Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A mulher samaritana



Graça, favor imerecido, dom gratuito de Deus.
Evangelho, a boa Nova de que não precisamos mais ficar encerrados na morte, porque Jesus pagou nosso resgate e Nele, temos a esperança da ressurreição.

Deparei com uma pergunta num site qualquer: "Se alguém precisa professar uma fé correta, a Graça não deixa de ser de graça?" Pelo que entendi, o rapaz se referia às nações onde o Evangelho tem dificuldade de ser difundido, onde muitas pessoas não podem crer por não terem ouvido a boa Nova.

No Evangelho segundo João, cap 4, deparamos com a história de uma mulher samaritana. Uma pessoa desprezada não só pelos judeus, por ser samaritana e mulher, mas também pelos samaritanos, por causa do seu histórico de vida.

Estes são os passos desta conversão: Jesus se revela, a mulher anseia pela sua promessa. Ele a faz se enxergar pecadora, ela se preocupa com a geografia e Jesus lhe mostra o que é verdadeiramente ser Igreja. Como Igreja, ela sai anunciando a Cristo e a sua promessa à todos que encontra, não por já ter sido suprida, mas por crer que aquele com quem estivera, era o enviado de Deus.

O Evangelho é assim: há a notícia de que em determinada fonte, jorra água viva, sem pedágio, sem preço à pagar, sem acepção alguma e qualquer homem que quiser, tem livre acesso à ela. 

Mas a pessoa precisa:
- Acreditar que a notícia é verdadeira
- Desejar beber desta água
- Entender que esta fonte é única
- Se dispor a ir na direção da fonte

Então, o preço foi pago, mas se a pessoa nunca souber disso, não poderá se deslocar até a fonte e não poderá beber da água. Claro que isto tudo é apenas uma analogia para entendimento, pois a Graça é livre de geografias e não faz acepção de pessoas. Mas o Evangelho precisa ser anunciado para que as pessoas creiam.

Antes de pensar que isso é injusto à quem pertence à outras culturas, pois só ressuscitará quem crer em Cristo e for reconciliado por meio Dele (pois todos pecaram, não há um justo sequer e Jesus é o Mediador entre Deus e os homens). Pense que se em algum momento você bebeu desta água, foi constituído Igreja e precisa ir para cumprir sua responsabilidade. Somos cooperadores de Deus no anúncio desta mensagem.

Se cada homem fizesse como a samaritana, testemunhando o que viu e ouviu, muitas pessoas sedentas pela verdade, teriam sido supridas. É mais fácil cruzar os braços e questionar.

Jesus mencionou a água que matava a sede temporariamente e a água que aniquilava com a sede. Ele estava falando do quanto a eternidade é melhor que a efemeridade. Assim como o VT é sombra do que haveria de vir no NT. Cada homem que a Graça ainda não alcançou por meio da fé, ainda é sombra do homem que poderia ser.

O homem que rejeita esta notícia, já teve sua recompensa. A pessoa que ainda não ouviu, não tem condições de beber. Terá que assimilar o amor por intuição, pois o espírito está pronto. (quem ama, cumpre a lei de Cristo) Desta forma é muito mais difícil, pois a carne conspira contra nós e se a alma não faz escolhas por meio do intelecto, fatalmente o homem tende a se obedecer.

Muitas vezes o que o espírito intui, é desprezado pela pessoa porque a carne grita por satisfação. A revelação fica lá adormecida, até que o intelecto assimila uma informação e então o homem entende com clareza o que já sabia por revelação. Logo, pregar o Evangelho é uma manifestação de amor na direção do outro. Aquilo o que você mesmo recebeu, você deseja que o próximo receba. É o amor transcendendo de Deus na sua direção, para que você possa emanar na direção do próximo.

Esta água tem o poder de transformar alma vivente em espírito vivificante. O portador do Evangelho, emana amor e tem este impulso na direção do próximo.

Tem gente demais preocupada com o local onde estava o poço quando o diálogo aconteceu, gente fixada na literalidade das palavras de Jesus e gente anunciando que qualquer água serve. Mas é cada vez mais raro, pessoas dispostas a ir anunciar a Boa Nova.

Quando você pensar em alguém do outro lado do mundo, onde o Evangelho não chegou, é legítima sua preocupação, assim como o desejo de fazer sua parte deve te incomodar.

O Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo. A promessa de salvação aconteceu no Éden. Jesus consumou a obra redentora dentro do tempo. Mas cada homem será alcançado pela Graça, na medida em que crer no Evangelho. Tudo o que se poderia conhecer de Deus, já está revelado. Mesmo quem não assimilou a verdade por meio da alma, pode intuir o amor por meio do espírito.

Portanto, se você é Igreja, anuncie a Boa Nova. Ame ao próximo como a si mesmo. Faça pelo próximo, o que alguém um dia fez por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário