domingo, 24 de outubro de 2021
Tempo e Espaço
domingo, 3 de outubro de 2021
Loucura religiosa
Caim e Abel
Será que Deus tinha preferência por animais sacrificados? Será que Caim escolheu o resto, enquanto Abel escolheu a melhor ovelha? Será que foi porque um era bom e o outro mau?
Voltando um pouco na narrativa, vemos que após o pecado de Adão e Eva, o próprio Deus sacrificou um animal e cobriu a vergonha dos dois. Posteriormente entenderíamos, que sempre que havia um culto em Israel, com sacrifícios de sangue, significava que alguém havia pecado. O animal perfeito, representava Cristo e o seu sacrifício era a reconciliação entre Deus e o homem.
Assim que Adão e Eva pecaram e perderam o direito de permanecerem no Éden, tornou-se necessário este ritual de purificação de pecados. Todo homem que nasceu após o primeiro casal, já foi concebido corrompido pelo pecado e todos sem exceção, dependeriam da mediação de Cristo, a justiça do homem foi consumada na Cruz, mas tudo o que havia antes, era sombra que apontava para este evento.
Voltando à Caim e Abel, percebem o que Abel fez? Ele escolheu seu melhor animal, representando Cristo e derramou seu sangue, oferecendo-o à Deus. Assim, Abel se quebrantava diante de Deus, reconhecendo sua condição de pecador e era redimido, tornado limpo diante de Deus. Havia fé nesta ação, havia reconhecimento de suas falhas e havia intimidade com Deus que o sondava e se agradava do seu coração.
Já Caim, separou uma porcentagem de sua colheita. Percebem que isto se parece muito com o dízimo? Pelo que me parece, Caim era um homem de coração duro. Agiu como um religioso que pratica um ritual mecanicamente, porque não se achegou à Deus com o coração contrito como Abel, talvez tenha se envaidecido com a variedade de frutas e verduras, mas não tenha entendido o sentido de sacrificar à Deus. Certamente Deus o conhecia muito bem e sondava seu coração, se desagradando dele.
Enquanto Hebreus 11:4 diz que Abel agiu pela fé e foi reconhecido como justo, enquanto 1João 3:12 diz que Caim pertencia ao maligno e suas obras eram más.
Quando uma pessoa peca, Deus lhe dá a oportunidade de se enxergar, para que haja arrependimento e perdão. No Éden , quando o homem havia descoberto sua nudez, se escondeu de Deus. E Deus lhe perguntou: Onde estás? Evidentemente Deus sabia onde estava Adão, mas deu-lhe esta oportunidade de se apresentar como culpado. Mas Adão não reconheceu a própria culpa, antes acusou a mulher. E a mulher também não reconheceu e responsabilizou a Serpente.
Caim agiu exatamente como os pais. Quando matou o irmão, agiu como se não tivesse culpa nenhuma. Deus lhe deu a oportunidade de se enxergar, quando perguntou onde estava Abel, mas ao invés de arrependimento, Caim ainda agiu com arrogância: Por acaso sou tutor dele? Percebe como eram diferentes os irmãos?
Abel já se apresentava como pecador arrependido quando sacrificava. Caim, embora culpado, não se arrependia de nada. Ainda levava sua oferta com coração sujo, num ritual sem significado e sem verdade.
O fato é que a falta de reconhecimento de Caim como pecador carente de misericórdia, o obrigou a viver exilado, longe da presença do Senhor.
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
Da consciência de ser
Se te entristece me ver longe da rotina religiosa, longe dos seus estatutos, das liturgias, das agendas programadas para seu entretenimento durante todo o ano porque o Evangelho não basta, saiba que me entristeço com tua cegueira, com seu entendimento infantil, com a postura que você tem quando está fora do teu ambiente místico, nas tuas relações, nas tuas ausências, nas tuas falas soberbas quando se refere aos que não estão na mesma frequência que te ensinaram.
Me entristece grandemente ver que alguém só não se entrega a própria concupiscência, porque a religião castra seu desejo com ameaças e punições. Quando diz que fulano morreu mas está salvo, porque frequentava as programações que vocês inventam e ciclano morreu e está perdido, porque tinha uma agenda diferente da sua.
Quem estabeleceu que o domingo é dia sagrado, dia de ir ao templo, dia do Senhor? O que Ele disse com relação a mistificar o sábado, não deveria valer para o domingo também? Neste ponto, os adventistas estão menos errados que os demais evangélicos, pois pelo menos estão presos nas palavras de Moisés e não entenderam que o descanso é Cristo e na sua Graça, não há fatia de tempo, pois o culto é racional, com o entendimento da liberdade.
Mas o domingo é separado por causa do imperador Constantino e não por ordenança bíblica. Por causa do dia da ressurreição? Mas Jesus vive eternamente, todos os dias temporais só tem sentido para quem é finito. Estabeleceram um momento para estar juntos? Ok, mas dois ou três no nome de Cristo em qualquer dia e lugar, é a Igreja reunida.
Para grande parte dos religiosos, se não cumprir as obrigações criadas por cada "ministério" humano, ele realmente não sabe o que fazer. Não entendeu quem é em Cristo, não percebeu que já não depende de quem corre ou de quem quer, pois se algo tem é por misericórdia.
Então, por mais que eu fale, mostre onde está escrito, por mais que eu reflita a luz, seja sal, exale o perfume de Cristo, no máximo os religiosos vão me chamar de inteligente, mas nunca de alguém com sabedoria do Alto, porque me recuso a fazer parte dos seus guetos. E alguém "desviado" não pode ser usado por Deus.
Siga com tua ilusão, eu prefiro minha liberdade de ser. Do lado de fora há seis anos, eu ainda posso mortificar minha carne e viver no Espírito. Sem Ele eu não conseguiria escrever uma linha com entendimento, mas porque sei em quem tenho crido, continuo fazendo do Evangelho, a razão da minha vida.
sábado, 28 de agosto de 2021
Abismo
Eu pensava que era a morte, mas era a providência divina usando minha fraqueza para mostrar de onde vem a força que me sustém. Do fundo do abismo da minha religiosidade e ilusão a meu respeito, me vi obrigada a me render de uma vez por todas e ressurgir tal como o profeta Jonas, cumprindo o que de fato fui separada para fazer. Tudo o que vivi antes disso, embora estivesse num rol de membros há anos, considero como esterco. E só depois de me enxergar como sou, com toda a miséria humana, limitações e dependência, fui capaz de me tornar serva a serviço de um Senhor, que antes de tudo foi meu amigo me favorecendo. Louvado seja Deus que arregalou meus olhos e me despertou para uma vida abundante de tudo o que realmente importa. Foram tempos difíceis, mas necessários para que eu o adore em espírito e em verdade.
"A minha Graça te basta"
Como é perfeita a revelação bíblica que faz o teu espírito livre como o vento, ainda que um espinho esteja fincado na carne.
Circunstância nenhuma pode ditar quem você é, o Espírito testificando em você, sim.
domingo, 1 de agosto de 2021
Vem Jonas
Novo mês chegando e trazendo
um ciclo de amor infinito.
Selando com doçura um sonho,
será o Agosto mais bonito...
Vem Jonas, menino sonhado,
Contamos as horas pra te ver,
você tem ao nosso lado,
uma história de amor pra viver 💙
sábado, 17 de julho de 2021
A utópica plenitude
2 Com 4: 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
O crente não se desespera, porque esperar em Cristo, é justamente sinônimo da fé. Viver não por vistas mas por esperança, é o que indica se cremos ou não. Confiar diante do sim ou do não, descansar em Deus, fazendo Ele nossa vontade ou a Dele. Esta é a postura dos nascidos de novo
Me lembro bem que no velório da minha mãe, uma pessoa notou nossa forma "estranha" de viver o luto. Haviam filhos abatidos e tristes, mas não havia ninguém desesperado, desmaiando ou questionando Deus. Ela comentou que nem parecia que tínhamos perdido a mãe, acreditando que a "ficha" ainda não tinha caído. Surpreendeu-me por ser uma religiosa, mas isso explica o fato de viver desesperada diante dos problemas da vida. Uma pessoa assim, não conhece a segurança de confiar na ressurreição ou a resignação diante da dor. Certamente não entendeu nada porque julga que pessoas sem religião não podem viver a fé.
Nossa mãe continua sendo nossa maior saudade e ainda hoje choramos sua ausência, mas esperamos até o fim pelo que foi prometido e sentimos gratidão pelo sofrimento dela ter sido abreviado e sua morte natural. Mais gratos ainda pelo que vivemos nos últimos dias de vida, quando nos aconselhou, consolou e instruiu como proceder depois de sua partida. Tivemos paz para passar por tudo e jamais questionamos o fato de não ter acontecido um milagre para prolongar a vida. Sabemos que Deus tem o controle, sabemos inclusive que todos nós temos nossos dias contados para partir. Como tem gente desesperada e frustrada com os nãos que recebem... Como é frágil o que chamam de fé e como a religiosidade atrofia o entendimento de alguns.
Dor, problemas, dificuldades, percalços, adversidades, doenças, teremos todos. E nem sempre haverá livramento, teremos que passar pelas aflições da vida. Contudo estaremos guardados na confiança e esperança de que em todos os momentos, Jesus não nos abandona e no final, entenderemos tudo, porque plenitude, só na eternidade.
Memórias
De todas as pessoas do mundo,
Fui a única a me conectar a você.
Foram 70 dias vivendo o amor
e depois a dor de te perder...
Mas antes, tudo mudou,
tanta coisa você me ensinou
sobre a caminhada e sobre a fé,
não tinha entendido a vida como ela é
Julgava ser quem não era,
esperava demais de quem não podia ser diferente,
mas você devolveu meu chão e me ensinou um agir coerente.
Breve foi o tempo,
mas imensa a transcendência,
você foi o elo perfeito
Entre o subjetivo e a vivência
Ninguém permanece o mesmo
depois de sentir o toque do céu,
no meu ventre habitou um anjo,
meu pequeno Rafael...
Filhinho, tem mistérios
que não posso entender
Mas sei que Deus me reserva
um encontro com você
Meu anjo, muito grata sou
por receber sua lição.
70 dias no ventre,
pra sempre no coração.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Frutos
A continuação do que cultivamos nessa Terra, vem através da nossa descendência. E nem nos meus melhores sonhos, alcancei o quanto seria feliz na minha maturidade. Diante de tantas frustrações e tristezas que venci na caminhada, posso olhar para trás e enxergar um crescimento pessoal que aconteceu dentro de uma realidade a margem do que é chamado de normal e aceitável. Mas com toda a dificuldade, cumpri meu papel de mãe e agora, a vida me presenteia com o papel de avó, que tem me realizado, me coroado a velhice com doçura e muita alegria.
Primeiro o meu Maurício, que está com quatro aninhos e vive se declarando pra mim. E agora no forninho, meu segundo neto ou neta para completar minha felicidade.
Meus amores, seres que Deus trouxe a existência para honrarem Seu Nome, para traçar a trajetória do crescimento e aperfeiçoamento em graça. Pessoas que carregam meu DNA e também o legado de tudo o que fui. Pessoas que são minha vida, minha direção, minha motivação pra ser cada vez melhor.
Meu filho, meus netos, o melhor de mim. Grata sou meu Senhor, por receber tanto de Ti.