Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Doenças do ego






Todo mundo tem conhecimento das doenças psicossomáticas. Consistem nas doenças que provém de comportamentos repetitivos no lado emocional, refletindo muitas vezes no corpo ou no humor.


O que quero chamar a atenção, é para a espiritualidade da coisa. 
Reflita um pouco: Medo e insegurança, acabam sobrecarregando os rins. Tristeza profunda, provoca doenças em pulmões. Raiva sobrecarrega o fígado. Apego em demasia provoca prisão de ventre, enfim, o corpo responde conforme nossas atitudes, sentimentos, comportamentos.

Apesar de algumas pessoas não admitirem, qualquer psicanalista pode informar que a depressão é um estado proveniente da  autocomiseração. A pessoa não suporta a ideia de ter que passar por determinada situação e inconscientemente, alimenta essa tristeza contínua, que num caso extremo, mina a vontade de viver. Claro que alguns argumentam que a falta de serotonina é algo físico e influi diretamente no humor.  Mas é justamente o distúrbio emocional, que provoca a queda da serotonina e não o contrário. Sentir tristeza é normal, mas permanecer com essa tristeza crônica é indício de doença na alma.

Por incrível que pareça, até a timidez, que muitas vezes provoca suor frio, tremedeira e boca seca, no fundo é  apenas o medo da reprovação. A pessoa é tão perfeccionista e cobra tanto de si, que não suportaria não ser aprovada pelo público. Então se fecha e se justifica na timidez.

Todos esses estados, são provenientes do ego, vontade, alma, ser, individuação, adoecidos. Quanto mais centrados em nós, mais probabilidade de adoecer na alma.  Observe só.

Uma pessoa que nutre uma raiva antiga, tem um desconforto permanente, que acabará provocando uma doença física. Mas se essa pessoa perdoa, ainda que haja um desconforto no momento da reconciliação, haverá refrigério na alma, porque o perdão é espiritual.

Assim acontece com cada enfermidade proveniente do ego. À medida que nos libertamos de nós mesmos e de nosso egocentrismo, ganhamos saúde espiritual, que reflete no nosso corpo. Quantas vezes ouvimos falar que uma pessoa se converteu e ficou curada? É justamente porque fez contato  com o lado emocional, entregou para Deus por meio da fé e ficou livre.

Nem todas as doenças são para a cura, mas as emocionais são saradas, na medida em que nos permitimos ser tratados por Deus.

O amor, o perdão, a soma, a consciência de ser um com o outro, não causam doenças em ninguém. Mas ser egoísta mata.

Amargura e murmuração, são filhotes do egocentrismo. A liberdade é amar o outro, ao ponto de se desprender do próprio umbigo.

Entender que uma célula é impotente em relação ao funcionamento do Corpo, nos impulsiona a somar com o outro, para ser com ele VIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário