Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

Viver na presença de Deus




Alguém dizia que ao orar, já não era como antes. Suas palavras saiam maquinalmente, automaticamente, sem aquele sentimento de acolhimento, sem perceber a presença de Deus, sem emoções, sem manifestações, enfim, experimentava uma frieza e um vazio que queria entender.

Minha experiência com a oração, mudou muito com o tempo. Conhecendo que Deus me sonda e sabe o que sinto, muitas vezes me achego em silêncio e oro lágrimas, antes que saiam de mim qualquer palavra, já o sinto me acolhendo. E mesmo que não consiga dizer tudo o que sinto, sei que Ele já me entendeu, posto que Ele mesmo me motivou a orar. Isto quando separo um momento específico, porque geralmente, nos falamos o tempo todo, seja no ônibus, no trabalho, em casa, em determinadas situações, durante os desafios, durante as alegrias e sensações de prazer, durante as  provas, durante tudo. 

Quando Deus é o centro, se torna natural o orar sem cessar. É hábito incluí-lo em tudo e falar com Ele o tempo todo. E até mesmo nos momentos onde a carne grita, tentando prevalecer, é esta cumplicidade de filho diante do Pai, que nos freia o impulso. Por isso, quem de fato vive o Governo de Deus, não vive em pecado, antes se domina e tem paz.

O que acontece com estas pessoas então? A religiosidade ensinou-lhes, que devem separar uma fatia de seu tempo para Deus. Que devem preparar um momento de oração, onde "entram" na presença de Deus, como se antes estivessem fora dela.

Deus é alguém distante, que só participa do que é convidado. Então, se está na internet, Deus não está com eles, se está se relacionando, Deus não está. Se está trabalhando, não pensa em Deus. Se está com problemas, a orientação não vem de Deus. Se está tomando decisões, não pensa na revelação de Deus. Enfim, Deus está de fora o tempo todo, por que seria percebido no momento da oração, vazia de vínculos, vazia de relacionamento, vazia de cumplicidade entre Pai e filho?

O Governo de Deus é dentro do homem. Lá está Ele o tempo todo. Deus não pediu o domingo de ninguém, o Reino é uma realidade na vida, sem intervalos para cultuar. Uma vez decidido viver sob a revelação divina, há que se ter a consciência do Evangelho, norteando tudo o que acontece. Entrar na presença de Deus, já não é  necessário, pois habitamos Nela. Moramos diante Dele. Ele em nós.

Assim, orar não é uma manifestação sobrenatural, para ser medida através de arrepios e fortes emoções. Uma pessoa que entenda que sua vida é um culto racional, ama estar na presença de Deus e faz isso naturalmente. É amor e submissão e não algo pra medir sua espiritualidade.

Muito mais importante do que as palavras que formulamos, balbuciamos, repetimos, é aquilo o que Deus sondou, mesmo antes de abrirmos a boca.

O que precisa mudar é a postura. Ou se vive o Governo de Deus, ou se vive segundo a própria carne. E assim, feliz, triste, angustiado ou cheio de sonhos, conversar com Deus é estar diante do seu melhor amigo, aquele  que antes de conhecer suas palavras, conheceu seu coração e o que as motivou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário