Páginas

domingo, 30 de novembro de 2025

Nete na cozinha

Já que isso aqui está bem aleatório, eis um talento que uso para acarinhar quem eu amo :)

E muito mais ❤️

sábado, 29 de novembro de 2025

dates


Não me divirto com qualquer coisa 
Não vou abaixar os meus padrões 
Mulher sabe manusear a alavanca
Mas homem não tem talento com botões 

Olho e vejo mais do mesmo 
O mesmo papo, as mesmas intenções 
Morro de preguiça só de ouvir as amigas 
Contando suas decepções 

Só rindo de mim mesmo 
Como pude aceitar tantas desventuras 
Agora não abro mão das minhas escolhas 
E quero distância dessas criaturas 

Eu ando sozinha 
prá não andar com qualquer um 
Já engoli sapos demais 
Aqui não cabe mais nenhum 

Todo mundo pode errar 
Mas eu escolho o que passar
Na minha vida só chega 
Quem eu deixo entrar 

Minha casa é meu mundo 
A solitude é meu paraíso 
Minha família é meu tudo 
Só trabalho o quanto preciso 

Me interessa o que é profundo 
O que alimenta meu sorriso 
Não tô caçando chineludo
Pra atazanar meu juízo 

(Calma, é só um texto bem humorado pra saciar a curiosidade de quem presta atenção demais na vida alheia rsrs esse blogue tá bem aleatório)

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

liberdade




Se separo 10% do que recebo pra cumprir uma imposição, um imposto, uma lei, desencargo a consciência de cumprir uma obrigação e já não preciso me dispor dos 100% que a Graça me inspira a disponibilizar, se considero o outro como parte de mim mesmo. Já não me atinge a fome alheia, o recurso que falta, o remédio caro, a conta atrasada, nada mais é problema meu, porque já tenho meus 90% abençoados e liberados para meu bel prazer.

Se separo duas horas do meu tempo para cultuar um Deus que está num lugar inacessível, fora de mim, num prédio místico, onde meu semblante muda e até meus movimentos são programados, esqueço que o Reino é dentro de mim, onde o Espírito mora e o fruto dele cresce. Perco a liberdade e autenticidade de adorar sendo quem sou, em todo o tempo e em qualquer lugar, não só ouvindo sermões e cantando músicas do mercado religioso, mas aprendendo quando olho com atenção ao semblante do meu próximo e tenho consciência de ser um com ele, na hora de rir ou de chorar. É transcendência de Deus para nós, emanando de nós para o outro, sem medida e sem programação. É essência amorosa e viva. Não apenas vãs repetições.

Se entendo que lá na empresa religiosa, com CNPJ e tudo, preciso convidar gente pra encher os bancos, melhorar a arrecadação, para que meus superiores vejam o quanto sou eficiente, esqueço que se eu mesma não for exemplo, não encontrarei  ninguém que me dê ouvidos, anunciar que o preço foi pago, é promover leveza, espalhar alegria, liberar os lombos de fardos pesados, é alimentar a esperança, é caminhar juntos... Tudo isso sem hierarquia, sem proselitismo, sem dogmas e rituais, só o amor se doando em favor do outro e voltando como gratidão.

Percebe que em espírito e em verdade, é de dentro para fora e não de fora para dentro? É mudança de mente, de essência e isso é que reflete no que somos para o mundo que nos cerca. Enquanto a rotina arrebanha os tolos, a consciência pautada no Evangelho faz a diferença.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O pecador é mais importante que o pecado

A pessoa que coloca o pecado antes do pecador, não pode ser chamado de cristão, porque cristão é quem segue o ensinamento de Cristo e não foi isso que Ele ensinou.

Seja lá que tipo de prática alguém tenha que a desqualifique diante da sociedade, de maneira nenhuma ele pode perder o acesso ao cristão, se ele desejar ser ouvido, auxiliado, acompanhado, esclarecido, enfim. Quando evito lugares por causa destes ou quando me blindo para não ser incomodada, vista junto a essas pessoas, é porque meu ego ainda é tão agigantado, que proteger meu brio ainda é mais importante do que reconduzir uma vida.

Numa ocasião, uma mulher traiu o marido. Isto virou um reboliço dentro da instituição e todos deram as costas para a mulher, mesmo sem considerar que o casamento deles já vinha capengando por vários motivos sem apoio de ninguém. Abandonada por todos, certa vez ela me ligou e pediu que eu fosse orar com ela. Nem pensei duas vezes, fui lá, oramos juntos ela, o marido e eu, pra mim pouco importava os erros dele, os dela, mas o pedido daquilo o que estava ao meu alcance, mostrar amor, apoio, presença, enfim.

Dias depois o pastor me chamou para conversar, dizendo que foi procurado por uma irmã, que estava incomodada com minha atitude. Era um pastor muito carinhoso comigo e percebi que estava escolhendo palavras pra falar. Me disse com aquele sotaque paraibano: "Janete, você não pode aconselhar casais porque para isso é necessário ser um casal e você é solteira. Chegou no meu ouvido que você foi lá, sei que foi com boa intenção, mas deixa essa função para quem... Interrompi. "Pastor, nunca saí da minha casa pra aconselhar ninguém. Fui orar com irmãos, porque me chamaram. De maneira nenhuma como cristã eu poderia negar uma oração em favor de alguém, um abraço, minha presença, quem me solicitar eu irei sim. Até porque quem é casado aqui não foi, apenas julgaram. Aliás, nem o senhor foi." Ele calou e só concordou com a cabeça. E à outros eu disse " não estou aqui pra acusar ninguém, essa é a função do diabo." Nunca mais ninguém tentou me podar.

Porém, já teve festinha na minha casa onde deram de cara com a mulher indesejável e os santarrões nunca mais pisaram na minha casa. Mas jamais vou desprezar alguém que queira estar comigo. Quando Jesus pagou o preço do meu resgate, eu tinha culpa 

Se cada um aqui pudesse justificar a si mesmo, não precisaríamos do Salvador. O servo serve, deixa que Deus faça o restante.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Sai dela, povo meu!

O filho dos outros é sempre mais feio que o nosso, quando se fala de falência do sistema religioso, costuma-se olhar para a corrupção alheia, mais descarada, mais escandalosa, mas enfim, a imundície às vezes é bem disfarçada entre uma piada e outra. Vou falar por mim, dos desconfortos de frequentar um lugar onde Jesus é mencionado, mas não é vivido.

À princípio era só falta de sabedoria pra escolher uma música pela letra, ou uma guerra de egos daqui e dali, uma polêmica ou uma fofoca, um nariz torcido por orgulho, enfim, onde há convivência há problemas. Porém, a falta de conserto foi apagando a pequena chama e logo tudo virou trevas. Até mesmo os bem intencionados pararam de enxergar, com poucas exceções. Por misericórdia, fui uma dessas pessoas.

Desde quando um "pastor" disse que fez listinha entre seus iguais pra excluir um outro pastor da denominação, falando igual mulher traída e sem vergonha "ou ele ou eu", tomei nojo. O mesmo "pastor" que não poupa nem a própria família, que chama a esposa de retardada no púlpito pra todo mundo ouvir, que põe apelido pejorativo em todo mundo, que procura seus sermões no Google e tem como referência espíritial gente corrompida que passa longe do que é servir a Cristo, entendi de uma vez por todas que muitas vezes estar fora é mais saudável do que lutar do lado de dentro de um sistema falido. Como você vai saber que não é merda, se a privada é a mesma?

Quando vem com o papo de que o homem é falho e está lá por causa de Cristo, já me sobe a náusea, porque Cristo não se envolveria num troço desses. Quando chama aquele lugar de templo, já penso: puxa vida, esse ainda não entendeu nada, caiu de paraquedas e dificilmente vai despertar. Quando vem então com o discurso do perdão, como se perdoar fosse conivência, omissão ou alienação, aí que quero distância mesmo, daquele e desses. 

O desgaste que eu tinha por entender e enxergar tanto comodismo e resistência no meio de um lamaçal que jamais mudaria porque não quer se limpar, vi o tempo que perdi tentando. Me senti uma verdadeira idiota por ter passado por tanta coisa e ainda estar lá por quase duas décadas. Mas enfim, tem coisas que a gente aceita por infantilidade emocional, todo processo é válido e cedo ou tarde a maturidade vem.

Se nem citando a Bíblia eles dão ouvidos, como vão escutar o que uma relis mortal vai argumentar? Foi mais fácil esse cujo curriculum diz que é pastor, me colocar um monte de ofensas e dizer que eu estava dizendo que a família de Deus era os que o Espírito congregava e não as panelinhas que se juntavam pra tramar o mal uns contra os outros, porque eu era frustrada e incompetente. Um louco que uns aplaudem por deboche e outros toleram por identificação. 

Foi quando resolvi tomar pra mim a ordem divina:
AP 18:4 "E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas."

Essa foi minha última tentativa e eu finalmente entendi o porquê de um ministério com mais de 40 anos nunca ter crescido, se desenvolvido, frutificado... É muito joio pra pouco trigo.

Ademais, se não for da porta pra fora, onde os campos estão esperando por colheita, no chão da vida, onde as escolhas vem do íntimo de cada um, nos encontros onde as relações são verdadeiras, e em espírito e verdade, onde verdadeiramente se serve à Deus, não será da porta para dentro, onde acontece esse teatro de horrores.


sábado, 22 de novembro de 2025

34 anos



Se não fosse naquele ano, com aquela pessoa, daquela forma, não seria você, amor que deu sentido e ânimo pra perseverar nas lutas diárias. Me deu força e consolo tantas vezes, mesmo sem saber. Me fez dar boas gargalhadas, me fez sentir orgulho do homem que se tornou. Me deu netos maravilhosos e uma nora amiga. Me faz dar graças a Deus por tudo ter sido como é. Eu te amo muito, Feliz aniversário, filho!

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Culto verdadeiro

Jesus é o Templo de Deus, pois Nele foi realizado todo o ritual de purificação de pecados, na Cruz, o Altar, reconciliou os homens que antes estavam separados por causa do pecado, com Deus, que por causa da Perfeição do Cordeiro, nos adota como filhos.

Este é o verdadeiro Culto. O único que saciou a Justiça de Deus. Jesus não pagou parte da dívida, ele a quitou. Já não nos resta fazer nenhum outro sacrifício em troca do perdão de nossa dívida.

Nem sacrifícios, nem cultos, nem preço algum. Está feito e consumado, sem mérito humano, apenas a providência Divina, que separou o Filho para a Obra Redentora, gratuitamente, por Amor.

Cultuar a Deus hoje, é resposta ao que Cristo fez na Cruz. Não é ritual, é culto racional que se concretiza na obediência e serviço pelo Reino. É dentro do quarto, é no caminho, nas atitudes, nas escolhas comuns, não tem nada a ver com o domínio das empresas religiosas, é comunhão verdadeira com quem rimos, choramos e ajudamos mutuamente. É no íntimo que se adora, em espírito e em verdade, é decisão firmada na fé. A Lei do amor é inscrita no coração, vivificada pelo Espírito que frutifica em nós.

Glória à Deus não é jargão para se repetir sem consciência. Nós glorificamos a Deus com a vida, quando refletimos Cristo através de quem somos Nele. Tudo é Dele, por Ele e para Ele. Não apenas no dia escolhido ou nos momentos separados, mas integralmente desde que fomos despertados.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Filha

Já me chamaram de tantas coisas 
Já me diminuíram de tantas maneiras,
Já apagaram meu sorriso de tantas formas 
Sofri com isso minha vida inteira 

Era ruim, era carente, era louca, era doente 
Era a desprezada, a que sobrou 
Eu era aquela que ninguém amou

Fui aquela que catou migalhas
Era a rebelde, era a agressiva,
era a feia, a depressiva 

Eu era a frustrada, era a desistente
Isolada como uma ilha
Fui chamada de tantas coisas 
Só o Senhor me chamou de filha 

Mudou meu nome
Mudou minha sorte
Me chamou bem-aventurada
Tirou minha morte

E da vergonha que eu carregava
Mais nada sobrou
Porque bem antes que eu imaginava
Ele já me amou

Eu sou herdeira, sacerdote e rei
Eu sou semente do que um dia serei
Já não aceito acusações sobre mim
Porque o Dono do universo me ama assim 

Me chamou de escolhida
Mudou o meu choro em fé 
Me fez erguer os olhos
Me colocou de pé 

Do pó me levantou
Disse que sou sal e luz 
Me deu sabedoria 
Pra falar de Jesus 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Pecado

O crente vive assombrado com a possibilidade de pecar, mas não sabe ao certo o que é pecado. Vou tentar ser bem didática, já que o homem só consegue ser inteiro no sentido de perceber o que quer e o que consegue fazer, quando a Graça arregala seus olhos.

Pecado é tudo o que faz mal a si mesmo e ao próximo.

A religião proibe, mas não sabe explicar. Coloca apenas que Deus ama o pecador mas odeia o pecado, de forma que não tendo como se dissociar do pecado por condição, o homem vive o tormento de viver ameaçado pelo inferno e pela vingança de Deus, um ser que se ofende com o erro do que é feito de pó.

De novo: pecado é tudo aquilo que te impede de viver sua integridade, neste mundo completamente desintegrado. 

O Evangelho é todo um caminho que parte da condição de egocentrismo conquistada por Adão quando desejou ser como Deus, na direção de Cristo o segundo Adão, que se negou para cumprir o que estava proposto, quando realizou a vontade do Pai e não a de sua carne.

Para atender ao chamado, é necessário negar a carne que milita contra o espírito, porque o espírito assimila o Espírito que é amor.

Portanto, o que atende o chamado do Evangelho ama e nega o Adão que tem na própria carne. Quando não se nega, se atende. E se atender é justamente pecar.

Quando deixado à própria sorte, o homem vive desintegrado, pecando deliberadamente porque não vê sentido no amor, que é essência de Deus. Amar é doar de si em favor do outro, ao passo que egoísmo é priorizar-se em detrimento do outro.

É esta essência amorosa que permite ao homem servir a Deus e aos homens, sem amor só sobra o ego da velha criatura, que passa por cima de qualquer um para se atender.

Pecar é isso, prejudicar a si mesmo porque é uma cegueira com relação às consequências e também prejudicar o próximo como se ele não fosse parte do todo como você.

Quando se ama o próximo como a si mesmo, tudo o que sucede a ele, nos atinge como se fosse em nossa própria alma. Quando o ego impera, nos priorizamos e negamos o próximo.

Por fim, Deus sabe o material de que somos feitos e nos ensinou através de Paulo, que nosso íntimo vive uma verdadeira batalha. E negar a si mesmo é um caminho deveras estreito, nada confortável, mas necessário se queremos seguir Jesus.

Viver atendendo a própria carne, pecando deliberadamente, priorizando a própria vontade, é o que a Bíblia chama de morte, trevas, velha natureza. Mas uma vez transportados do império das trevas para a luz, do jambuzeiro bravo para a boa Oliveira, da morte para a vida, esta consciência de vencer a si mesmo em Cristo que nos fortalece, é o que faz de nós filhos nascidos do Espírito.

Não é mérito humano, porque sem Cristo nada podemos fazer. Mas Nele podemos todas as coisas, inclusive dominar nossa própria tendência.

Porém quem peca e identifica o pecado não deve se martirizar, porquanto sabe que vive sob a Graça de Deus, que resolve o problema antes mesmo dele acontecer. O Cordeiro imolado antes da fundação do mundo é o antídoto para a morte eterna para todo o que crê. Pecamos às vezes até sem saber por causa do pecado que há na carne, mas o espírito nos mantém atentos para a direção de Cristo, nosso advogado.

O que vence o outro é vencedor. O que vence a si mesmo, é mais que vencedor por meio daquele que nos amou.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

54

Fiz aniversário dia 11/11. 54 anos de uma vida que amei viver. Um pouco pelo que me tornei e um pouco pelas barreiras que transpassei até chegar aqui. Fácil não foi, mas vejo Deus em tudo, absolutamente tudo o que vivi neste processo.

Recebi muito carinho de muita gente importante pra mim e especialmente da minha família, que sempre me alimentam com um amor e calor humano, que faz toda a diferença pra que eu me sinta sempre segura e feliz.

A relação amizade/ religião é algo muito curioso. A família de Deus é formada por pessoas que a Graça vai alcançando e o Espírito vai congregando no caminho. Mas para um religioso fanático, a amizade existe enquanto o clube é o mesmo.

Mudou de placa, embora não tenha placa na Bíblia, é traidor. Se sair do arraial é desgarrado, perdido, é pródigo, é uma lista de adjetivações pejorativas, mesmo que só UM tenha acesso ao íntimo de cada filho. Não tem crachá, não é irmão. A rotina mudou, o laço se desfaz.

É incrível como décadas de amizade se dissolvem conforme vem as divergências de opiniões. Se o entendimento de um se amplia e a metanoia não fica estagnada naquele estatuto, o medo de se relacionar, cumprimentar, trocar uma ideia, parabenizar num dia de aniversário por exemplo, é confundido com pisar num terreno perigoso, cheio de armadilhas e risco de ser seduzido por algo que vai minar a fé.

Aqui da minha insignificância, constato o quanto os amigos que fiz fora dos ambientes religiosos são mais amorosos, presentes, incondicionais do que os que são dominados por esses conceitos e preconceitos. Claro que tenho meia dúzia de amigos crentes que sabem separar as coisas e consideram o que viveram comigo. Mas a maioria, mesmo morando logo alí e estando presentes tantas vezes quando eu servia banquetes, simplesmente se foram.

Mas Deus não se foi e jamais me abandonará, porquanto não me lançou fora e ninguém me arrebata de sua mão. Senti falta de muitos, mas a falta também me dá crescimento.

domingo, 9 de novembro de 2025

Obesidade mórbida

Uma influenciadora que antes militava por inclusão, defendendo que o obeso também consome, também veste, também frequenta lugares, também senta em lugares públicos e viaja de avião, era terrivelmente massacrada e ridicularizada em tudo o que fazia. Era veemente acusada de romantizar a obesidade e incentivar inúmeras meninas a permanecerem super gordas porque a sociedade precisava enxergar a existência dessas pessoas e as demandas que eram negligenciadas.

Ela reclamou da poltrona do avião e gritaram: emagreça! Ela pediu cadeiras maiores no cinema e gritaram: o mundo não tem que se moldar a você, você que emagreça! Ela dançava e gritavam: que horror, emagreça! Ela desfilou e representou moda plus size e a acusaram de ganhar dinheiro normalizando uma doença crônica e gritaram: emagreeeeeça! Ela fez bariátrica e emagreceu, agora gritam: hipócrita, traidora, incoerente...

Nem todo mundo tem condições de operar particular e pelo SUS a fila é de vários anos. O que um obeso mórbido deve fazer pra agradar vocês? Continuar escondido, desistindo de si, com vergonha de ser visto, inseguro de frequentar lugares, sendo olhado com nojo, com pena ou com pavor? Ou de fato era necessário que alguém se manifestasse e desse a cara a tapa para que o obeso fosse enxergado como parte do todo?

Quem não quer ser normal, gente? Quem não quer ficar saudável, ter disposição, não sentir tantas dores, conseguir fazer coisas básicas sem dificuldades? Vestir uma boa roupa que não tenha só os buracos pra enfiar a cabeça e os braços, que seja confortável e bonita? Quem tem prazer em ter que fazer roupas porque não encontra sua numeração? Quem tem prazer em ser ponto de referência e ser anulado de todas as formas? Vão à merda!

Não conheço um obeso sequer que não lute diariamente contra a obesidade e mesmo que perca peso, o reganho é triplicado porque é doença! Eu mesma já fiz dezenas de tentativas e estou tentando mais uma, para não morrer antes da minha cirurgia sair. Meus dois irmãos já fizeram bariátrica e uma sobrinha também. Dois estão obesos de novo, porque bariátrica é apenas o início de um tratamento que vai durar o resto da vida, qualquer indisciplina atrapalha o processo inteiro.

Até conseguir, preciso vestir, sair, frequentar lugares, enfrentar filas, subir escadas, sentar em cadeiras apertadas, trabalhar, etc. E que bom que alguém lutou por mim e ajudou a mudar muitas coisas, porque muitos obesos como eu, não tem voz, só a insistência de continuar vivos.

Nem todo mundo é bocudo como eu que já calei muita gente sem noção. Essa moça foi até educada demais apenas processando enquanto atingia seu foco. 

Povo gosta de citar seus lugares de fala, mas quando a dor é do outro, nem um doente crônico é aliviado. O preconceito vem sem lubrificante nem nada.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Beabá

Eu não tenho paciência pra esse beabá que ensinam em igrejas evangélicas e nem estômago pra lidar com esse povo que acha que sabe, acha que é, acha que detém o privilégio de carregar a lista de crenças corretas. Evangelho não é nada disso e minha comida é o Evangelho e não essa gororoba indigesta.

A revelação é para o simples, para o pequeno que não tem ego para ferir. É para o que entende que já não vive, mas Cristo, o eterno, ao se revelar e expandir nosso entendimento à cerca das coisas espirituais, se torna nossa vida, nosso alvo, nossa razão, nossa suficiência. É Ele quem vive em mim que apenas estou.

Tem coisas que compreendemos mas não há palavras que expressem. Não há como ensinar, fica tão grande que não há como negar, mas é impossível, inefável, indizível, porque acontece a partir do relacionamento, da experiência entre Criador e criatura. A revelação é para o que se esvazia de si, enquanto os sábios e entendidos balangam o beiço em discussões intermináveis.

Enquanto vocês acham que tem a religião perfeita, porque repetem o que ouviram, Cristo se manifestou desde antes da fundação do mundo, quando não havia criação alguma, nem pecado. Se revelou e se revela aos povos de todas as nações, enquanto tudo o que vocês tem é o Jesus histórico.

Vocês ainda pregam que a Cruz serviu para remediar uma situação causada pelo homem. Não alcançaram a eternidade da Graça de Deus, que já era antes de qualquer coisa vir a existir. Deus não está usando o plano B.

Não me chamem, não me convidem, não me queiram de volta. Quem come comida sólida, não se contenta mais com papinha. Vivam aí a ilusão de vocês, limpem as placas, perpetuem esse engano, que meu compromisso é no chão da vida, não me dobro diante dessa estrutura de pedra.


sábado, 1 de novembro de 2025

Maternidade

Maternidade


Quando se tornou realidade concreta, demandando atenção, responsabilidade, compromisso irreversível, como passe de mágica toda a ilusão se dissolveu. Até alí, eu não sabia que a paternidade poderia ser despida como roupa suja, que alguém podia simplesmente virar a página e deixar para trás uma parte de si para outros cuidarem. E entre as cobranças, acusações, preconceitos e muita culpa, me tornei a mãe possível, consciente da minha falta de estrutura em todos os sentidos. Não me permiti viver coisas próprias aos meus vinte anos, nunca terceirizei minha responsabilidade e mesmo não sendo capaz de proporcionar tudo, fiz absolutamente tudo o que estava ao meu alcance. Não, não Romantize meu cansaço, minha dor, minhas frustrações e meus medos. Não fui guerreira, nem pãe, nem mais do que seria capaz de ser. Faltou tudo o que cabia ao pai e quem é mãe nessas condições, sabe do que estou falando. Mas eu estava lá e ainda estou aqui para o que der e vier, porque onde há amor, há ferramentas para superar toda e qualquer dificuldade. Eu olho pra moça da foto com muito carinho. Se pudesse a abraçaria e diria a ela "acalma o coração, cada dia traz seu mal, mas no final da tudo certo. Deus tem especialidade em transformar o mal em bem e tudo isso vai fazer de você uma mulher centrada, consciente e resiliente. Um dia você rirá de si mesmo, mas também vai amar a mulher do espelho." #memorias