Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sobre músicas mal escolhidas




"Sobe, sobe,
Sobe o meu louvor
E acerta o alvo
O coração do amado meu
Ao som do meu louvor
Do meu louvor (3x)
Sinto cheiro de glória..."

Não, irmãos, não é apenas meu senso crítico aguçado, é dor na alma mesmo. Ver que as pessoas congregam há décadas e não podem ainda discernir, me causa inquietação. O que aconteceria nesses casos, onde as pessoas tem olhos e não vêem, tem ouvidos e não ouvem, a Mensagem que dizem amar?
Um passeio pelo Novo Testamento seria o suficiente e não é questão de interpretação, porque os textos são claros. Não havia um justo sequer, por isso Jesus se fez nosso Mediador e nos reconciliou com Deus, pelos seus méritos e sendo Perfeito, ofereceu-se como sacrifício que encheu o Pai de prazer e saciou a Justiça de Deus. Por meio Dele, fomos reconciliados e viveremos e sem Ele, estaríamos perdidos, por isso a honra é toda Dele, a Glória é toda Dele. Pois não há outro que seja digno de ser chamado de Senhor e Salvador, posto que nos comprou com alto preço num mercado de escravos.
Com relação a esta música, ela sugere que o meu louvor é tão agradável à Deus, que Ele responde derramando sua Glória. É unção demais, não? É praticamente a retribuição do meu mérito. O louvor sobe e a Glória desce, com cheiro e tudo.
Amados, não vivam de ilusão. Nada que o homem faça, o torna merecedor de algo vindo da parte de Deus. Por isso Graça é Graça.
Não amado, a aliança de Deus não foi com você. Caso fosse, você já a teria quebrado com sua inconstância. Deus fez pacto consigo mesmo, antes da fundação do mundo. As benesses da Cruz, você recebe, SE estiver em Cristo.

Não amado, Jesus não é seu vingador pessoal. Com o mesmo amor que morreu por você, morreu pelo seu inimigo. A medida usada por você, será usada para você.
Não amado, Deus não se preocupa mais com sua conta bancária, do que com as necessidades do teu próximo. Quando Ele abençoa UM FILHO, é porque sabe que este vai dividir com quem não tem.
Não amado, religião não muda a vida de ninguém. Ou você ama a vida, ou a Vida que há em Cristo.

O que viermos a receber, é por bondade e misericórdia, porque não merecemos. Nosso louvor é gratidão pelo que Deus é e nos concede porque é Bom. O que recebemos é favor e não pagamento. É Graça e não resposta às nossas atitudes.
Nem o que chamamos de culto, é de fato um culto, porque o sacrifício que agradou à Deus, foi consumado em Cristo. A motivação para nos reunir, não é realizar mais um culto, mas dar à Cristo toda, toda, É TODA honra e Glória, pois se deu em nosso favor e por isso estamos alegres. Não fizemos nada, nada dependeu dos nossos esforços. Nada!
Esta é apenas uma das músicas que não gosto. Tem muitas outras que são auto-ajuda, ou judaizantes ou heréticas mesmo. E lamentavelmente, eu só posso me calar, assistindo as pessoas entoarem bobagens enquanto dançam e batem palmas, sem entendimento.
E aí eu sonho com o dia em que entoaremos consciêntes do que recebemos em Cristo, cânticos símples e suaves, que apenas exaltam e engrandecem o Nome de Jesus ou nos conscientizam de que somos a própria mensagem na vida daqueles a quem encontramos pelo caminho. Algo deste tipo:

Fale de amor (Jorge Camargo)

Fale de amor
No espelho d'água dos teus olhos,
abra os portais do teu abraço,
se for preciso, use palavras

Fale de amor
Trocando o som pelo silêncio
Tornando voz em gesto e atos
se for preciso, use palavras

Proclame a vida
Em seu singelo explendor
Cantando ao vento 
a música do seu amor

Fale de amor, 
livre de amarras e de pesos
com suas lágrimas, sorrisos,
se for preciso, use palavras

O sol, o mar e as estrelas,
mulheres, homens e animais
irmanados na riqueza
suprema que é viver em paz

Proclame a vida
em seu singelo explendor
cantando ao vento
a música do seu amor

Fale de amor
no espelho d'água dos teus olhos
abra os portais do teu abraço
se for preciso, use palavras

Isto é ser Evangelho, isto é ser a Mensagem. Não mais nós, mas Cristo em nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário