Páginas

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Quando a dor produz crescimento




Eu não conheço uma pessoa sequer, que tenha sido aperfeiçoada na fé quando estava tudo bem, na mais perfeita paz. Mas são inúmeras as experiências de crescimento em meio a dor. Não a dor em si, mas a maneira de lidar com ela. O sofrimento é caminho que ninguém quer escolher, embora ninguém tenha como escapar dele.

Não digo a quantidade de sofrimento, mas a resignação que impulsiona a responder com amor à investida do mal.

Gosto sempre de lembrar das minhas experiências e localizar nelas o que recebi de Deus. Penso que tudo o que vivi, me ensinou algo e se me ensinou, devo usar para testemunho.

Quando ainda era criança, fui desenganada e sobrevivi. Então, este livramento marcou o início da minha fé, pois sempre vi a mão de Deus sobre mim. Aos vinte anos, depois de muitas decepções, traumas, medos e desilusões, reconheci diante de Deus que não era capaz de cuidar da minha própria vida. Me vi nua, doente, suja, sozinha e infeliz, completamente dependente Dele.

Foi quando tomei consciência de que deveria buscá-lo, pois sabia que não poderia mais viver sem um relacionamento com Ele. Embora eu tenha tentado voltar atrás, vi que já não podia. Estava condenada a depender do amor de Deus. Estava faminta e sedenta para aprender mais sobre Ele.

Anos depois, diante da traição, do engano, da perda, da vergonha, da consciência da condição humana, me vi forçada a me desprender da religiosidade que cega. Foi quando me enxerguei como sou. Houve um despertar que aniquilou com meu orgulho.

E depois de um longo período de sete anos, sofrendo toda a sorte de perseguições dentro de grupos que se diziam cristãos, depois de ataques, humilhações e falsas acusações por causa do Evangelho que há em mim, trilhei o caminho da perseverança, esperança e amadurecimento, me despindo de vez, de todos os conceitos antes construídos, para enfim viver a leveza do Evangelho simples, no amor de Cristo.

Olho para trás e vejo Deus em cada uma dessas ocasiões. Logo, não é a dor em si que frutifica para o bem, mas o amor que sustenta e guia no Caminho. Assim, as perseguições produziram orações por quem me perseguia. A traição produziu perdão. O ataque acabou gerando misericórdia, pois que miséria é viver sem Deus! O vazio, o medo, a doença, a dúvida, gerou dependência e entrega.

À exemplo de Jesus que no momento em que estava sendo assassinado, orava pelos assassinos, que não sabiam o que estavam fazendo. Assim age os que são do Evangelho. Não com vingança. dureza de coração e revolta contra Deus, mas com amor de Cristo, que nega a si mesmo, até as últimas consequências.

Tem gente que sofre tanto e repete as mesmas situações de sofrimento enquanto vivem. São pessoas que deixam o amor de lado e agem com egocentrismo, se afastam de Deus e do próximo, porque se priorizam. Estes permanecerão atrofiados e amargurados. 

Mas aquele que aprendeu a amar, se verá como um bem-aventurado, que quanto mais é espremido, mais derrama do melhor azeite. Que quanto mais é pisado, melhor vinho sai de si. Que quanto mais lapidado, mais exposto está o seu âmago virtuoso e quanto mais é sovado, melhor massa se tornará nas mãos de Deus. Que depurado, ganha valor. Que refinado, se purifica. E que enxertado em Cristo, já não é jambuzeiro bravo.

Um comentário:

  1. De fato, o limiar entre a resistência do si mesmo e a entrega para vida do ser existencial eterno dentro em nós é o que resumi esta tua frase:
    " Penso que tudo o que vivi, me ensinou algo e se me ensinou, devo usar para testemunho."

    Não COMO um testemunho contado ou narrado para uma público ouvinte, mas um testemunho de um andar novo, uma mentalidade nova, um sentimento novo. Como disse o profeta:

    "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; E CHAMAREI O TRIGO, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Ezequiel 36:25-29

    Saudades de você!

    ResponderExcluir