Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Remorso e arrependimento

Ultimamente tenho observado algumas pessoas que causaram sofrimentos, sejam com traições, intrigas, falsidades e desprezo. E tenho constatado que para a maioria esmagadora, embora o remorso os faça sofrer também, preferem se justificar ou permanecer com a postura de donos da razão, do que dobrar a cerviz e se arrepender. Remorso, é simplesmente a reprovação da consciência sobre nossos atos. É o desconforto de saber que infringimos regras. Arrependimento, é a consciência do erro, seguido de quebrantamento e conserto.

É penoso para o homem, reconhecer a própria condição e mesmo os que professam a fé cristã, passam de largo pelas instruções Daquele a quem chamam de Mestre, como se suas justificativas os pudesse absolver. Só UM pode nos justificar: Cristo, A Verdade e Perfeição.

Para isso é necessário lançar sobre Ele nossas culpas. Embora o Sacrifício do Cordeiro de Deus tenha sido eficaz e suficiente de uma vez por todas, o Perdão se alcança mediante o arrependimento.

Descansar nos próprios achismos e atropelar versículos taxativos como: 1 Jo 4:20e21 "Aquele que não ama seu irmão que vê, não pode amar a Deus que não vê",  Rom 8:9 "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" e Mt 5.23-24“Se lembrares que teu irmão tem algo contra ti… reconcilia-te primeiro com ele; e então faze a tua oferta.” E tantos outros, faz dos homens, hipócritas que encenam a fé, mas rejeitam as palavras que conduzem à Vida.

Sim, a Graça é para todos, afinal Deus amou o mundo. Mas não devemos esquecer que Jesus não pregou arrependimento aos hipócritas, mas já lançou o veredicto sobre eles em vida. "Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?" Mateus 23:33 

Aqueles que negam-se e conseguem perdoar, arrependem-se e consertam-se, provam da intimidade de serem chamados de amigos pelo Senhor, que naquele dia os conduzirá ao gozo de seu Reino.

A única diferença prática entre o fiel e o ímpio, é que o primeiro reconhece a própria miséria, enquanto o segundo se justifica apesar do remorso.

O remorso mantém o homem acorrentado à culpa, mas o arrependimento liberta para a Vida abundante.

5 comentários:

  1. A questão do remorso x arrependimento sempre foi uma constante na minha cabeça. Até que, no dia do velório de minha avó, consegui distinguir claramente uma coisa da outra.

    Tendo vivido uma vida árdua, com um marido horrível e filhos problemáticos, cheios de razão, orgulhosos e "brigões" - muito por conta, também, da criação que ela deu - vi muitos deles - inclusive meu próprio avô, se desesperando sobre seu cadáver. Mas o choro, a meu ver, não era de dor da perda de uma mãe ou de uma esposa, mas do remorso de tê-la feito sofrer e, por contrário, não dar a ela orgulho da família que tinha.

    Entendo que o remorso é egoísta, o arrependimento é o reconhecimento da culpa, como vc colocou e, com muita propriedade, enquanto o primeiro prende, o segundo liberta!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu :)
    Errar é próprio da nossa condição. Como coloquei em outro texto, acredito que nossa carne anseia por prevalecer, mesmo que reconheça que infringiu as leis que regem nossa consciência. O primeiro impulso é a auto defesa, auto justificação e um esforço tremendo em mostrar que não havia outra alternativa. Porém, o arrependimento é espiritual. É o resultado do convencimento do Espírito Santo, que nos mostra o ponto em que caímos, para que possamos rever os passos e conseguir crescer na situação.

    Já provou do bálsamo que é perdoar alguém ou ser perdoado por alguma atitude equivocada? Realmente é a libertação, é o peso que sai das costas, é a oportunidade de recomeço.

    Se nada podemos contra nossa condição, que constantemente nos lança no chão, quando o ego prevalece, pelo menos temos o momento de reconhecer essa fraqueza e tentar um conserto, quando estamos sendo guiados pelo Espírito de Cristo.

    Um exemplo bíblico que ilustra isso, é o de Judas, o traidor e o de Pedro, o amigo que abandonou Cristo na hora da morte. o primeiro sofreu grandemente com o remorso, ao ponto de se matar. Mas o segundo se arrependeu e serviu à Deus até o final da vida.

    ResponderExcluir
  3. Vc já perdoou aquela pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Não sei de que pessoa você está falando especificamente, Sr. anônimo, porque são muitos enviados do inferno pra atazanar a vida do crente.

    Mas não carrego nada de negativo dentro de mim, mesmo que o ofensor nunca venha a se arrepender.

    Isso é perdoar: não remoer ofensas, agressões, mentiras e situações lamentáveis, de modo que não impere o sentimento de vingança em nosso coração e nem prejudiquemos nosso relacionamento com Deus.

    Quanto às pessoas que não se arrependem, continuam aprisionadas em seus remorsos e crises existenciais. O Espírito Santo trata com elas e eu não preciso nem pensar mais nisso :)

    Minha vida com Cristo é muito mais importante do que esses percalços da vida. Só não posso obrigar ninguém a me amar e aceitar que Deus tem me amado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Pra sua reflexão, Sr. anônimo :)

    "João 15

    18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

    19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

    20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.

    21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou."

    Depois de meditar nesses versículos, leia também as Bem aventuranças em Mateus 5:3 a 10.

    E você vai entender, que toda a sorte de perseguições em nome da Verdade vale a pena. E que a luz incomoda grandemente aquele que não quer ver suas obras desnudas.

    Quando aceitei militar pelo Evangelho, já sabia de tudo isso e não volto atrás. Sou seguidora de Cristo e certamente não serei poupada de sofrimento algum. E essa é minha Glória, ser parecida com Ele.

    ResponderExcluir