Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Nunca mais depressão


A depressão sempre esteve presente, seja lá porque motivo for, minha reação sempre foi me isolar e remoer.
Até que num texto bíblico que aparentemente não trata sobre o assunto, eu pude refletir e fui tratada por aquelas palavras e nunca mais, apesar de entristecer e passar por momentos de dor, me entreguei à depressão.

Está em Mateus 16:22, quando Pedro, reagiu ao anúncio da morte de Jesus, com a frase "tenha compaixão de si mesmo" e foi repreendido, por fazer a vontade do diabo.

Entendi que movido pela carne, ele deu brecha para ser o instrumento que desestabilizaria a situação emocional de Jesus, fazendo-o se condoer com a injustiça que sofreria. Mas a vontade de Deus, era que Jesus cumprisse a Obra Redentora, para a salvação de muitos.

Isso me fez ver que a depressão, nada mais é do que sentir pena de si mesmo, diante das injustiças do mundo e das situações adversas. E que por traz dela, há a influência maligna que nos tenta tirar o foco do que recebemos de Deus.

Finalmente fiquei livre e entendi, que a paz que Jesus nos dá, não se dissolve com problemas. E que remoer coisas passadas ou nos sentir injustiçados num mundo injusto, é uma atitude egoísta.

Para me livrar da depressão, bastou uma mudança de postura.

3 comentários:

  1. Neth, a gente bem sabe que depressão é algo um pouco mais complexo do que sentir pena de si mesmo. Há questões neurológicas que incrementam o sintoma depressivo, tanto é que há pessoas que se tratam com medicamentos.

    Eu fui uma delas.

    Depressão não é apenas um sentimento, é uma condição física também. Melhor, é uma doença e como tal é passível de cura por parte de Deus.

    Sentir-se só no mundo, perder a noção do que é a vida e às vezes até nem entender o vazio em que se encontra é muito maior do que sentir pena de si mesmo.

    Vez em quando a depressão me ronda. Às vezes, parece que tudo perde complemante o sentido, a razão.

    Ainda bem que temos Deus, não???

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. O médico me explicou uma vez, que a queda da serotonina durante um momento difícil é normal. O organismo reage assim e a pessoa sente essa tristeza, essa falta de chão, perde a visão por um período. Até aí, é tudo normal e aceitável, inclusive a medicação para normalizar as taxas.

    Mas uma pessoa que perde o controle dos sentimentos, ao ponto de se tornar depressivo crônico e não deixa o organismo reagir como deveria, recuperando a serotonina perdida na situação difícil, fica escravo de medicamentos justamente porque desiste. É sim uma deficiência, mas provocada pelos nossos pensamentos de entrega.

    Fui depressiva muitos anos, desde a infância, embora tenha tomado medicamentos apenas por um período. Mas reagi à depressão com este texto e com o efeito que ele causou em mim, ao ponto de normalizar as taxas. Ou seja, a deficiência foi corrigida, com uma mudança de postura.

    ResponderExcluir
  3. Já te contei que perdi um filho por causa de depressão, quando tudo parecia normal com ele, né? A linguagem corporal explica que nossos sentimentos é que criam as doenças. E a ciência apoia que o estado emocional baixa a imunidade e acaba contribuindo pra uma desestabilização geral. Não há mistério nisso.

    ResponderExcluir