Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Uma fuga para o bem



Fugir da manipulação emocional não é covardia. É a quebra de um ciclo que aprisiona. Ninguém perde amigos ou amores. A gente se afasta de pessoas que nos fazem mal, que são tóxicas, que sugam energia, que roubam nossa saúde mental. Pessoas que percebem nossa sensibilidade e conhecem nossos pontos fracos e usam isso contra nós. Tiram proveito, te fazem sentir culpado por não dar o suficiente, por ter mais. 

Contam misérias, se vitimizam, são as vítimas do universo, escolhidas a dedo para passarem as piores coisas e problemas, sempre na tentativa de acorrentar ao redor dela quem a compense. Risinhos na frente e apunhaladas pelas costas.

Se relacionar não é um jogo, ninguém precisa provar o quanto vale e nem precisa se humilhar pra merecer afeto. Fuja enquanto pode, se afaste enquanto há tempo. O luto passa, as emoções se curam, de fora se vê com mais clareza.

Pessoas amargas envenenam sua alegria, sujam sua paz. Pessoas invejosas não confessam que te odeiam, elas tentam a todo custo te fazer acreditar que não merece a felicidade que você colhe porque plantou boas sementes.

A alma floresce onde há incentivo e não competição. O amor tem que se direcionar para onde há terra boa que o receba. Ninguém tem que esconder a própria luz porque o outro vive em trevas e se incomoda. Vá luzir em outro lugar, com outras pessoas, em outros contextos.

Fuja das pessoas que se incomodam com seu bem estar, com sua paz, com sua alegria. Pessoas que te jogam dentro de suas próprias guerras e projetam em você as próprias sujidades.

Tem gente que não merece participar da sua vida, não merece saber de você, não merece sequer ter notícias suas. Você não é recipiente da dor de ninguém, se você não estiver bem, nem consegue ajudar.

Querendo ou não, toda relação é via de mão dupla. Quem vem vazio vai te desfalcar. Se afasta pra ver: seu humor melhora, sua leveza volta, sua alegria foca no que realmente importa, sua paz devolve sua saúde emocional.

A vida é muito curta pra perder tempo com conexões que não nutrem. Apenas fuja, quem tem que se preservar dessas sombras é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário