Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2022

Nas regiões celestes

Não há como viver confortável neste mundo, porque o cristão está assentado com Cristo nas regiões celestes. É como sair de um estado natural para um sobrenatural, onde se desconecta do que é comum e se liga em algo muito maior. É um estado intermediário, porque ainda somos terrenos, temos demandas nesta vida, porém nosso coração está em algo subjetivo. Os pés na temporalidade, ocupando o espaço, mas o interesse está na eternidade, nas coisas que permanecem, no que importa e perdura. É mais ou menos o que consigo explicar. 
O homem forja para si ambientes místicos, com rituais, agendas, obrigações, como se pudesse com isso pagar o impagável. Como se devesse algo por ter sido salvo. Mas é justamente por ser algo fora do alcance que se chama Graça, favor imerecido. É justamente por não poder retribuir, que o amor de Deus constrange. E também por isso, que a verdadeira religião é se manter incontaminado com os atrativos deste mundo e se ocupar com ações motivadas pelo amor. Doar-se ao invés de reter.
Vícios, posses, apegos e culto ao ego são o que tornam o homem carnal e com o entendimento bloqueado. Desapegar-se e dedicar-se a edificação do outro, é o que faz de um ser humano alguém espiritual e isto só é possível, quando o homem entende a própria miséria, se entrega para morrer com Cristo, ressurge numa nova consciência e assenta-se com Ele nas regiões celestes. Enquanto pensa que pode retribuir, que seus esforços o fazem merecedor ou que por ser religioso vai alcançar objetivos melhores que os outros, só tem mesmo a dinâmica de sua própria religião, porque o que religa mesmo é o amor.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

depurados

Caminhar nessa dimensão, é aprender a se depurar. Estamos, através das nossas experiências, buscando um aprendizado que terá efeito não apenas aqui, mas quando formos plenos. Por essa razão, encontramos pessoas de todos os tamanhos e todas as frequências, causando em nós mesmos, a sensação de somar ou sugar de nós. Gente que doa ou retira de nós a energia que possuímos. Gente que está sempre no negativo e quando se aproxima, nos causam mal estar com seu peso, sua densidade, seu vazio existencial. Ou gente que transmite calma, leveza e força, acrescentando em nós amor e positividade.
Há algo muito maior, algo que não apenas está, mas de fato é. Vivemos nesse imenso organismo como se cada um fosse uma célula, fazendo parte do todo. E nos conectamos nas relações para produzir essas experiências, que como um depósito, voltará para nós com resultado positivo ou negativo, de acordo com nossos investimentos.
Tem gente que faz das alegrias seu foco, outros se fixam nas tristezas. O alegre alimenta a gratidão, os tristes se tornam ladrões da boa energia alheia. O leve vê sentido até na dor, sabe que os pés estão no limite da temporalidade, mas a visão é ampla, panorâmica. O denso só vê escuridão e se afunda cada vez mais em solidão, raiva e frieza.
Estamos sendo acompanhados, de maneira nenhuma estamos sós. E a natureza nos mandam mensagens o tempo todo, assim como os bons encontros dos que aprenderam a ser um.
O egocentrismo é a porta da cegueira. É necessário aprender a se compreender como parte do todo e enxergar o outro como extensão de si mesmo. Somente se encontrando nesse imenso organismo, tudo começa a fazer sentido.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Fé com obras

Da mesma fonte não jorram
Águas doces e amargas
Vida com Cristo são atos
E não apenas palavras

Obras que te identificam
Mostram quem é teu Senhor
E acompanham a fé
Misericórdia, justiça e amor

Obras e fé andam juntas
Não para te justificar
Mas para mostrar as veredas
Que te guiam ao caminhar

Para os co-herdeiros com Cristo
Veredas que o Pai preparou
Obras são consequências
Nos que Jesus já salvou.

Glorifica a Deus com sua vida
Honre Aquele que É
Guarda as palavras de Cristo
Ele te faz herói da fé.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Doer

Não é que eu não faça contato com a dor, mas aprendi a doer.

Quem cuida do cuidador? Quem quer lhe saber?

Quem lembra dele quando não precisa, quando inútil está?

Quem o inclui em seus planos, quem quer apenas ficar?

Viver é aprendizado, quase nunca é fácil

Mas sozinho é desafio constante

Parecer inteiro mesmo estando aos pedaços

Gritar por dentro, sem mudar o semblante.

Sempre apontaram meus defeitos, mas as virtudes descobri só

Pelo menos as que desconfio que tenho, dos males, o menor.

Não é que eu não faça contato com a dor, mas aprendi a doer.

Faz parte sorrir apesar da tristeza, no combo inconstante que é viver.


quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Fermento

"Um pouco de fermento, leveza a massa inteira." Quando se trata da corrupção do sistema religioso, não importa a "boa intenção" de uma pequena parcela, no fim das contas, tudo o que está mergulhado em lama podre, está contaminado.
Quando você lê em apocalipse, que a grande Babilônia está condenada porque iludiu e seduziu o povo de Deus para se desviar, a Palavra não está falando da Igreja católica, pois só um hipócrita não enxerga que o segmento evangélico tem erros tão graves quanto o desvirtuamento que a Igreja católica sofreu durante os séculos, inclusive idolatrando seus líderes e artistas ricos usando o Nome de Jesus. A reforma protestante foi bem até a página dois, porque o sistema religioso continuou podre dos dois lados.
Se alguém não consegue servir a Deus no próximo, não importa sua agenda religiosa, os rituais que cumpre, a vida de aparência que tem, é hipócrita, raça de víbora e sepulcro caiado como os fariseus.
O culto racional se experimenta através das boas escolhas. "Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês" Rom 12:1 O congregar que não devemos deixar, é o se importar com o outro, tendo suas alegrias e tristezas como se fossem nossas, pois foi o que Cristo fez e devemos fazer o mesmo em memória Dele.
Até quando os que se dizem povo de exclusividade de Deus, permanecerão no meio dela, a grande Babilônia que atravessa os séculos tragando tudo e todos que vê pela frente, fazendo comércio das pessoas e lucrando horrores em nome da fé?
E essa guerra velada camuflada em pele de "amor", classificando e perseguindo pecadores, ao invés de testemunhar que o preço impagável foi pago por Cristo para que as benesses da Cruz alcancem a todos que se reconhecerem dependentes de misericórdia?
Acordem! É no chão da tua existência que você mostra o que aprendeu com Cristo, se é que não é mais um iludido. Daí do teu pedestal, você não é capaz de se repartir com teu irmão, como Jesus instruiu. Porque se você enche a pança e deixa teu próximo faminto, você come maldição pra si mesmo. Isso significa se importar apenas com o que é seu: seu trabalho, sua família, suas finanças e ignorar que fomos chamados pra ser UM.
Até quando a grande Babilônia vai cegar vocês pra só fazerem o que ela quer? Até quando se prostrarão diante da estrutura de pedra? Até quando se prostituirão com este sistema, negando que Jesus veio ensinar o amor e não mais uma religião?
Ouçam enquanto é tempo e sejam o que foram chamados para ser em espírito e em verdade.

sábado, 9 de julho de 2022

A luta não é contra a carne, mas contra os sistemas

 

Efésios 6:12

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre o contexto. A Igreja primitiva sofreu a perseguição do império romano e militar (principados e potestades), dominadores (representantes que executavam os cristãos pegos em flagrante) e hostes espirituais (representantes da religião judaica que matava em nome de Deus).

Os ajuntamentos em nome de Jesus Cristo eram terminantemente proibidos, mas por causa do amor que os unia, eles continuavam se reunindo, se ajudando mutuamente, vendendo suas propriedades para suprir as necessidades uns dos outros, desafiando os sistemas e muitos foram perseguidos até a morte. Muitos dos corpos eram queimados em postes para servirem de exemplo.

O que Paulo está dizendo, é que seguindo o que Jesus disse, os cristãos deveriam amar os inimigos e orar por quem os perseguia como indivíduos, porque maior do que estes, eram os sistemas que impediam o crescimento da Igreja, isto porque antes do Imperador Constantino autorizar o estabelecimento das reuniões cristãs, quem não seguisse o protocolo recebia pena de morte.

Hoje vemos que líderes rasos que ensinam gente mais ignorante ainda, espiritualiza tudo, resultando em pessoas que enxergam o diabo em tudo e distorcem o que de fato foi dito.

Regiões celestes, nada mais é do que o ambiente onde acontece o Reino de Deus, que já veio, ou seja, o governo de Deus e sua Lei que norteia a vida do cristão.

Nas regiões celestiais já fomos abençoados em Cristo. Efésios 1:3 pois se seguimos a Cristo ressurreto, é porque também com Ele caminhamos, morremos, ressuscitamos e nos assentamos com Ele nas regiões celestiais. Fisicamente estamos na mesma condição dos demais, mas espiritualmente, por meio da fé, estamos garantidos em Cristo.

Portanto, embora os sistemas de poderes do mundo não compreendam e nem vivam segundo os princípios e valores ensinados pelo Mestre, nós que vivemos pela fé, temos o alvo na esfera espiritual. Pés neste tempo e espaço, mente na atemporalidade.

Continue não tomando a forma do século, vivendo o amor uns aos outros que é a verdadeira religião, pois o diabo foi vencido na Cruz. E é esta ilusão que está ao redor, que pode junto com seu ego, tirar o foco das coisas espirituais, que se assimilam espiritualmente. O povo de Deus não precisa parecer esquizofrênico, basta não se deixar corromper.


terça-feira, 5 de julho de 2022

Para o povo estereotipado, de cérebro lavado, que entrou na forma institucional, perdeu a individuação e terceirizou o direito de pensar, afirmar que Deus é amor chega a ser uma ofensa, pois é inadmissível que alguém seja livre ao ponto de viver sem medo. Mas diz a Bíblia que o verdadeiro amor lança fora o medo. Então, porque vivem sob o jugo das acusações, ameaças e maldições, aqueles que dizem ter aprendido amar?

Como é difícil para estes entender que a Graça de Deus alcançou o mundo e que nada depende do mérito humano, pois a justiça de Deus foi feita em Cristo. "Não vem de vós, é dom de Deus", "não há um justo sequer", "não há condenação para os que estão em Cristo". Mas ainda assim, repetem versículos como papagaios, sem nenhum entendimento, crendo que no primeiro vacilo perigam perder o que de graça receberam. E como se não bastasse carregar este fardo insuportável, não se conformam com a leveza dos que seguem as palavras de Jesus, que gestam vida.



sábado, 4 de junho de 2022

Quem são os ateus?

 Jesus disse que estaria nos pequeninos e que quem suprisse a necessidade deles, na verdade  servia ao próprio Jesus. E quem os negligenciava, mesmo que vivesse em função de religiosidade, não o conhecia e nem era conhecido por Ele. Por esse prisma, quem são os ateus? (Mateus 7:22, 23)

Muitas vezes a dificuldade dos homens, é enxergar Deus na caricatura criada por outros homens, que na verdade, não é o revelado na Bíblia. 

A figura vingativa, que faz acepção, segregadora e inspirada na percepção dos judeus, é muito diferente do Pai amoroso, tardio em irar-se, que encerrou a todos no pecado para ter misericórdia com todos por meio da justiça em Cristo, que não faz acepção e que atrai pela sua Graça e não por mérito humano, que o Filho veio apresentar ao mundo.

Muitas vezes os que se dizem parte do Corpo de Cristo, agem como Israel que nega Jesus. Pois se o chamam de Mestre, por que não reconhecem sua voz e nem aprendem com Ele? 

O povo de Deus é reconhecido por causa do AMOR, pois estão enxertados na Boa Oliveira e não podem ter outra seiva circulando em si. Não tem nada a ver com rotinas, mas com a essência parecida com Cristo. É assim que Ele nos separará para sua direita ou para sua esquerda.

domingo, 15 de maio de 2022

Aos próprios olhos

Em alguns momentos, a dor é tanta, que fazemos doer nos outros. Quem sofre, faz sofrer. Quem se enxerga injustiçado, acaba cometendo injustiças. Quem camufla as próprias imperfeições, acaba se projetando no outro e por incrível que pareça, acaba reprovando no outro o que enxerga de si mesmo nele.

Algumas vezes a dor e amargura é tanta que nos tornamos tóxicos. Lidar e às vezes até conviver com nossas atitudes se torna um fardo para os outros, mas uma alma nessas condições, não é capaz de se avaliar, muito menos de se consertar.

A justiça do homem é trapo de imundície. Se o parâmetro não for Cristo e a Lei do amor, nosso ego vai conspirar contra nós mesmos.

Alguns textos me vem a mente agora, um deles é onde Jesus ensina que não somos bons, que só UM é BOM. Não somos capazes se ser bons por nós mesmos, nossa bondade é seletiva, escolhemos quando e com quem seremos razoáveis, ao mesmo tempo em que prejudicamos o outro sem sentir pesar. Só Deus é essencialmente BOM e JUSTO.

Em Adão, todo homem tira Deus do centro pra realizar a própria vontade. E só é possível seguir Jesus, quando se nega a si mesmo, se toma a própria Cruz que é renuncia pelo outro e se passa a viver o que o Mestre ensinou.

Um exemplo claro está em Lucas, capítulo 18, entre os versículos 9 e 14. Onde um fariseu ora se exaltando e um publicano se humilha diante de Deus, quebrantado e contrito pelo que de fato é. Um se julga bom, justo, perfeito e sai de lá reprovado. O outro se enxerga como é e Deus o justifica.

Nesse mundo de cegueira e ilusão, onde se cultiva o ego com tudo de podre que há no ser humano, na maioria das vezes as pessoas sofrem e fazem sofrer, justamente porque não tem a essência amorosa, muito menos o senso de justiça e bondade. 

Por fim, Jesus diz que de nada vale se alguém testifica de si mesmo. Se o outro não te enxerga como bom, justo, verdadeiro. Sua autoavaliação certamente estará equivocada. O que você testemunha para quem te cerca?

Ninguém é mal aos próprios olhos. Pra maioria das pessoas o universo elege alguns para vitimizar. Mas seguramente, cada um colhe da vida, a vida que merece. Porque Aquele que é BOM e JUSTO, dá  a cada um segundo o seu procedimento. O que o homem plantar, isto ceifará.


terça-feira, 29 de março de 2022

Eu escolho Cristo

Ler a Bíblia é algo extremamente fácil por ser acessível, mas complexo e passível de distorções, erros de interpretações e até manipulações de quem escolhe textos fora de seu contexto para servir de pretexto para heresias. Se com a Bíblia completa nas mãos, o homem está sujeito a não compreende-la, por "n" motivos incluindo tradução, cultura,  quanto mais se usar uma obra humana baseada na Bíblia, para dar respaldo a criação de religiões estranhas a própria história do cristianismo?


Se o Evangelho é a boa nova de salvação, o anúncio de que está consumado pelo único que cumpriu a Lei de Deus, porque eu usaria uma obra baseada no Evangelho e não a Bíblia, que é uma mensagem global, onde de genesis a apocalipse, uma história é contada? Doutrinas falsas são baseadas em textos fora de contexto, subtraindo o principal que é o homem compreender sua luta contra o próprio ego, sua incapacidade de se manter limpo e a necessidade de compreender que o que conseguimos fazer, não é por mérito humano, mas por causa da mediação de alguém que fez no nosso lugar, algo que era impossível a nós realizarmos.


Em Adão, compreendemos nossa tendência em querer ser como Deus, em tirá-lo do centro para tomar a autonomia das nossas escolhas egocêntricas, no peso da consequência do pecado que nos faz transferir nossas culpas, nos esconder da presença de Deus, fugir das responsabilidades. Em Caim se perpetua o egoísmo de não aceitar que outro sobressaia. Abel sacrifica apontando para Cristo, por se reconhecer dependente, mas Caim se apoia no mérito que não tem. Em Israel enxergamos um povo almático que não consegue cumprir a Lei, revelando que dentro da história, é impossível ao homem sem o Espírito Santo ser justo. Não há um Justo sequer, um que agrade a Deus, nenhum sequer que não dependa da mediação do Salvador. E por meio de sua obra perfeita, somos justificados em sua justiça.


Assim, doutrina nenhuma substitui o Caminho, a Verdade e a Vida que há em Cristo. Quem torna possível ao homem ser religado a Deus por meio do amor que Jesus nos ensinou. É negando o ego que conseguimos amar. É enxergando Adão na nossa própria natureza que podemos negar a nós mesmos e seguir o Mestre como filhos da obediência. É dependendo da misericórdia que a alcançamos e não por esforço humano.


Jesus não veio ensinar religião. Há uma diferença gritante entre o Evangelho e o cristianismo histórico. A religião é um roteiro, o Evangelho é caráter. Um é de fora para dentro, o outro é de dentro para fora. Um escraviza, o outro liberta, um alimenta o ego, o outro mata para que haja Vida eterna.


Eu escolho Cristo porque sei que sem Ele nada posso fazer, mas com Ele, posso todas as coisas.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Lar doce lar



Quando estava escolhendo piso bege para revestir minha cozinha, o pedreiro me sugeriu comprar tudo branco, chão e parede, porque ficaria mais bonito. Eu já tinha em mente a cozinha que eu queria, com parede clara e chão mais escuro, tudo em tom de bege e os acessórios e eletrodomésticos vermelhos para destacar dos armários e geladeira e fogão brancos. No fim, tudo ornaria muito bem e com minha personalidade.

Pra mim, um ambiente muito Clean, que geralmente as pessoas escolhem porque os decoradores sugerem, é algo sem a marca do morador. Menos pra mim não é mais, é ausência mesmo, de reflexo de si no próprio lar. Pra mim, a nossa casa tem que contar nossa história, nossos gostos e personalidade. Tem que ter informações sim, porque somos complexos, porque temos estilo e memórias distintas. 

Eu não me sentiria bem numa casa toda branca e sem detalhes que remetam a minha vida conturbada e cheia de memória. Me sentiria um robô, sem poder ser espontânea para não tirar nada do lugar. Parabéns pra quem consegue e gosta. Mas eu, apesar de gostar de cada coisa no seu lugar, não sou metódica com a limpeza e nem me estresso com uma bagunça moderada, afinal, tudo o que é bom acaba desorganizando a casa. Onde tem vida, tem vestígios 

Por aqui, a pegada é rústica, com muito artesanato e paninho pra todo lado. Sou apaixonada por tapetes, almofadas, cores, cortinas, enfeites e porta retratos. Tem estátua de basset que remete a minha saudosa Safira, tem caminhão de bombeiros em homenagem ao meu pai, tem brinquedos dos netos, tem flores artificiais, cristaleira e madeira de verdade nos móveis. Tem cachorro zanzando, tem TV ligada e tem cheiro de bolo assando e café fresco de coador.

Tem muita informação, é um pouco escura, tem o tamanho ideal pra mim e tem a minha cara. Precisa de ajustes e melhorias, está em constante reforma, mas é aconchegante e agradável, como meu abraço. Não é a casa dos meus sonhos, mas é a casa que foi se transformando na extensão de mim mesmo, é um pouco de mim, da minha fé, da minha individuação. Quem entra aqui, me reconhece. É assim que acho que tem que ser.