Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Deus não faz acepção de pessoas




Algum de vocês já se perguntou o por quê de Deus ter feito proibições quanto ao consumo de diversos animais na Lei de Moisés? De acordo com as características de cada animal, eles eram considerados puros ou imundos. Logo que conheci os textos bíblicos que falam à respeito, eu me perguntava o porque de Deus ter criado animais imundos e por que consumir alguns era pecado e outros não.

Nesta semana, um calvinista disse que era por causa da saúde, pois somos templos do Espírito Santo. Claro que a definição não me satisfez, pois como por exemplo: camarões eram proibidos e pelo que me consta, camarões só fazem mal à quem tem alergia a camarões. 

Outro exemplo: um amigo que se dizia judeu, só comia frangos da Sadia, pois dizia que o dono era judeu e não matava seus frangos estrangulados, mas cortava fora a cabeça. Comer frangos estrangulados era pecado, mas comer frangos decepados não. Logo, não tem nada a ver com levar uma vida saudável.

Perguntei à Deus e pus-me a meditar. Afinal, as coisas espirituais se discernem espiritualmente. O que significam estes animais, Senhor? E eis o que aprendi:

Animais impuros, representavam os diversos povos ao redor do Arraial, com costumes e religiosidades estranhas à vontade de Deus, como por exemplo, cultos à deuses estranhos, homossexualidades, prostituições e sacrifícios de crianças.

O povo de Deus, deveria se abster desses animais como alimento, convivência e até do toque, como figura de pureza e separação de outras culturas. 

Veja a atitude de Jesus:


E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.

Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. 
Mateus 15:22-28


Quando Jesus se referiu àquela mulher com a metáfora dos "cachorrinhos" considerados imundos no VT, não estava chamando a moça de cadela, cão, cachorra, não estava ofendendo ela. Estava apenas dizendo que naquele momento, ainda não era hora da Graça se manifestar aos povos estranhos. Por causa da fé que ela demonstrou, Ele abriu uma exceção. Mas só quando a Igreja se estabeleceu, Paulo pregou à respeito dos Gentios serem enxertados no Ramo. Herdamos o que os seus rejeitaram.

Veja: 

"E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,

E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu."



"E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo."



"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo." 

Atos 10:34-35 


Quando Pedro entrou em conflito, por preservar costumes judeus e considerar a supremacia de seu povo, teve uma visão, onde Deus o mandava "comer" de tudo, entre todos os animais imundos. Pois a Graça alcançou a todos os povos, línguas e nações. Já não há acepção entre os homens. Tanto os judeus quanto os gentios, deveriam ser evangelizados para decidir por Cristo e sua Justiça.

Não existem mais animais impuros, pois o que era sombra no VT é Luz no NT. Assim como Deus não faz acepção de pessoas e fez de cada homem que nasça do Seu Espírito, um filho, co-herdeiro com Cristo.

"Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."
Gálatas 3:28




Nenhum comentário:

Postar um comentário