Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Por que escrevo?

A Bíblia descreve a fé, como uma certeza, uma convicção. Algo que possibilita ao homem, assimilar os mistérios de Deus e crer que nada do que se vive é em vão. 

A fé é a transcendência que liga a promessa, ao cumprimento dela. Quem vive pela fé, sabe que cedo ou tarde, tudo cumpre seu propósito debaixo do Céu.

É ela que nos aproxima de Deus em relacionamento. Por ela, é possível intuir a revelação no espírito. Por causa disso, um homem sem fé (ou que a mortificou) não pode agradar a Deus, sequer vai conhecê-lo ou saber o que Ele quer através da sua vida.

Muitas pessoas perguntam-me por que não escrevo livros, por que não divulgo minhas reflexões de forma que muitas pessoas tenham acesso, enfim. Minha resposta é sempre a mesma: escrevo inspirações, não sou escritora e nem pretendo ser.

O que faz minha letra se tornar vida em quem lê, não sou eu, mas a fé da própria pessoa. São textos simples e de linguagem direta e assertiva, sem pretensões de mudar o mundo, mas com esperança de ser luzeiro na vida de muitos.

Muita gente que passa por aqui fica encantado, outros, apesar de voltarem sempre, reforçam a opinião de que sou apenas mais uma louca que seduz. Quem mergulha no amor, sabe que vai ficar impregnado com um perfume que incomoda. 

O importante é que 20, 30 pessoas passam por aqui diariamente. São 6 anos lançando sementes, que não sei se vingaram ou continuam adormecidas. Nós cristãos, não levamos Deus às pessoas. O anúncio do Evangelho, apenas desvenda os olhos das pessoas, para o que já foi feito por elas. Se crerão ou não, não depende do que dizemos, mas se há fé para as assimilar no espírito.

Escrevo esperando que creiam no que digo, mas Tomé me ensina o que é peculiar no ser humano. Muita gente precisa primeiro de uma experiência com Deus, para só então através de algo concreto, professar alguma fé. Entre espantos e acusações de pessoas que me consideram louca por não conseguir acompanhar o que digo, não cabe à mim colher resultados. Isto é função de outro.

O fato é que meu trabalho não é em vão no Senhor. Posso passar como a neblina, mas as palavras que lancei, frutificaram de alguma forma e isso é a fé que me garante. À medida em que viro palavra, meu carimbo de posse perde a função. Sou de quem quiser me ler, sou de quem vê verdade em mim.

Para mim, a Verdade é única e existe de eternidade à eternidade. De maneira nenhuma ela se desvia do homem. Somos nós que a evitamos para não sermos confrontados com nossa mediocridade.

O ponto de partida é a fé. Sem fé, tudo o que sobra é o efêmero, o temporal e a limitação. Não é raro vermos grupos de pessoas que se dizem cristãs, limitarem seu entendimento aos 33 anos da existência física de Jesus. Para eles não há antes, nem depois. São ateus enrustidos, racionalizando o Mistério. Na verdade lêem a Bíblia com o intelecto que é atributo da alma e não com a fé, que é espiritual.

De que adianta ter uma alma inteligente, se não há um espírito sábio? A pessoa assimila o sofrimento, mas não sabe o que fazer com ele. Jesus direciona tudo, mas pra isso é necessário a fé.

É muito corriqueiro ver pessoas seguindo o pensamento de outros, como se as respostas tivessem que vir de fora. Identificam-se com filósofos, líderes religiosos, pessoas que persuadem pelo intelecto e convencem pela racionalidade. É como se o Criador tivesse privilegiado alguns, enquanto outros tivessem que agir por imitação. Não penso que seja assim. O que falta nas pessoas é buscar as verdades que estão no íntimo de cada um. Escrevo para ser luz, não para adestrar pessoas.

Minha intuição brota do meu espírito como água transbordando. O olho d'água é a fé e eu não tenho controle sobre a revelação que meu espírito recebe. Minha inquietação dura, enquanto minha mente não sistematiza as ideias e as transforma em mensagens.

À partir do momento que lanço essas reflexões, elas já não são minhas. Vai depender de quem as acolheu, se transformarem em verdade ou lixo. Em mim elas se tornaram vida, mas em você que lê, podem ser nada.

Quem dera que minha sede de Deus despertasse a sua, quem dera que meu prazer em caminhar com Cristo te contagiasse... mas cabe a mim lançar sementes, que só frutificarão em terra boa.

2 comentários:

  1. Graça e Paz Janete!

    Você consegue expressar em palavras coisas que eu percebo em mim não tenho explicá-las. Isto é dom de Deus em você!
    "Minha intuição brota do meu espírito como água transbordando. O olho d'água é a fé e eu não tenho controle sobre a revelação que meu espírito recebe. Minha inquietação dura, enquanto minha mente não sistematiza as ideias e as transforma em mensagens."

    ResponderExcluir
  2. Olá, sumido :D!
    O mais engraçado é que não consigo me expressar bem quando estou falando, não consigo sistematizar em palavras tudo o que penso e sinto quando estou conversando, só quando escrevo. Mas todos nós temos potencial pra servir, seja da forma que for e isso é lindo! beijão

    ResponderExcluir