Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ah, um milagre, por favor.


Olá amados, desde que entrei de férias parece que cortei os laços da sensibilidade para escrever. Tirei um tempo pra mim, pra descansar, me esvaziar, passear, usufruir de lugares lindos com amigos e com minha mamy. 

Foi tudo muito bom e eu agradeço a Deus a oportunidade de poder gozar do melhor dessa terra. Tive sim momentos de muita intimidade com Ele, porque é impossível estar numa ilha linda, cercada de verde e de um mar azul, e não ser inebriados da presença de quem criou aquilo tudo com o maior amor e cuidado. O milagre da vida, da criação... coisa linda de se ver!

Por falar em milagres, hoje li um moço evangélico dizendo que está à espera de um milagre. Em contrapartida, li um ateu dizendo que a felicidade não se perde, mas se esquece, porque nascemos felizes e essa será sempre nossa condição. Imediatamente me lembrei das palavras de Jesus, que nos lembra que venceu as aflições, estas mesmas que temos e teremos, enquanto estivermos por aqui.

É incrível, mas são os evangélicos, os primeiros a se sentirem infelizes, nas situações adversas, nas contingências naturais da vida. São estes mesmos, os que defendem a fé e dizem crer. São sempre estes que vivem à espera de milagres e soluções pra tudo, vindas de forma sobrenatural.

Sob meu ponto de vista, é superficial a pessoa que vive à espera de milagres. Porque ela não aprende na situação e em nada cresce. Não busca que Deus a conduza, quer abdução.

Não entenderam ainda, que o milagre é causador de um impacto. E geralmente acontece com gente imatura, assim como a mãe livra um filho de peito, que engatinha na direção do perigo, ou cuida do galo que o tombo lhe causou. A mãe que quer o bem do seu filho, quando passar o estágio de total dependência, vai ensiná-lo à observar o sinal fechado, vai advertí-lo quando for rebelde, mas vai ter prazer em vê-lo tentar de novo, mesmo depois da queda, andar em sua bicicleta e conseguir prosseguir sozinho, ainda que ela esteja com os olhos fitos nele.

A vida é feita de estágios e a espiritual não é diferente. Chega um dia que você não anseará por um novo milagre, porque entenderá que recebeu tudo na Cruz. Não canso de repetir esta frase "Está consumado".

Olha, eu creio em milagres e sei que Deus não os nega. É como um pedido de socorro e o Pai é Misericordioso. Mas pode acreditar, se um milagre acontecer, não é porque sua fé é grande. Mas porque você foi incapaz de crer e buscar a saída já ensinada por Cristo.

E antes que pereça, Deus se revela novamente, causando o impacto necessário, para que enfim, você creia Nele. Não caia nessas banalizações sobre os milagres. Entenda que você é feliz e apenas está esquecido disso.

Viver é entender o quanto somos felizes dentro das aflições, que continuarão acontecendo. O milagre é como um unguento nas feridas do menino que caiu de bicicleta. Elas sararão, mas virão outros tombos e chegará o dia, que ele mesmo vai até a torneira se lavar e voltará tentando mais uma vez e quiçá, conseguindo.

Não viva esperando um novo milagre. Não dependa disso para se sentir observado e cuidado. O maior milagre, que é a Salvação em Cristo, você já recebeu. Hoje é livre para ser um cooperador do Reino e não mais o bebê que necessita receber alimento na boca e ser conduzido no colo. 

O Pai que te ama, quer te ver com uma fé saudável, uma dependência natural de amizade e amor, mas não essa imaturidade, de pedir uma intervenção divina em cada momento de aflição. Encare e cresça! Está consumado!

10 comentários:

  1. É verdade!

    Nosso maior milagre é a vida! Simples e pura com em sua concepção! Os percausos são tijolos que nos levam a construir uma mente cada vez mais parecida com a de Jesus, porisso dizemos:

    "Em tudo te damos graças Senhor!"

    ResponderExcluir
  2. Realmente existem algumas situações em que só um milagre é necessário. Uma doença incurável, um caso violento ou acidental. Mas o que acontece com esse "novo crente" é que o que ele aprende é pedir, pedir e pedir. Nunca servir, nunca agradecer. A nossa vida já é um milagre diário, mas muitas vezes a gente não dá atenção, só quando algo realmente essencial nos falta - como uma locomoção, por exemplo - aí é que vemos o milagre que não víamos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. É exatamente isso que entendo, queridos.
    Na mesma medida que devemos crescer espiritualmente, conquistamos esse crescimento para ser emancipados dessa dependência doentia que distorce o foco da vida cristã, para uma busca incessante por milagres, como se Deus tivesse que provar o tempo todo que Ele pode. Ou que por sermos cristãos, Ele nos deva isso. Mostrar-se de maneira sobrenatural, para que o mundo veja "a diferença".

    Jesus garantiu, que buscando em primeiro lugar o Reino, TODAS as outras coisas seriam acrescentadas, na medida em que forem surgindo as necessidades. Então a nossa preocupação, não deve estar nas circunstâncias e nos problemas, mas na direção do Espírito, porque é assim que Ele orientará o melhor caminho à que devemos escolher.

    Sabemos o quanto é terrível estar doente ou estar num beco sem saída, ou necessitando de um livramento. Mas o que quero frizar, é que não existem promessas de que essas coisas serão resolvidas por uma intervenção sobrenatural (o milagre). Às vezes a solução está mesmo num tratamento, ou numa inspiração ou talvez não seja a Vontade de Deus solucionar da forma que desejamos, porque pra morrer, exceto em caso de acidentes, todos adoecemos.

    O que chamo de infantilidade e considero uma atrofia, é essa incapacidade de andar com as próprias pernas, mistificar cada adversidade e negar que até elas cooperam pro bem dos que amam à Deus.

    Milagres acontecem, quando a gente vai à luta, todos os dias. Mas a banalização que a igreja moderna incentiva, produz crentes fracos e inseguros, que precisam ver para crer.

    beijo nos dois :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Jesus garantiu, que buscando em primeiro lugar o Reino, TODAS as outras coisas seriam acrescentadas,...".

      Acho que o problema está exatamente aí, Neth. A leitura de que TUDO O QUE EU PRECISO vai ser solucionado, ou através de um milagre ou porque eu emparedei Deus porque Ele disse que iria fazer, e se Ele é Deus e não mente e não falha, então, Ele tem a OBRIGAÇÃO de cumprir a Sua própria palavra!

      Quando a gente sabe perfeitamente que nem os próprios discípulos tiveram tudo, pelo contrário, viveram e morreram - quase todos - de forma miserável e violenta.

      É a distorção da Palavra para atender ao interesse puramente pessoal. É o Evangelho humanista.

      Bjs.

      Excluir
  4. Aí é que está, a própria Bíblia diz que tendo o que comer e o que vestir, estejamos satisfeitos. Então não se trata de uma promessa meterial, do tipo que nada pode faltar ao crente.

    Paulo afirmou saber viver na fartura e na miséria e os discípulos todos, sentiam-se honrados em poder padecer por causa do Evangelho de Cristo. Logo, nem a paz, nem a saúde e nem bem algum dessa terra, é garantido ao crente.

    O "todas as coisas", pelo que entendo, é o sustento diário, como Jesus instruiu citando Salomão e os lírios, também os passarinhos que Deus sustenta. É a questão da confiança, que uma vez depositada em Deus, não pode ser aliançada com a ansiedade. Não existe meia confiança. Vivemos pela fé e sem fé não há o canal que nos liga à Deus.

    Se buscamos o Reino, que é justamente viver sob os ensinamentos de Cristo, teremos vida abundante e isso nada tem a ver com fartura e falta de problemas, mas suporte pra nos manter de pé, sabedoria, paz interior em qualquer situação, etc. Além de sermos supridos em nossas necessidades. Não é cobrança, mas descanso, porque quem prometeu não é homem pra mentir.

    Não precisa nem ser mencionado em uma oração. Se há confiança e fé, os olhos testemunham. É a postura do crente que deve mudar. Sair da posição de servo merecedor, para a posição de filho amado, que mesmo sem merecer recebe, porque o Pai é BOM.

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei do próprio Jesus dizendo "Não recebes, porque pedes mal, pra satisfazer suas cobiças" e a cobiça pode ser até a vanglória, o ser visto pelos outros, como alguém privilegiado por ser crente. Esse "ah, Deus teeem que me dar" já é indício de que o fulano nem cristão é.

      Quando a gente se reconhece e sabe que não é merecedor de nada, há gratidão pelas mínimas coisas. E quando há realmente motivação pra pedir uma cura, por exemplo, há também a submissão à Vontade de Deus, que muitas vezes é diferente da nossa.

      Excluir
  5. Janete, Graça e Paz!

    Qual seria o sentido da Palavra:

    "Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito".

    Entendo que as coisas espirituais se relacionam com Deus e a eternidade (coisas de cima) e que as coisas da carne, se relacionam com esta vida terrrena e finita (coisas de baixo).

    Assim, quando Paulo disse (eu tenho o mesmo sentimento dele):

    "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro!!!!!!!! Mas, se o viver na carne resultar para mim em FRUTO DO MEU TRABALHO, não sei então o que hei de escolher!!!!! Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; todavia, POR CAUSA DE VÓS, julgo mais necessário permanecer na carne".

    Paulo diz escolher entre permanecer vivo ou deixar-se levar pela morte, pois de ambos os lados ele está em aperto, mas partir É MUITO MELHOR!

    Porém, ele só decide ficar porque há frutos para serem colhidos do seu ministério, e isto nada tem haver com sua vida particular!!!!!

    Aqui fica minha mente:

    A morte iminitente (seja por doença, ou por grave acidente) é uma abertura, porta, de Deus para me dizer que Ele está satisfeito com minha vida terrena, e que agora eu posso refletir e decidir se quero continuar trabalhando PARA O SENHOR ou se quero descansar de toda a minha obra na terra feita nEle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bino, tudo bem? :)

      Pelo que entendo, Paulo está falando da situação espiritual dele, pois sabia que se morresse estaria salvo, mas se permanecesse vivo, contribuiria com a expansão do Evangelho, portanto, naquela situação onde a Igreja estava nascendo, seria mais vantajoso colher "o fruto de seu trabalho" que no caso eram vidas convertidas. O único intuito de Paulo era o crescimento do Reino. Aproveitar o máximo possível de seu tempo, investindo no ministério. É essa a função da vida de um cristão, porque o que vem depois de nossa morte, já sabemos pela fé.

      Eu continuo crendo que fomos chamados pra cumprir uma função dentro do Corpo, no mundo. E que essa é a melhor escolha. E que apenas gozar a vida, buscando apenas os próprios interesses, é egoísmo.

      Excluir
  6. "Basta a cada dia o seu mal". Está consumado!
    Gostei do texto!
    Uma semana abencoada!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá, marlene, que prazer relê-la rsrssr
    Um beijo cheio de saudades.

    ResponderExcluir