Páginas

sábado, 22 de novembro de 2014

Culto racional

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Romanos 12:1

Ouvi ontem uma reflexão sobre culto racional, onde o preletor dava ênfase à purificação do corpo, citando inclusive a prostituição, adultério e masturbação. E enquanto ele falava sobre estas coisas e sobre a tricotomia, fiquei pensando no prisma como leio o versículo. Interessante como cada um tem uma percepção diferente do mesmo texto que lê. Eu o entendo da seguinte forma:

O culto que saciou a Deus de uma vez por todas, foi realizado por Jesus na Cruz, não restando para o homem nenhum outro tipo de culto, sacrifício e ritual que agrade a Deus. Foi o que Jesus realizou, que Deus enxerga quando nos olha, pois Ele faz esta mediação entre nós.

Assim, o culto que nos cabe, não é o que chamamos de culto na igreja. Aqueles acontecimentos servem para nos unir e não para cultuar a Deus. O culto que devemos oferecer é por meio do corpo, através dos sentidos, nos encontros, no ato de amar e servir ao próximo. É racional porque acontece por meio da consciência de ser separados para o uso de Deus.

Pelo que entendi da pregação, a ênfase à purificação do corpo foi no sentido de não pecar. Mas como é impossível ao pecador viver sem pecado, não creio que o texto trata disto. Pelo que entendo, cultuamos por meio do corpo, porque é por meio do corpo que transformamos o amor em ação. Culto racional acontece, quando fazemos escolhas que agradam a Deus com relação ao próximo. Eu ia até comentar sobre este prisma ontem, mas achei que atrapalharia o raciocínio do meu amigo.

O que chamamos de culto não é culto. Só é possível cultuar por meio do amor e concretizando-o por meio do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário