Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dando, nós recebemos.




Um conhecido, que outrora congregou e se batizou professando a fé cristã, hoje completamente afastado de qualquer coisa que o lembre da existência de Deus, argumenta: "Não creio mais em Deus, dizem que ele é bom, mas eu não acredito mais, porque ele nunca me deu nada."

Deus se revela, à medida que nos doamos. Se alguém não percebe Deus, é sinal de que é um egoísta. Numa pessoa cheia de si, não cabe mais ninguém, principalmente Deus, porque quando o homem se torna egocêntrico, usurpa o lugar da divindade.

Deus escolheu ser amado nos encontros dos homens.

O isolado, o egoísta, o que coloca as expectativas nos alvos errados, estão fadados ao ateísmo.

Mas ao que se entrega, ao que se doa, ao que busca intimidade com Jesus, este Ele chama de amigo e anda junto.

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20


Significa que se estou só, se oro só, se trabalho só Jesus não está? Sim, Ele está. Mas no encontro com os outros em Nome Dele, oramos e intercedemos uns pelos outros, servimos uns aos outros, nos envolvemos com os problemas e os testemunhos de cada um, enfim, a presença de Jesus é evidenciada.

É fácil observar que aquele que vai ao ajuntamento de cristãos com o intuito de cumprir um protocolo, fazer sua parte, marcar presença, "servir" a Deus, passa anos estagnado e infrutífero. Mas o que se dispõe doar de si, fazer seu melhor, estar disponível aos outros, estes tem crescimento e aperfeiçoamento nos passos de Jesus.

O que aconteceu ao meu conhecido, é a frieza que o egoísmo produz. E é visível à olho nú, que ele não tem se importado com mais ninguém, além de si mesmo. Tanto que ele já não é grato sequer pela salvação imerecida. Homem nenhum poderá algum dia argumentar que não recebeu nada de Deus, porque o Pai ofertou o Filho em nosso favor.

Do início ao fim, a Bíblia trata do mesmo tema: ego X amor. À medida que um vence, mortifica o outro e é isso o que diferencia nossa percepção do Sagrado.

É dando que se recebe, é escolhendo e plantando a melhor semente, que colhemos os frutos mais saudáveis. Faça esta experiência! Procure pessoas que precisam de você e sirva-as.

É impossível ao homem que não ama o próximo que vê, amar a Deus, que não vê. Ao passo que é impossível ao homem amoroso, deixar passar despercebida, a presença de Jesus.

2 comentários:

  1. Olá Janete!
    Saudades!
    Uma das coisas que mais aprendi na Palavra de Deus e na vida, é o versículo "É dando que se recebe", em todos os sentidos da nossa trajetória. Mas o homem só enxerga o seu próprio ego, e para largar este ego precisa mesmo entregar a vida nas maos de Jesus e com ele andar. Só assim veremos a grandiosidade do Pai e o quanto é amoroso na sua fidelidade! Lindo texto!
    Pretendo atualizar o meu blog em maio, quando terei mais tempo para dedicar-me a ele.
    beijos e um final de semana abencoado!!!

    ResponderExcluir
  2. Marlene, saudades também! :)
    Eu sempre digo que nosso adversário maior, não é o diabo, pois este foi vencido na Cruz. Mas nosso próprio ego, este sim conspira contra nós o tempo todo, nos privando de experiências com Deus.
    Bom te ter aqui de novo! beijo, Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir