Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O amor nos regenera

João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a Vida eterna."

A Vida de Cristo se manifestou aos filhos de Deus, dando-lhes vida.

Primeiramente, gostaria de meditar com os irmãos sobre o que é o amor. O mundo romanceou a palavra amor, de forma que conseguiram banalizar seu significado. Hoje se apelida qualquer sentimento com a palavra "amor", mas nem tudo o que se chama de amor, é de fato amor.

Como a Palavra nos diz que Deus é amor e não que Ele apenas possui amor, concluo que o amor é a sua mais pura essência e não um mero sentimento. Essência que o impulsionou à uma ação que manifestou este amor ao mundo. Um ato amoroso, a concretização de algo, uma doação de si mesmo em favor dos homens.

Quando Jesus disse que quando fazemos algo aos seus pequeninos, estaríamos fazendo à Ele, estava dizendo que o amor só se torna real no ato de amar e Ele escolheu ser amado no nosso próximo. Não de palavras, mas em verdade, com ações reais e sinceras.

Uma vez que o amor de Deus transcendeu na direção do homem, este homem está apto à emanar o amor na direção do próximo, porque a essência de Deus está nele e jorra dele. Esta é a evidência de que o homem foi vivificado com a Vida de Cristo. Você crê que recebeu em si a Vida de Cristo? Sua essência é o amor?

Efésios 2:1 a 3 "E vos vivificou, estando vós mortos em delitos e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."

Tal como os que ainda estão dominados pela concupiscência da carne, estávamos nós arrastados pelo curso do mundo, que assim como num rio, arrasta tudo o que cai em suas águas. Não há escolha para um objeto sem vida que cai num rio. Inevitavelmente ele segue o curso das águas. Assim são os filhos da desobediência. Quem dita as ordens são os maus pensamentos e os desejos da carne. Assim éramos nós, quando estávamos mortos, filhos da desobediência, filhos da ira, inimigos de Deus.

Mas Deus é riquíssimo em misericórdia. Ele colocou o coração na nossa miséria. Pelo muito amor que nos amou, estando nós mortos, Ele nos deu Vida de sua Vida, nos colocando assentados nas regiões celestiais, porque agora quem vive em nós é Cristo e é esta Natureza divina em nós, que sujeita nossa velha natureza carnal, de forma que já não somos mais arrastados pelo curso do mundo, mas seguimos na direção oposta, com os olhos fixados em Cristo e vivendo o amor que recebemos primeiro.

Fomos salvos de nós mesmos, da morte em que nos lançamos quando vivíamos em desobediência. Recebemos a Vida no maior ato de amor, porque não poderíamos lhe retribuir. Não vivemos nós, mas Cristo vive em nós.

Este ato de regeneração só pôde acontecer porque Deus amou o mundo e enviou a Luz para nos iluminar e dissipar as trevas. A fé que vem pelo ouvir a palavra, é como receber a iluminação e passar a enxergar a própria miséria, assim, a Graça nos salva, porque abriu nossos olhos por meio da fé e passamos a ver a Luz e a refletí-la ao mundo.

Os que antes estavam mortos, precisaram nascer de novo, para receber de Cristo a Vida. Como se deu isto?

Romanos 6:6 "Sabemos isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído e não sirvamos o pecado como escravos."

Efésios 4:22 a 24 "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."

É um ato de fé, crer que o velho homem já foi crucificado com Cristo. Mas a velha natureza morre aos poucos. Despojar e revestir sugerem um processo. Nos despirmos da velha natureza, para que possamos nos revestir da nova. A Noiva está sendo ataviada para encontrar o Noivo.

Relembrando, a regeneração é o dom da Graça de Deus, realizada em nós pelo Espírito Santo. É este processo de mudança de natureza, cujo principal efeito é nos salvar de ser arrastados pelo curso do mundo, das trevas, da morte espiritual, mudando a disposição da nossa alma à direção oposta, inclinando nosso coração à Deus e sua Vontade.

Nascer de novo, não é o dia em que ouvimos um apelo e resolvemos levantar a mão. E também não é o dia em que fomos inseridos num rol de membros. Nascemos de novo quando despertamos para nossa condição de miséria e entendemos que sem Cristo, nada podemos fazer e assim, confiamos que Dele procederá toda a transformação necessária, pois Ele que nos amou , a completará.

Romanos 8:1 "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

Não basta dizer "sou de Cristo" "estou em Cristo". Há uma característica manifestada na vida dos que são. Eles não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Cristo só é Salvador, daqueles de quem também é Senhor.

E você, consegue distinguir entre estas duas direções distintas? Você vai no curso do mundo, ou vive pela Vida que recebeu de Cristo por causa do amor do Pai?

2 comentários:

  1. Prezada Janete,

    seu texto transborda espiritualidade autêntica - o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. Fico contente de conhecê-la. Conheci este seu blogue pela indicação do teu status no fórum Evangelho. Espero trocar idéias com você. Um grande abraço. Flávio Santos

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido, que alegria receber sua visita! Seja muito bem vindo :)

    ResponderExcluir