Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Metanóia

A Obra Redentora foi consumada dentro do tempo, quando Cristo expirou na Cruz. Mas não, a Graça não tem 2012 anos. O Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo (Ap 13:8). Antes que houvesse homem e pecado, já havia o Amor, já havia a Porta da Redenção. E antes da consumação do sacrifício de Jesus, muitos foram justificados Nele, pela fé.

Além do equívoco de fatiar o tempo, separamos a fé em dispensações e isso facilita uma confusão muito comum no meio cristão. Apesar do Sacerdócio de Cristo ter entrado em vigor após a ab-rogação da Lei Mosaica, a Graça é espiritual e atemporal.

A metáfora do Oleiro, sugere que o Senhor trabalha na vida de cada homem de forma artesanal, individual. Não somos robôs agindo em série, cada um vive num ritmo e todos somos filhos amados, recebendo atenção minuciosa, de acordo com as necessidades de aperfeiçoamento de nossa alma.

Portanto, a Graça chega na vida de cada homem, à medida que este homem decide passar pela Porta. Antes disso, ele está sob a Lei.

Sim, dentro do tempo tudo está consumado. Mas dentro de cada coração, a decisão é singular. Ela acontecerá no momento da conversão da mente. Mudança que marca o nascimento de uma nova postura, uma nova realidade de vida. Não é uma condição, mas uma consequência natural na mente do que crê.

O que temos visto, é um grupo de pessoas que erram deliberadamente, afirmando que a Graça absolve a culpa e já não vivemos mais na Lei. Mas a consciência cauterizada é diferente da absolvição da culpa proposta pelo Evangelho. Não há perdão sem arrependimento.

O preço está pago, mas sem fé, é impossível reconhecer e assimilar a voz do Bom Pastor.

Desde o antigo testamento, Deus nunca desejou holocaustos e sacrifícios vazios de sentimentos. Eles deveriam ser precedidos por contritamento e quebrantamento de espírito. Assim é hoje em nossas vidas. Qual a serventia de tantos discursos que valorizam o próprio ventre, se os corações não se voltam para Deus, se as pessoas já não se reconhecem como são?

O homem que nega suas próprias responsabilidades, usando Cristo como bode expiatório, não o viu como Cordeiro de Deus. Não há fé sem metanóia. Não há conserto sem a proposta de um recomeço. Novidade de vida.

Assim, os que perseveram no mal menosprezando a Lei, continuam debaixo dela. A Lei não é má, ela apenas denuncia quem somos. A Lei serviu para mostrar ao homem, sua incapacidade de se justificar por obras. Ela revela a condição humana. A necessidade do Salvador.

Não há meio de viver na Graça, se não for pela intimidade em andar com Cristo, o Amor. O Reino de Deus é hoje e está dentro de quem aceitou e amou a Boa Nova.

6 comentários:

  1. Uma vez uma pessoa me pediu perdão, mas a alegria deste momento foi frustrada no momento seguinte, quando ele me advertiu: "Olha, eu peço perdão, mas não quero começar nada novo, eu não quero ter contato nenhum".

    Certamente o moço não sabe que pedir perdão sem recomeço, é teatro, é farsa. Perdão é restauração das relações, é religamento, é o esquecimento do que passou, para que se estabeleçam novas coisas.

    Aquele pedido foi vazio. Talvez tenha servido pra aliviar a consciência dele, mas não restaurou nossa comunhão. Na antiga aliança, seria como oferecer um sacrifício para cumprimento de uma religião. Mas sem o coração quebrantado que validaria o ato.

    Na nova aliança, como seria para ele diante de Deus? "Estou pedindo perdão aqui, mas não se aproxime de mim!" Se o perdão que recebemos é justamente para que sejamos religados à Deus, por meio de Jesus. E se somos um em Cristo, como não nos relacionaremos?

    É o que acontece com muita gente, que nada entendeu.

    ResponderExcluir
  2. "A Lei não é má, ela apenas denuncia quem somos. A Lei serviu para mostrar ao homem, sua incapacidade de se justificar por obras. Ela revela a condição humana. A necessidade do Salvador."

    Muito bom.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Janete!

    Sempre entendi que o processo permeia a Mennnteeeee!

    Alguns me chamam assim até hoje: O Sr. Mente!rsrsrsrs

    Muito elucidativa a reflexão. Parabéns!

    NO amor,

    ResponderExcluir
  4. Sempre tão gentil, amigo! Um abraço e obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. Janete C, texto profundamente bom. Evangelho puro e simples. Obrigado a você e a Ele.

    ResponderExcluir