As pessoas costumam avaliar a própria vida e considerar que se tivessem a oportunidade de voltar atrás, teriam mudado muitas coisas, teriam feito outras escolhas, teriam evitado isso e aquilo.
Na minha concepção, tudo o que vivi e escolhi foram o que me trouxeram até aqui e formaram quem eu sou. Não mudaria nada.
Não é que eu não avalie as consequências, não é que eu tenha aprovado tudo, não é que eu não reconheça tropeços ou não pense que algo poderia ter sido melhor considerado na época.
Simplesmente entendo que a vida é um kit completo, onde você colhe instantes de felicidade, mas não sem infelicidade. Vitória em algum aspecto mas não sem algum tipo de fracasso, alegrias mas não sem dor, ganhos mas não sem perdas. A vida é dual sempre.
Ontem meus netinhos de oito e quatro anos me disseram: vovó, se você não existisse, meu pai também não existiria e nem eu e meu irmão. Achei engraçado eles chegarem nessa conclusão e é tão óbvio que tudo acontece exatamente como deve ser...
Eu poderia não ter engravidado, mas não é garantia que em outra época da vida eu tivesse oportunidade de ser mãe. Hoje talvez eu tivesse a casa impecável de tão limpa, tivesse estudado horrores, tivesse construído uma carreira, tivesse muitas coisas, mas não teria exatamente essas crianças na minha casa, na minha vida, no meu coração.
Hoje tem cachorro mijando no lugar errado, tem brinquedos pela casa, tem farelo na mesa e desenhos chatos o tempo todo na TV. Mas também tem gargalhadas, tem declaração de amor, tem comida infantil em todo lugar, tem passeio, tem vida.
Assim muitas outras escolhas que fiz e poderia ter sido outras, mas o resultado também seriam outros e eu também seria outra, com outra realidade, com outras experiências.
Ao mesmo tempo tenho o meu silêncio para recarregar minha bateria quando volto de alguma interação social. Em outras áreas também mantenho o controle por ter escolhido ser quem sou, enfim, embora nada tenha sido tão fácil pra mim, sinto que não gostaria que nada fosse diferente, porque estou caminhando para meu destino, muito satisfeita com o que me tornei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário