Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

O Evangelho de Cristo e os outros

Do início ao fim, a narrativa bíblica trata da disputa entre ego e amor. E o vencedor, é o que consegue renunciar à própria carne, para amar.
 
A matemática é simples: Quanto mais quero pra mim, menos penso no outro. Se me nego em favor do outro, estou exercitando amor. Numa pessoa cheia de si, não cabe mais ninguém.
 
A Lei de Cristo é o amor. À Deus acima de tudo, porque assim saimos do centro e ao próximo como à nós mesmos, para conseguir ser UM com o outro.
 
- Adão: a Serpente não fez outra coisa, senão despertar o ego de Adão, que já havia. Ela não criou o mal, ela não fez a concupiscência brotar na alma dele, ela apenas o seduziu com a ideia de ser "igual a Deus". Adão cobiçou essa posição e escolheu fazer sua própria vontade, em detrimento à Vontade de Deus, que era de que ele se negasse e obedecesse a única lei que havia alí. Seria o amor, vencendo o ego.
 
- Jesus, o 2º Adão comeu de outra árvore e viveu. Foi perfeito, porque preferiu a Vontade do Pai à sua própria. Assim, foi guiado pelo Espírito Santo, mortificou a alma e venceu. Jesus, enquanto encarnado, era homem sujeito à desejos como qualquer outro. Mas permaneceu no propósito à que foi enviado.
 
Quanto mais mortificados para nossa vontade, que é o mal em nós, porque provém do nosso egoísmo, mais sensíveis ao que devemos realizar. E quanto mais de nós, da vontade, do ego, da necessidade de nos atender, menos percepção teremos de Deus e de Sua Vontade. Por isso devemos buscar o Reinado Dele em nossas vidas. Assim, as outras coisas são acrescentadas naturalmente, sem necessidade da nossa preocupação com elas. (Mt 6:33)
 
Jesus nos ensinou como deve ser a caminhada e o Evangelho é como um espelho que nos reflete por dentro.

- A Graça nos dá condições de perdoar 70X7. Se nossas mágoas fazem até aniversários, significa que ainda temos mais de nós do que de Deus. Assim é com a raiva, ciúmes, divisões, egoísmos, etc. Está consumado! Já temos condições de nos negar!
- Dar o outro lado da face, caminhar a segunda milha, só ofertar depois do conserto com o irmão, ceiar após examinar-se, ser desprendido das coisas materiais, socorrer e dividir com os necessitados... tudo isso, são exercícios propostos por Jesus, para que nos avaliemos, para mortificar o ego e alimentar o amor.
 
Jesus também nos ensinou a viver um dia de cada vez, dependendo de Deus constantemente: "o pão nosso de cada dia, nos dai hoje", " Cada dia traz o seu próprio mal, não andeis ansiosos", "no mundo, tereis aflições", "negue-se, tome sua cruz e siga-me".


Jesus apresenta um Evangelho, onde:
-O menor, é o maior.
-O fraco é o forte.
-O pequenino é o que conhece.
-O que sofre é o bem-aventurado, feliz.
-O que perde, é o que ganha.
-O que dá, é o que recebe.
-O que se nega, é o que vence.

Filipenses 1:29 "pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele"

João 15: 18 e 19 "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."

Ap 21:4 "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." 





Perceberam que o povo de Deus é bem diferente do que se prega hoje? Não há privilégios, não há o céu na Terra, mas há a realidade de perseguição e inimizade com o sistema aceitável no mundo. Há o compromisso de negar a carne, tomar a cruz que são as nossas responsabilidades e seguir Jesus anunciando o Reino.


O evangelho falso


- O Evangelho de Cristo nos une, nos faz UM Nele. Instituições religiosas nos separam por placas.
- O que pregam:

Evangelho agradável aos ouvidos (2Tm 4:3,4) "Porque virá o tempo, em que não suportarão a sã doutrina; mas tendo comichões nos ouvidos, amontoarão para si, doutores segundo suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se às fábulas".

Gal 1:8-11 "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 
 
1 Tim4:1,2 "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo sua própria consciência cauterizada"

Filipenses 3 :17 a 19 "Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;  Porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição, cujo deus é o ventre, e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas."

Distorções de títulos: Cargos na Igreja primitiva, é questão de dom e organização de funções e não hierarquia. Não há outra mediação além da mediação de Cristo.

Presbítero - ancião
Apóstolo - enviado
Discípulo - aprendiz, seguidor
Bispo - sipervisor
Diácono - ajudante
Pastor - Metáfora sobre o pastoreio de ovelhas. O que guia, alimenta, protege.

Traduzimos a Bíblia, mas usamos os títulos em grego. Isso dá status e até certa disputa de importância, num Corpo onde só um é o cabeça.

- Comércio de dons, músicas, livros, testemunhos, produtos gospeis. Um verdadeiro mercado, em detrimento ao preceito de Jesus de que devemos DAR o que de graça recebemos. A ira de Jesus no Templo, foi contra os que vendiam e os que compravam, profanando o Sagrado.


Com toda essa distorção, o falso evangelho faz o caminho inverso, tornando o homem cada vez mais egoísta e menos amoroso.

Um comentário:

  1. Graça e Paz Janete!

    Suas palavras estão como um cálice de vinho cheio, pura alegria!

    Derrama mais até tranbordar irmã!

    ResponderExcluir