Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

O esvaziamento que não aniquila a Glória.



 "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."  Isaís 55:11


Há alguns anos, ouvi pela primeira vez a expressão "kenosis" que em teologia, significa o esvaziamento de Jesus de toda a sua divindade, para personificar o amor, para andar em carne. 

Segundo alguns cristãos pós-modernos, ao se esvaziar para encarnar em nosso meio, Jesus teria perdido seus atributos divinos eternamente. Aniquilando sua transcendência com os homens, se tornando nada mais que uma sombra, não mais onipotente, onisciênte, onipresente. Converteu-se no Espírito que habita no homem  e tudo o que pode fazer é consolarnos.

À partir desta teologia assombrosamente estranha pra mim, descobri o porque não conseguia assimilar nada do que aquelas pessoas diziam. Vim da simplicidade evangélica, onde presenciei coisas grandes, testemunhos de transformações, curas, libertações e eu mesma, já provei tantas vezes da intervenção divina, como poderia aceitar aquela teologia tão distorcida, onde a principal característica das pessoas, era a falta de fé? Parte do que sou, são minhas próprias experiências com Deus, como eu poderia negá-las?

Observando conhecidos que enveredam por este caminho, percebo que vão-se esvaziando, atrofiando, apagando o Espírito, até se tornarem pessoas que não se constrangem em viver em pecado. Não se constrangem na verdade, com o amor de Jesus, aquele que para eles, é a eterna imagem da miséria, vazio, pobreza, solidão, etc. Um deles chegou a dizer que à Jesus, não cabe mais o status de "Deus".

Eu lamento ter que assistir essa cegueira, porque a maioria deles, investem suas energias atacando a Igreja, religiosos, líderes, como se aquilo que perderam em sensibilidade e intuição, deveria ser aniquilado também nos outros. O que crêem ser uma ilusão, deveria ser destruído, assim como sua fé, sua esperança no porvir, seu relacionamento com Deus e a dependência diária.

O discurso é sempre o mesmo e já fazem anos que observo essas pessoas. Ora se desgastam atacando e acusando pessoas, ora urram suas auto comiserações. Mergulham em obras literárias (não que isso isoladamente cause algum dano, mas o alvo passa a ser o status cultural que os diferencia do resto do mundo) que os livram da realidade, do contato, do encontro, da convivência e assim se afundam cada vez mais em seu orgulho. O negar-se para seguir Jesus, é substituído pela lustração do ego diariamente.

O Verbo de Deus se tornou carne e a Sua Palavra não volta vazia. Jesus retomou sua divindade e recebeu a Glória de vencedor, porque foi Perfeito e cumpriu o propósito de Deus, para o que foi enviado. Jesus é Deus e o é, de eternidade à eternidade. Não perde seus atributos, é o mesmo eternamente.

Mas à quem abre mão da fé, só lhe resta a desolação, porque é por meio dela, que o Espírito de Deus, continua intervindo em nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário