Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2017

Jugo desigual

2 Coríntios 6:14: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"

Na mentalidade evangélica, estar em jugo desigual é aceitar um casamento misto de religiões ou falta de conversão à fé evangélica por um dos cônjuges. Isto, porque para alguns, "cristão" não é questão de ser, mas de estar arrolado no rol de membros de uma instituição, participando da comunidade local. Por este prisma, todos que estão do lado de dentro, estão aptos a se tornarem candidatos ao matrimônio e os que estão desconectados com a religião, são classificados como incrédulos.

Graças a Deus que enxerga o coração e não pede à ninguém informações a respeito de ninguém. À todos conhece intimamente, dentro ou fora de qualquer endereço.

O jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. O que Paulo está dizendo, é que no casamento, ambos devem estar sintonizados com os mesmos princípios, valores e disposição para se dedicarem a tarefa de viver bem juntos, cada um cumprindo sua parte, para que estejam alinhados na função de administrar o lar e educar os filhos.

Segundo ele, o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja e a esposa deve ser submissa ao marido, ou seja, estar sob a mesma missão do marido. No frigir dos ovos, tudo significa domar o ego para conseguir se doar. Tanto o marido que se doa para a esposa no exercício do amor, quanto a esposa que abre mão de atender à si mesmo, para estar sob a mesma missão do marido, estão se negando para amar.

Jugo desigual neste contexto, é o casal que não prioriza um ao outro, assim, consequentemente, uma das partes acaba não sendo leal, ou fiel, ou companheira, ou doadora, ou responsável, ou equilibrada. E o casamento desanda, porque não conseguem caminhar juntos, um auxiliando e guiando o outro, mas seguem num jugo desigual.

Dificilmente um casal ficará junto, se um se doa e o outro só recebe. Se um dá o sangue e o outro é o sangue-suga. Se um investe tudo e o outro só pensa em se beneficiar. Dificilmente experimentarão a sensação de bem estar juntos, se entraram nesta jornada pensando em conquistar a própria felicidade. O marido deve amar a esposa (priorizá-la, servi-la, doar-se à ela) e a esposa deve ser submissa ao marido (priorizá-lo, servi-lo, doar-se à ele) completando-se mutuamente, cada um cumprindo suas tarefas dentro do lar. Um buscando fazer O OUTRO feliz.

Nada disso tem a ver com religião, mas com uma postura na vida, uma decisão consciente e escolhas pautadas no amor. Nada disso tem a ver com uma das partes ser evangélica e a outra não, pois o que somos intimamente não está diretamente associado com o frequentar uma denominação religiosa. 

Existem casais dentro de instituições que não se respeitam, não se ajudam, não se amam. Existem maridos dentro de igrejas, que entendem que submissão é ser capacho e que amar é bater ponto na cama. Existem esposas que se tornam verdadeiras songamongas em troca de provisão. Casamentos de fachada que duram uma vida, mas são jugos desiguais.

E existem casais mistos na fé, mas que marido e esposa conseguem estar sintonizados, se amando e vivendo em perfeita união. Questão de ir se adaptando, corrigindo e revendo os passos, enquanto seguem juntos, na tarefa árdua que é viver sob o mesmo teto.

Incrédulo é todo aquele que não creu nas palavras de Jesus, que são espírito e vida e portanto não aprenderam a amar. Estes, ainda que estejam praticando os ritos com suas máscaras e carrancas farisaicas, ainda não se livraram das trevas e não refletem a luz de Cristo. Portanto, fazem de seus casamentos, extensão de sua hipocrisia religiosa, entendendo que nada tem a ver com os conselhos de Paulo.

Jugo desigual é quando o amor não se nivela e portanto não há cooperação. Fatalmente o ambiente se tornará um campo de guerra ou de frustração.

2 Coríntios 6:14: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"

Ambos cumprem seus deveres, obrigações e gozam de seus direitos? O Jugo está bem ajustado, porque o amor é prática. Caso contrário, jugo desigual, fracasso e infelicidade, porque o ego tem o poder de destruir tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário