Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

Graça, para que ninguém se glorie

Voltei a participar de fóruns de discussão apologética, mas não com a dedicação de antes. Dose certa pra conversar e crescer mais um pouco, mas sem aquela entrega toda, que acaba resultando em disputas e decepções.

Uma coisa me chama muito a atenção. A religiosidade é uma espécie de doença que marca a alma. Por mais que a mente se abra, por mais que haja a ilusão da liberdade, por mais que o caminho mude, o ranço religioso não sai com água e sabão. E a pessoa que uma vez foi violentada pelas regras humanas impostas pela religião, sempre estará escravizada às próprias culpas e com o dedo em riste na direção do outro, buscando no que pode acusá-lo. Religião é mesmo um jogo de culpas, quem deve mais, quem é mais sujo, quem é menos ou mais merecedor da Graça.

Então, se perpetua a condição das obras como moeda de troca pela Salvação.

Ah gente... não basta o que a Palavra diz a respeito? Um grupo de destituídos da presença Gloriosa de Deus, onde não havia "um justo sequer" e aceitos de novo por meio dos méritos de UM SÓ? 

Estávamos antes na mesma condição, no mesmo patamar de "mortos em seus delitos e pecados" e ressuscitamos em Cristo, para estar com Ele na condição de aprendizes. A única ordem dada aos seguidores, era que fossem anunciando esta Boa Nova, para que creiam todos os povos. O preço foi pago, é GRAÇA, as pessoas só precisam receber a Notícia!

Não há mérito em mim que possa me manter salva, já que fui incapaz de conquistar minha própria Salvação. Jamais poderei me gloriar de nada, porque recebi um favor imerecido. Contudo, as palavras do Bom Pastor estão guardadas no meu coração e se consigo praticar alguma, é como resposta ao seu amor, como um eco Àquele que amou primeiro, por fé de que Ele é a Verdade e que tem as Palavras de Vida.

Jamais meus atos, minhas obras e minha tentativa de seguir as regras, seriam imputadas como justiça,  pois não há perfeição em mim. Nem sempre consigo fazer o que desejo fazer, ora meu espírito milita e vence, ora a carne prevalece e tudo isso acrescenta dívida e não justificação. Mas se tenho a Mediação de Cristo, é a Obra Dele que me justifica. Minha justiça já não é o que faço, mas o que recebi.

É tão mais fácil descansar em Deus!
Certamente surgirão por todos os lados acusadores que vão lembrar obras passadas, gente contaminada de inveja e comparações com sua vida e que te acharão indigno. Mas descanse, pois o amor de Cristo te cobriu de Sangue e te lavou para sempre! O que você fez, faz e fará já passou por purificação atemporal e agora, dentro do tempo, você vai caminhar como qualquer outro homem.

A caminhada cristã não se concretiza em planícies. Há que se aprender a subir barrancos, descer ribanceiras, entrar em vales e passar por pedregulhos que tentarão te derrubar. Cuide para não cair, mas se cair, lembre-se que é Dele todo o trabalho e seu trabalho é descansar Nele :)

4 comentários:

  1. Sinto muita falta de debates em fóruns. Mesmo com os arranca-rabos, ainda têm algum valor.

    Em breve estarei de volta também.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Arranca-rabo... já tive outro ontem :P
    Seria tão mais interessante a troca saudável de ideias, num clima de harmonia e comunhão, se não fosse o vício humano de tomar as rédeas da verdade e tratar os outros como peça de segunda categoria. A gente sabe que é infantilidade, mas quem resiste?

    ResponderExcluir
  3. Ow Lu, tenho certeza que reconheci o Mineirinho num shopping, pena que não tenho contato com ele pra confirmar :/

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Janete!

    Tudo é experiência, crescimento e desenvolvimento de fruto!

    Mateus 16:24
    24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

    Tem pessoas vindo atrás dEle, outras querem caminhar ao lado dEle como se pudessem discutir o caminho, e outras estão a frente dEle dizendo: O caminho é por aqui Jesus!

    Mas o que vejo é uma igreja que já perdeu Jesus de vista porque parou no caminhada do "negue-se a sim mesmo"!

    ResponderExcluir