Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

O sábio e o tolo




A sabedoria é um dos dons que Deus liberalmente nos concede. Mas por ser dom, não é algo que aconteça por atacado. É para quem busca intimidade com Deus e a deseja.

Lugar de tolo é no raso, onde tem muitas companhias. O sábio geralmente está só, experimentando as alturas ou a profundidade.

Um sábio, é uma pessoa que tem consciência de que não está pronto, mas em constante crescimento. Seu alvo é a ampliação do espírito, enquanto mortifica as deformidades da alma, resguardando contudo suas características individuais.

O sábio não é nada mais que uma pessoa que consegue sistematizar em palavras, a intuição percebida no espírito, transformando-as em ideias na mente (alma), alcançando assim, outras pessoas, auxiliando no crescimento espiritual.

O sábio é assertivo, não tem medo de errar o que afirma, porque a sabedoria vem do Espírito, no espírito do homem.

O tolo, engole a informação, seja falsa ou verdadeira, desde que seja convincente. Da mesma forma, não consegue discernir a verdade, se ela não se encaixa e se acomoda à sua própria concupiscência, porque ele faz essa avaliação com a mente (alma) e não com o espírito.

O tolo é aquele que perde a individuação e se encaixa nas formas da religiosidade. Usa as mesmas roupas, os mesmos jargões, a mesma ideia distorcida sobre privilégios em detrimento de outros. Precisa estar inserido num grupo, porque sozinho se desorienta.

O sábio não é manipulável e não precisa de líderes para o conduzir, pois a ordem que o molda, vem de dentro, onde o Espírito habita.

O tolo voa em qualquer vento de doutrinas humanas, enquanto o sábio se deixa conduzir pelo vento do Espírito e só por Ele.

Um líder inteligente e astuto, não é necessariamente sábio. Ele tem a facilidade de persuadir mentes, lavar cérebros, convencer almas, mas não auxiliam no crescimento espiritual.

O sábio é coerente e firme, ajuda pessoas a encontrar respostas dentro de si mesmas.

Não se alcança sabedoria decorando a letra, mas uma vez alimentados dela, ninguém precisa fazer da leitura bíblica uma religião, o cumprimento de uma obrigação. A revelação da letra no espírito, transborda e jorra.

A sabedoria possibilita ao homem, escolher melhor seu próprio caminho, mas principalmente o torna luzeiro para orientar o caminho de quem vai com ele.

Tiago3:17 Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

2 comentários:

  1. Só não concordo com o "sábio não precisa de líderes". É como se os que têm líderes e mestres, não pudessem ser sábios, o que, convenhamos, não é verdade. Acredito que o sábio tem humildade suficiente para entender que deve seguir alguém que o considere mais sábio que ele, de modo a sempre evoluir.
    No mais, gostei muito do texto. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido, obrigada pela visita!
    Estamos conversando sobre uma perspectiva cristã. Claro que na caminhada, todos aqueles que já percorreram o caminho que estamos trilhando, tem algo à nos acrescentar e ensinar. Penso que não exista homem pronto, até o fim, teremos coisas para aprender.

    Mas meu objetivo nesta frase, é frisar que o Cabeça é Cristo. Um sábio, se submete ao Senhorio de Jesus e fora dele, não há hierarquia entre os homens. Podemos aprender com vários mestres, mas só nos submeteremos à qualquer tipo de liderança, se ela estiver perfeitamente condizente com o Evangelho de Jesus. E o sábio conseguirá discernir isso. Abraços!

    ResponderExcluir