Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cristãos sem Cristo



O Evangelho é a Boa Nova que revela Deus através do Filho Jesus, a própria Palavra encarnada, a manifestação do amor de Deus aos homens.

1 Coríntios 13, deveria ser o texto Áureo para todo aquele que professa a fé cristã, já que o que caracteriza um cristão, não são suas obras, mas o amor, descrito com tanta propriedade pelo Apóstolo Paulo. Sem amor tudo é vão. Sem amor, nem o "bem" tem valor e se torna mal.

O amor é entrega, é renúncia, é doação em favor do outro, muitas vezes prejudicando nosso próprio bem estar. O amor não camufla erros, mas cobre pecados, como unguento restaurador.

Amor não é sentimento, mas a essência de Deus que transcende no homem e emana através dele, como canal na direção de todos os outros. Esta essência divina cura, restaura, perdoa, transforma, purifica, dá crescimento, alimenta, instrui, tudo isso em mútua e perfeita troca, como num organismo, funcionando saudável, cada parte em sua função.

Quando há algo errado, o impulso do amor é a restauração. Quando há algum tipo de distúrbio, desordem, o amor age em benefício do todo.

O homem que ama, não visa o próprio bem, não age com egoísmo, não faz nada por vanglória, não se sente superior. O amor é sempre na direção do outro, de forma que é o outro que também nos beneficia.

A palavra amor está vulgarizada. Se usa amor como forma de tratamento, ou como sinônimo de paixões e até para justificar fraquezas e desvio de caráter. Pessoas se tornam coniventes com os erros umas das outras, em nome do amor, mas o amor não age inconvenientemente. Ele entraria neste campo devastado, limpando, orientando, organizando, se doando, plantando bons sentimentos. Mas no ambiente onde o amor se esfria, tudo o que importa é que seus iguais prevaleçam e os outros percam a força.

Aconteceu comigo: Embora a culpa e o desconforto de consciência tenham persistido, três irmãos acreditando que eu me afastaria, se uniram em defesa de um deles. Embora nenhum deles pudesse justificar a ojeriza e hostilidade, se defendiam argumentando que era direito deles não querer a restauração das relações. Se fosse roubo, assassinato ou outro crime bárbaro, seriam ainda coniventes em nome de um amor que sufoca o bom senso, a moral e o bem. Agiram como se a calúnia, difamação, constrangimento ilegal e tortura psicológica não fossem nada, afinal eram irmãos e deveriam se apoiar, mesmo que fossem injustos comigo, que não era nada deles. Como eu estava ainda de pé, tentando aproximação, dizendo que os amava, a irmã mais nova me disse: "Vá amar quem precise do seu amor, quem queira ser amado por você!"

Talvez ela pense que o amor funciona como um dispositivo acionado  pelo desejo consciênte. Se quero amo, se não quero amar, simplesmente abandono. É assim que o mundo enxerga o amor, como algo sem valor, descartável. Mas amor é espiritual. É como o sangue para o corpo ou o impulso do ser para a alma. Para o ser que ama, é natural e vital amar.

Onde há parcialidades não há amor, mas ego. Onde há ego dominando, há Adão, velho homem, visão egoísta e não Cristo, renascimento, renúncia da própria vontade para buscar a Boa, Perfeita e Agradável Vontade de Deus.

Vê-se tanta gente lutando pelas próprias causas e ouve-se tantos falando de Evangelho, pregando o amor. Mas quem está disposto a ser o Evangelho? Quem está disposto a sair do centro com seus iguais, para amar e se doar ao que não pertence a seus guetos, sem acepções?

Amor é o que nos liga uns aos outros e nos religa a Deus e sua essência amorosa. 

Há algo que aprendemos em Mateus 7:22 e 23 - Sem amor, toda obra em nome de Cristo é apenas religião vazia. Quem ouve e não pratica, não é reconhecido como cristão. Ainda mais importante do que conhecer a verdade, é ser conhecido por Jesus, a Verdade. De que vale ser um Cristão sem Cristo?

Amor é o selo que recebemos como penhor da salvação. É assim que seremos reconhecidos.

4 comentários:

  1. Até quando as pessoas se justificarão, dizendo que escolhem o mal por causa da condição humana?

    A lei da gravidade nos atrai para o chão, mas com que frequência você vê pessoas rastejando?

    A vida é luta diária para nos manter de pé. Quem está de pé, deve cuidar para não cair.

    Mas o que cai, pode simplesmente levantar e recomeçar a caminhada. Não precisa se tornar uma víbora rastejante.

    Quem vive se justificando, precisa de um Salvador pra que?

    A Graça é espelho que não mente. Revela o interior do homem, não para acusação, mas para recomeço. A escolha é de cada um, isso é ser livre.

    ResponderExcluir
  2. Madre Tereza de Caucutá poderia ter gastado aqueles 45 anos que cuidou de enfermos, cuidando da própria vida. #AmorPossível

    Os Médicos sem Fronteiras poderiam cruzar os braços diante das catástrofes. #AmorPossível

    Missionários abrem mão da própria vida, em países onde são perseguidos, se lançam por causa de um #AmorPossível

    São Francisco de Assis foi uma luz que brilhou no mundo, mas poderia ser mais um egoísta. #AmorPossível

    Aqui perto da minha casa, tem uma mulher que adotou 13 jovens excepcionais. Pessoas que o governo finge não existir. #AmorPossível

    Pra que Jesus como Mediador, se vocês mesmo se justificam? Ou será que nenhum desses estava encerrado na "condição humana"?

    Tudo o que praticamos é escolha e por isso mesmo, cada um responderá por si.

    "Louca" tem sido meu segundo nome, mas antes louca, do que hipócrita.

    ResponderExcluir
  3. Ai amada!!! Vc como sempre com seus textos saudáveis e inteligentes, abençoando pessoas de coração e mente aberta, prontos para receber o que é bom.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lu, pela visita e pelo carinho :)

    ResponderExcluir