Páginas

domingo, 12 de outubro de 2008

Lavando os pés


Estamos limpos, assim disse Cristo.


Mas não somos nós que o traímos com nossas concupiscências, o negamos quando não nos convém assumí-lo e o abandonamos, quando ele diz que são poucos os trabalhadores?


“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” disse ele.


Todo o que caminha, carrega nos pés, o pó da jornada e cabe à nós, lavar os pés uns dos outros.


Nisto está minha justiça: Sigo limpa, apesar de ainda sujar os pés e não há homem que não os suje na caminhada.


O serviço mútuo é o maior sinal de humildade, não o ritual com água e toalha.


Assim, o significado do lava pés é imenso dentro do universo da graça, no qual todos estão limpos a não ser os pés. Deste modo olho para meu irmão como alguém que está limpo e caso seus pés estejam sujos eu não julgarei o corpo por isso, antes lavarei-lhe os pés.

6 comentários:

  1. Eu me apaixonei assim por alguem... por ter "lavado" os meus pes!

    B-joletas violetas

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Mas, os pés da consciência!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que Jesus e seus ensinamentos possam ser cada dia mais divulgados e seguidos!
    Um lindo dia querida. Saudades!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá mais uma vez Janete. E, mais uma vez, parabéns pela postagem.

    Essa questão bíblica conhecida como "o lava-pés" é muito interessante e rico, possui aplicação direta no nosso cotidiano, fornece ensinamentos dos mais variados.

    Por exemplo, o colega David Santos parece fazer uma leitura um tanto alegórica do que seria o episódio do lava-pés, eu já faço uma leitura talvez mais aproximada da sua - é literalmente lavar os pés - para isso é necessário "descer", ser menos orgulhoso - etc - coisas assim.

    Interessante a abordagem que o evangelista João e sua comunidade faz do episódio do lava-pés. Parece estar colocado no Evangelho como sendo algo central no texto como um todo - no pensamento semita (quiasmo - a parte mais importante está no meio) isso adquire grande significado. Quem sabe ele sugerisse que a ceia verdadeira é o lava-pés.Aliás, onde está a ceia no Evangelho de João, já se atentou para isso?

    Alguns defendem a tese de que o evangelho de João é um grande "U": começa com Deus descendo encarnado em Jesus descendo atinge a base do "U" com o lava pés e depois começa a ascender novamente - isso é bem bonito (!), eu acho, rsrsrs. Isso tem sido hoje tema dicutido em Teologia do Novo Testamento.

    Desculpe o incômodo com teologias.
    Abraços amigos.

    ResponderExcluir
  5. Janete,

    Há um tempo atrás postei o seguinte no meu blog:

    Já ouvi muitos pregadores, os quais disseram palavras e mais palavras, mas jamais esquecerei de um pastor amigo que resolveu pregar com uma atitude nada conveniente para hoje. Mesmo após alguns dias de uma cirurgia na perna, ele abaixou-se para lavar os pés dos seus ouvintes. Piegas? Sei lá. Só sei que se um dia alguém lavar seus pés, você nunca mais será o mesmo.

    ResponderExcluir