Páginas

sábado, 29 de abril de 2017

Calvinismo e Arminianismo

Houve um período na minha vida em que gostava muito de discutir assuntos apologéticos em fóruns. Vi inúmeras discussões intermináveis sobre estas duas vertentes, onde todos tinham base bíblica e ninguém concluía nada, afinal esta discussão tem mais de 400 anos e não seremos eu e você que vamos colocar um ponto final nela. Exponho aqui o que entendo à respeito, para que você medite...

A diferença entre as duas vertentes, é que os arminianos olham a vida a partir do tempo e espaço humanos, assim todas as escolhas nos cabem. E os calvinistas, defendem uma linha a partir da eternidade, onde tudo subsiste em Deus, que sabe tudo que houve, há e haverá desde sempre e portanto, tem o domínio dos que são e dos que não são por presciência. 

Uma coisa entendi: não preciso escolher nenhuma linha de pensamento, até porque entendo que tanto uma quanto a outra tem coerência bíblica, mas também tem falhas. Assim, entendo que sou Dele desde antes da fundação do mundo e concretizo meus atos de fé dentro do tempo em que estou inserida, conforme a Graça vai me conduzindo. Por este prisma, embora eu tenha escolhido me render dentro da história, fui escolhida desde a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário