria o propósito eterno de Deus em resgatar a humanidade, enviando Jesus para pagar o preço por nós."

    A explanação seria muito maior e vou tentar ser breve. Quando Jesus falou do hades, não causou espanto, porque os espectadores estavam familiarizados com o "inferno" como sepultura, lugar dos mortos. O que eu disse aqui é que não creio num lugar de tormento, mas não disse que todos serão salvos e de novo, você parece enxergar só o que quer. A ressurreição é para quem tem Jesus como Mediador e não para todos os homens. A Porta aberta antes da fundação do mundo sim, foi um acordo entre Deus e o Cordeiro, para perdão, antes que houvesse pecado. Primeiro houve amor, depois o homem e seu egocentrismo. Mas nem todos crerão na Boa Nova. Nem mesmo os cristãos contaminados de religiosidade, que só sabem anunciar condenação e não a VIDA.

    Os textos que você citou, interpretou a seu modo e eu não os leio assim. Largo é o ccaminho do si mesmo e estreito é o caminho do amor, o único que Jesus ensinou.

    No demais, não tenho crenças, tenho fé.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Janete, tudo bem? vejo que minhas colocações baseadas na Bíblia (não em minhas interpretações pessoais, visto que é só ler os textos citados e ver que não inseri nada nos versículos, qualquer leigo pode ler e chegar a essa conclusão), geraram uma reação negativa da sua parte. Esse é o problema das pessoas que não querem ser corrigidas à luz da Bíblia, ou encaram como: "Quem é você para me julgar?" ou "Não ligo para sua opinião, pois essa é SUA opinião, não a minha." Essa filosofia de vida do "Quem é que tem?" e do "Nada a ver" não possui respaldo na Bíblia, mas é totalmente egoísta e longe do verdadeiro Cristianismo anunciado nas Escrituras. Bem, vamos analisar suas colocações mais uma vez à luz da Bíblia:

    1) "Gostaria que soubesse em primeiro lugar, que não me importo em ser uma "herege" segundo a ortodoxia. Sou livre para expressar minha fé, do jeito que a assimilo." Resposta: Sim, você pode fazer isso, mas segundo a Bíblia, não pode SE AFIRMAR CRISTÃ e fazer isso. A Bíblia proíbe condutas consideradas pelo Deus que a inspirou pois chocam-se com Sua Santidade. Como é possível admitir condutas não respaldas pela Bíblia? Exemplo: Jesus PROIBIU a mulher adúltera, depois de perdoada, que pecasse: "E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e NÃO peques mais." (João 8:12, ênfase minha) Jesus proibiu a crença e outros caminho que não ele e as considerou falsas (mesmo a crença no Judaísmo como revelação final de Deus e suficiente para salvação): "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados." (João 8:24) Isso disse a judeus que criam no Velho Testamento, mas que, depois da Sua vinda, necessitavam crer Nele. Igualou a crença em Javé do Velho Testamento à crença Nele, proibindo a crença em qualquer outro: "NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim." (João 14:1) Em outras palavras, já que crêem em Deus, creiam, do MESMO MODO em Mim. Ou seja, sua afirmação não resite a um exame da Escritura, mesmo que seja particular. Repito: Voê pode acreditar nisso, porém, à luz da Palavra de Deus, sua crença é totalmente errada. Devemos analisar todos os nossos pensamentos, crenças, ideologias, filosofias de vida, cosmovisões, à luz da Inerrante, Infalível, Inspirada e Suficiente, Palavra do Senhor: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que (com a finalidade de) o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (II Timóteo 3:16,17) Continua...

    ResponderExcluir
  4. Continuação...

    2) "Os textos que você citou, interpretou a seu modo e eu não os leio assim. Largo é o caminho do si mesmo e estreito é o caminho do amor, o único que Jesus ensinou." Resposta: Não interpretei nada, apenas citei os versículos. Você que deu sua interpretação tendenciosa e antibíblica. e eu NÃO mencionei apenas esse texto: "Como entender esse texto: 'E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.' (Mateus 10:28) O que, nesse texto, poderia ser PIOR do que a morte? Resposta: O inferno eterno! É a ÚNICA explicação. Que dizer dessa então: 'E irão estes para o TORMENTO ETERNO, mas os justos para a vida eterna.' (Mateus 25:46) É duro, mas é a verdade." Responda-me então esse versículos que apresentei, especialmente Mateus 10:28.

    3) "No demais, não tenho crenças, tenho fé." Resposta: Isso é perigosíssimo. Existem doutrinas de Deus: "Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador." (Tito 2:10). Doutrina de homens: "Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens." (Marcos 7:7) . E finalmente, doutrinas de demônios: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (I Timóteo 4:1) Crenças particulares podem cair em uma das últimas duas, mencionadas pela Bíblia. Ambas tem conduzido, tal qual avalanche, as pessoas ao inferno eterno, pois não salvam e não podem conduzir o homem ao céu, a não ser a primeira apresentada, pois está alicerçada na revelação especial, que é a Bíblia. Não ter crenças, mas ter fé, conduz a inevitável pergunta que não quer calar: Fé em QUEM OU EM QUE? De acordo com a Palavra de Deus há apenas uma fé aceitável a Deus, sem ela é impossível agradá-Lo: "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo." (Efésios 4:5) Se não for fé bíblica, pois a Bíblia é a voz de Deus revelada à humanidade, só conduzirá àqueles que se apoiarem nessa falsa fé à ilusão e à condenação eterna.

    Apologeta

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Como sei se corro o risco de ser um fanático? Quando os laços de amor são subjugados pelas ideologias que defendo.

    Quando o que o outro sente, me importa menos do que a defesa da minha verdade.

    Apologeta, é justamente este caminho que você traçou que quero evitar. O de engolir a letra e ter a ânsia de vomitar em qualquer lugar, sem que a mesma tenha cumprido o seu propósito em meu ser. Quero comer, digerir e metabolizar, para que o Espírito a vivifique em mim. E ao invés de morte, condenação, inferno e dedo em riste, quero a doçura, a mansidão e a leveza pra falar de quem eu conheço. Fui chamada para dar a Boa Nova e não pra julgar pessoas. Não invado blogs discutindo opiniões, por isso te convidei para participar de um fórum. Lá é lugar para isto.
    O que mais chama a atenção em você é isto: Jesus te ofereceu liberdade e você transformou sua Palavra, que é Vida, em novos grilhões, algemas e correntes. Fez da sua arrogância e prepotência, autorização para sair por aí condenando pessoas que a Graça alcançou. Ela me basta sabe? O Evangelho é para os simples.
    Te espero no fórum. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Janete, como vai? Tudo bem? Não pretendo me alongar nessa discussão, mas só gostaria de duas rápidas respostas, se possível:

    1) Você não me respondeu qual a sua concepção do texto de Mateus 10:28. Poderia me dizer o que acha desse versículo?

    2) Você disse tanto na colocação quanto na resposta às colocações bíblicas que citei: "Largo é o caminho do si mesmo e estreito é o caminho do amor, o único que Jesus ensinou." e, respectivamente: "E ao invés de morte, condenação, inferno e dedo em riste, quero a doçura, a mansidão e a leveza pra falar de quem eu conheço. Fui chamada para dar a Boa Nova e não pra julgar pessoas." Poderia me responder então como Mateus 23 e João 8:24 (aliás todo capítulo 8 que ele coloca o "dedo em riste" nos fariseus) encaixa-se nessa sua ideologia? Ou não devemos praticar "todo o conselho de Deus" (Atos 20:27)?

    Grato e aguardo resposta,

    Apologeta

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Claro que posso, mas antes, queria que entendesse que eu jamais disse que sou universalista, não sei como chegou a este veredito. Apenas disse que não creio no inferno como UM LUGAR de tormento eterno. Para ser eterno, o corpo precisa ser revestido de incorruptibilidade e apenas os salvos receberão um novo corpo. O salário do pecado é a morte e não o tormento eterno.

    Deus pode e aniquilará toda a alma que não tem Cristo como Mediador. O pior assassino só pode matar o corpo, mas o destino da alma está nas mãos de Deus. É isto o que diz o versículo.

    Quanto a segunda pergunta, primeiro: Jesus sabia com quem estava lidando e você não me conhece. Já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus e quando Ele me chamou, conhecia até meu último dia e mesmo assim, sabendo de tudo o que sou, tem me agraciado, ensinado, instruído, dirigido, sido minha principal companhia há 20 anos. Não será você com sua arrogância que interferirá nessa aliança tão bonita. Fui feita filha, entendendo você ou não.

    Espero que este assunto termine aqui, porque só responderei a novas perguntas no fórum que te indiquei. Inclusive abriram um tópico para falarmos sobre o inferno.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, menina! Em função de colocações como estas, não tenho como generalizar.
      Tenho que reconhecer que entre os evangelicos "santos de plantão" e donos do céu existem ainda os verdadeiros Cristãos. Sempre tenho varios "dedos" apontados para mim e graças a Deus já estou condenado ao"inferno" por eles (pelo menos não vou encontrar um bocado de crentes fanaticos no céu). Abração! mmagmarco

      Excluir
  8. Meu bem, que prazer ter você aqui! :D
    Quando esse povo entender que o mérito é de Cristo e não nosso, vão parar de tentar roubar o emprego do diabo, porque bastará um acusador.
    Que bênção ter você de volta na minha vida!
    Conversamos no fórum, aqui e se tiver facebook, me adicione :)

    ResponderExcluir
  9. Se eu iria para o inferno no lugar do Davi? Hum.... rá! Quem? Logo eu??

    No mais, bom o texto me confundiu um pouco, mas tudo bem.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Se eu daria meu lugar para Davi no céu? Quem, eu?

    Hum...

    Bom, quanto ao texto, achei meio confuso e daria uma boa discussão, mas tudo bem.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. O prazer sempre foi todo meu, menina! Aprendo muito com voces. Não tenho conta no Face, redes sociais foram um grande "pomo da discordia" aqui em casa. Vez em quando navego pelos foruns, quando não estou escrevendo ou viajando!
    Abração!
    mmagmarco

    ResponderExcluir
  12. Lu, estamos neste fórum
    http://evangelhovive.forumeiros.com/
    Apareça quando quiser :)

    ResponderExcluir