Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

As muitas moradas


João 14: 1 a 6 
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Quando Tomé disse não saber o caminho que leva ao santuário de Deus, onde Jesus estaria, Ele disse que era o próprio caminho. Que ninguém chegaria lá, se não fosse por meio Dele. E afirmou que os discípulos, seus seguidores, já conheciam o caminho, isto é, seus ensinamentos, pois esteve entre eles como o Mestre.

O homem é o templo de Deus na terra, é o lugar que Deus escolheu e criou para fazer a morada do seu Espírito. Somos nós as moradas à que Jesus se refere no texto. E a casa do Pai é composta por cada um de nós.

Todo o ensinamento de Cristo, consiste em nos dar discernimento, para escolher o material com que edificamos nossa vida, adquirindo a matéria-prima que vem do alto, que são as riquezas insondáveis de Cristo. Quanto menos carnais e mais espirituais, melhores serão as escolhas desse material.

1 Corintios 3:17 "Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós." 

São nossas escolhas que determinam que tipo de obras apresentaremos diante de Deus. E são a qualidade delas, que mostrarão nossa sintonia com a Vontade Dele, na construção de nossa vida, como morada do Espírito Santo.

Naquele dia, tudo o que não provém de Cristo será destruido e só restará a essência do que Ele nos ensinou. E seremos ou não reconhecidos por Ele, pelo grau de incorruptividade das obras de nossas mãos.

1 Corintios 3:12-13 "E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,  a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um."

Paulo usou uma metáfora, falando da qualidade do material com que são feitas nossas obras, para demonstrar a fragilidade delas. Os ensinamentos de Cristo, são o que resistirão ao fogo, que é o Juízo.

Quando falo de obras, não falo das ações propriamente ditas, mas do que nos motiva à praticá-las. É com esta contabilidade que devemos nos preocupar e não com a outra que move a vida material. 

Cuidemos das nossas escolhas, busquemos viver o Reino de Deus hoje! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário