Estava pensando. Se não houvesse uma Palavra revelada, expondo a vontade de Deus para a humanidade, ainda assim Deus falaria à Sua criação.
Tudo o que vem a existir, tem em si as digitais do seu criador, seus sentimentos e desejos, ainda que não corresponda a toda a sua expectativa, tem a essência do seu criador. Por que seria diferente com a criação divina?
Imagino que o corpo (instrumento) do homem foi formado e com ele o ser (alma). Toda a sua individuação estava alí em potencial e o sopro de vida (espírito) acrescentou no homem a presença do Criador. Não há uma criatura sequer, que não carregue em si a energia de Deus, o sopro e a essência de Deus por meio de seu fôlego.
É nisso que creio, quando lembro que Jesus disse que apesar da carne ser fraca, o espírito estava pronto. Na verdade, o que está pronto não pertence ao homem. O espírito é o fôlego de Deus, que se retira de nós e volta pra Ele quando morremos. Mas enquanto vivemos, é este o canal que nos liga. É por meio do espírito que percebemos a fé, o amor, a contemplação do belo e desenvolvemos o fruto do Espírito até que esteja pronto a ser nosso alimento espiritual.
Por esse prisma, não há sequer um homem que não perceba Deus, pois todos tem um espírito dado por Ele. Ainda que uma cultura diferente, molde o entendimento deste homem em outra direção, ele ainda será capaz de perceber o amor e conhecer a vontade de Deus, por meio do espírito.
O que a cultura molda, é a alma. O espírito está pronto. O corpo é apenas o instrumento que nos possibilita realizar ações. Ele mesmo nada deseja e não peca. A concupiscência do homem, está em sua alma.
Então, cada povo, língua e nação, apesar de não conhecer a cultura cristã, ainda tem a essência de Deus advinda do Sopro de vida.
Mesmo os ateus, aqueles que negam a existência de Deus. Quando conversamos com eles, os argumentos são sempre direcionados à injustiça dos homens, à desigualdade no mundo, as catástroferes inexplicáveis, enfim, claramente percebemos, que o que eles rejeitam não é Deus, mas as caricaturas do deus criado por cada homem. Negam com a mente, porque não assimilam o Deus que percebem, com o deus apresentado pela ortodoxia.
Deus é Mistério. Ainda que haja uma revelação, ela é apenas o que podemos suportar Dele e ainda assim, cada homem a enxergará por um ângulo, de acordo com o suporte que sua própria alma lhe dará. São seus anseios e angústias que formará um deus à sua imagem e semelhança.
Conhecemos muitos cristãos que tem em Jesus, o seu vingador pessoal, ou aquele que está o tempo inteiro preocupado em satisfazer os desejos e necessidades dos seus súditos. Tudo indica que sejam manifestações de egocentrismo e não do AMOR, que deveria moldar a vida de todo aquele que a Graça alcançou.
Uma pessoa liberta dos costumes deste mundo, há de imaginar que Deus não está mais ocupado com a conta bancária dela, do que com o miserável que come lixo. É sempre a mesma tecla: o ego destrói o que o Amor deseja construir.
Creio sinceramente que o Espírito de Deus foi derramado sobre toda carne, pois é isso o que a revelação bíblica garante. E que apesar das religiões separarem os homens em grupos que digladiam entre si, o Deus que vivifica um, faz o mesmo pelo outro e sem acepção.
E possuir uma Bíblia em casa, não garante a ninguém um espírito em sintonia com o Amor. Da mesma forma que vemos manifestações de amor por todo o mundo. E não me consta que haja outra fonte do Amor, senão Deus, o Criador de todas as coisas.