Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

O selo que garante o crente

Ontem eu conversava com uma moça, que resolveu separar 6 meses de sua vida para buscar a Deus e se consagrar. Era nosso terceiro encontro e desde o primeiro, viemos conversando sobre a fé, sobre nossas experiências com Deus e com a Igreja. E tem sido edificante para nós duas.

Ela veio de Guiné Bissau onde estava trabalhando em missões, marcada por uma decepção. Dizia que esperava perseguições dos de fora, mas foi surpreendida por conspirações, injúria e complôs dos que faziam parte do grupo. Esse filme já assisti muitas vezes e eu mesma já vivi experiência de perseguições dos que são de "dentro" e sofri bastante até compreender que o joio está alí para sugar a força e energia do trigo, para que ele não frutifique. Quem não é de fato um servo que vive segundo as orientações do Cabeça que é Cristo, de forma alguma acolherá seus membros. E o processo é sempre o mesmo, primeiro vem uma grande decepção, para depois vir o amadurecimento.

Naquilo em que posso ajudar, estou disponível, mas ontem ela falava de manifestações sobrenaturais e eu apenas ouvia. Ela percebeu que não me empolgo com o tema e fez perguntas diretas, onde tive que me posicionar. Percebi que ela ficou um pouco frustrada, tentando me convencer de algo que não faz sentido para mim.

Respondi apenas que as experiências dela com Deus, são para ela. E as minhas são para mim. Ele age com cada filho de forma única, por isso não conseguiremos uma conexão perfeita com ninguém. Não precisamos ter 100% de sintonia para nos amar e respeitar naquilo em que vivemos. Como estávamos nos despedindo quando o assunto entrou nesses termos, penso que ele vai continuar no próximo encontro. É muito chato ter que confrontar o que considero infantilidade, numa pessoa que se enxerga espiritual por "viver" experiências sobrenaturais.

Para mim, a mente humana é capaz de criar situações, ilusões, viagens na maionese, de acordo com os ambientes que se escolhem viver. Tomamos a forma dos grupos que escolhemos com muita facilidade. Somos persuadidos o tempo inteiro, somos influenciáveis, sugestionáveis e de fato, todos acreditamos que as experiências são de fato autênticas. Então, sei que vou passar por momentos desagradáveis tentando expor o que penso a respeito.

Quando vejo esses templos de ouro, onde os sinais e manifestações sobrenaturais são mato. E em contraste vejo a falta de pão em aldeias de homens simples, percebo o quão distorcida é a ideia de uma espiritualidade saudável.

Espiritual para mim, não é o místico que fala em línguas, dança e cai no espírito, mas aquele que ama, que acolhe, que não tem dificuldade com o perdão, que age com sabedoria, que lê e encontra clareza na revelação do Evangelho. Estes não precisam de nada que chamem atenção para si, apenas caminham como servos de Cristo, obedecendo as ordens de seu Senhor. Estes que são luzeiros na vida de muitos, sabendo que refletem tão somente a Luz de Cristo e não há mérito humano nisto.

Os dons... ah, os dons! Conforme o formato da Igreja vai mudando, os dons também acompanham estas mudanças. As necessidades do mundo são outras, o Evangelho avança de várias formas e o que a instituição transformou em doutrina, na prática já se extinguiu. Assim, se no início eram necessários Apóstolos, Profetas, Mestres e etc. Porque a mensagem precisava ser espalhada, hoje a necessidade é acordar os que se deixaram escravizar novamente, os que entregaram suas inteligências à homens astutos e covardes.

Amor! Este é o selo que nos separa para Deus. E uma vez alcançados por este amor que transcende e nos marca como propriedade Dele, recebemos também a capacitação para encaminhar este amor por onde passamos. Até quando veremos gente enrolando a língua, manipulando as outras vidas com supostas profecias, gente rodando, caindo, pulando como surtados num centro de macumba, se dizendo espirituais? Estes mesmos "irmãos" que não se comovem com a dor do outro e que continuam tão rasos e vazios como sempre foram.

Compreendo a infantilidade porque já fui menina. Houve um tempo em que me deixei levar por muitas influências desse tipo. Estava mal orientada, estava no lugar errado e confundia o que ouvia com Evangelho. Mas nas minhas orações, sempre pedi a Deus sabedoria e sempre pedi para perder as escamas dos olhos. Quando vi que estava entrando por um caminho sedutor e que este mesmo caminho era alimento para a vanglória, pedi libertação. E de uma hora para outra, comecei a enxergar que aquelas visões, presságios, sonhos, eram influências enganadoras e nada tinham do Evangelho. Deus me libertou, me revestiu de coerência. Hoje eu não preciso e nem quero manifestações sobrenaturais na minha vida. Deus fala e sempre falou ao meu coração com simplicidade e clareza, como o Senhor falava aos seus discípulos.

Para ilustrar um pouco o que estou dizendo, me lembrei hoje de uma experiência que vivi. Em 1996 conheci uma mulher grávida, que tinha uma bebê ainda de colo. Conversando com ela, descobri que o pai das crianças estava preso, ela passava necessidades e a situação era desesperadora. Me lembro que a apoiei e orei com ela algumas vezes. 15 anos depois, entrei numa loja e eis que a reconheci. Meu coração se alegrou, como se eu estivesse diante de uma grande amiga e eu agradeci a Deus aquele momento que encheu meu coração de gozo. Conversei com ela e claro que ela não se lembrava de mim, mas me deu notícias das meninas, que estavam adolescentes, estudavam e estavam sendo criadas na igreja, enfim, as notícias me alegraram muito.

Comentei sobre este encontro onde congrego e minha voz embargou, pois me emocionei. Alguém disse "ela crê que Deus ouviu a oração dela". Não entenderam nada! Quanta gente orou por ela? Pouco importa se Deus ouviu a minha oração ou a de outro. Não foi o que eu fiz, foi o que Ele fez, que me emocionou. Além de cuidar das necessidades daquela mulher, Ele cuidou de me dar notícias. Era como se dissesse: "Seu coração se moveu na direção desta irmã, eu cuidei e quero que você saiba disto". Deus é surpreendente e a Glória é toda Dele.

Assim, a manifestação que quero para mim é esta: que eu possa ser cada dia mais vazia de mim mesma, para ser cada dia preenchida pelo amor que vem de Deus. Que eu possa negar minha vontade que na maioria das vezes vem carregada das minhas cobiças, para que eu possa encontrar e me contentar com a Vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável.

Que não haja manifestação alguma, que me diferencie de qualquer um, mas que o Senhor não cesse de me aperfeiçoar o caráter, até que eu chegue à estatura de um varão perfeito. O vínculo da perfeição é o amor e é este dom que eu desejo buscar incessantemente, até que Ele venha.

2 comentários:

  1. Amém. Que Deus esteja contigo todos os dias falando ao seu coração e ensinando a caminhar com Ele, servindo a sua obra, dentro e fora da igreja. Permitindo ser sempre verdadeiramente seu instrumento de amor, mesmo quando não tiver mais ninguém ao seu redor, somente você e Deus.
    Érica Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Érica. Obrigada pela visita, fique sempre à vontade aqui.

      Excluir