Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Toda forma de amor

Nosso idioma economizou ao traduzir 3 palavras gregas para simplesmente amor.

Porém, cada aspecto do amor é distinto e dá tanto uma idéia, quanto uma dimensão diferente à cada uma das 3 palavras.

Eros se refere ao amor entre um casal, à atração, desejo. É a vontade da carne gritando por satisfação, é paixão, é a natureza querendo perpetuar a espécie.

Philos se refere ao amor por afinidade, à amizade, ao desejo de compartilhar, trocar, participar, se enxergar no outro. É o amor nos relacionamentos, é o amor que se extrai nos encontros com amigos e familiares. Geralmente buscamos as pessoas que nos suprem para nos tornarmos mais íntimos e desconhecemos aqueles que são muito diferentes de nós em sua formação.

Ágape é o tipo de amor que conhecemos em 1 Co 13. Aquele que tudo sofre, tudo espera, tudo perdoa. É o amor que se entrega, persevera e perdoa. É algo divino e eterno.

Penso que um relacionamento à dois para ser pleno, precisa ter em si os 3 tipos de amor.

Eros traz o desejo, Philos a afinidade e Ágape a doação. Juntos, transformam um casal em cúmplices e fazem do Amor um laço eterno.

A vida pode separar Philos, apagar Eros, mas Ágape jamais acaba, porque quem se doa, passa a ser parte do outro.

Eros é temporal e carnal. Philos é almático e circunstancial. Mas Ágape é espiritual e eterno. É essência Divina no homem. 

Por aqui, chamamos à tudo de amor. Mas sofreríamos menos, se identificássemos o que estamos vivendo. Assim, saberíamos o que esperar do outro.

2 comentários:

  1. Muito bom. Creio que, no caso do relacionamento conjugal, um amor complementa o outro, desde que não haja um desequilíbrio entre eles.

    Tenho dó da língua inglesa, que a qualquer sentimentinho já traduz um "I Love You" tão vazio.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Lu. Penso que hoje em dia os relacionamentos são muito frágeis, quando são baseados no desejo sexual, no físico, na embalagem e muitos esquecem que é necessário ter afinidades com a pessoa com quem vai dividir a vida. E muito mais que isso, há que se ter uma dose de renúncia, de capacidade de doação, de entrega, para que o relacionamento flua. Faltando qualquer um dos ingredientes, o amor é incompleto e tende à virar qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir