Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Meias verdades



Como sondar o Espírito? Como definir o Mistério?
Se Deus é insondável e seus caminhos inescrutáveis, o mais coerente é analisar o que sou. Só assim posso compreender a impotência da condição humana e alcançar o mínimo que minha mente pode entender sobre o Eterno.

Quer ver só uma coisa?
Se não sou capaz de alcançar a salvação por mérito próprio, tampouco sou capaz de me manter salva. Logo, o justo mesmo é que Deus me mande pros quintos (cai o arminianismo). Mas porque a Justiça de Deus é Cristo, minha imperfeição não é imputada para condenação. É da Perfeição de Cristo que preciso como mediação.

Sou livre? Veja:
Se desejo o bem, mas não consigo realizar. Se não quero fazer o mal, mas acabo fazendo, onde está a liberdade? Posso fazer escolhas, mas ainda dependo da direção de Deus para acertar. Logo, Deus jamais deixou de intervir no meio dos homens. Nisto está nossa constante dependência, apesar da livre escolha. Sem Ele, o homem está à mercê de sua própria incapacidade de fazer o bem.

Isso é escravidão? De forma alguma, já que cada homem escolhe se vai ou não se relacionar com Deus (cai o calvinismo). Dessa forma, a afirmativa de que um ateu seja recebido no colo de Deus, como alguém disse ontem, é incoerente. Seria uma violência, uma tirania, se Deus impusesse a própria presença eternamente, à quem nunca desejou estar com Ele. E a liberdade de escolha? E a Justiça? Isso é amor? (cai a teologia relacional ou seria o universalismo?).

"Se Deus é amor, não há inferno". É o mesmo princípio que os calvinistas usam quando dizem "Se Jesus é Senhor, não há liberdade, livre arbítrio". Conceitos limitados à mediocridade humana. Deus não é lógico, é Mistério!

Viu como é fácil viajar na maionese, construir e desconstruir conceitos humanos, fundamentar crenças à partir da nossa limitação? O fato é que nossa imperfeição é empecilho para uma perfeita revelação. Passamos muito mais tempo discutindo opiniões, do que vivenciando o Evangelho na vida das pessoas. Gastamos nossas vidas entre julgamentos e condenações, esquecemos que o selo dado como penhor, é o amor.

Ainda bem que Jesus simplificou as coisas para nós, pois quem amou, cumpriu a Lei de Cristo. Todo o tempo que gastamos discutindo correntes teológicas, é egocentrismo e sede de prevalecer.

Drummond escreveu um poema que ilustra bem o que penso à respeito:



VERDADE
Carlos Drummond de Andrade

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

6 comentários:

  1. Ola Amiga muito tempo não deixo um comentário, mas não deixo de vir aqui. To tentando convencer o Luiz a visitar seu blog também (hehehehehehehehe) Bjkas

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs Oi, Lu! Ando meio sem motivação pra escrever, mas seu incentivo já me inspira. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Neth, tenho sentido essa desmotivação às vezes, mas suas palavras sempre são boas de se ler.

    E, como dizia o refrão daquela música: NÃO DESISTA!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto para se meditar! Aliás, aqui não perde o tempo, mas se ganha conhecimento.
    Percebi tb um assunto que poucos se dão em esmiuçar. Ateísmo x fé!
    Eu penso que os ateus estão aumentando devido a falta de convicção de muitos critãos em acreditar simplesmente naquilo que se espera para além desta vida. Tb pudera, com os púpitos cada dia mais pregando um "deus materialista", que sempre atenta para as coisas que se vêem, e não para as que se não vêem, é lógico que muitos que se frustaram com "bençãos" não recebidas tornaríam-se ateus!
    Porém para sondarmos o Espirito é necessário ouví-lo, e depois darmos razão ao que o Espirito diz. E que ele diz?
    Existe nas cartas paulinas algumas coisas que o Espirito diz "expressamente" ou seja, através de uma linguagem clara, direta, sem mistério, sem interpretações, sem espiritualizações.
    Mas como disse Drummund: Tudo conhecemos em parte. Amamos "em parte", perdoamos "em parte", declaramos a verdade "em parte"... mas completamos com Paulo:
    I Corintios 13:10
    10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é "em parte" será aniquilado.
    Adeus a "ambiguidade"! Nós esperamos com gemidos inexpremíveis por este Dia!
    Beijo no teu coração Janete, pois a cada dia vc esta mais formosa!

    ResponderExcluir
  5. Bino, sempre tão querido! :)
    Você tem toda a razão sobre a pregação de um deus materialista, tomar o lugar do verdadeiro Deus num púlpito muitas vezes.

    Até mesmo muitos dos que se dizem cristãos, tem dificuldades de aceitar um Deus que busca aperfeiçoar filhos no amor, para que sejam verdadeiramente adoradores e não apenas egocêntricos interessados em bênçãos.

    Em outro post eu disse que os ateus não rejeitam Deus, mas a ideia de Deus que muitos pregam.

    Até nós que estamos habituados a conviver com a religiosidade, nos escandalizamos com a arrogância dos "donos da verdade", que monopolizam Deus e o limitam à abençoador de um seleto grupo de privilegiados.

    ResponderExcluir