O sábio, é alguém que faz escolhas avaliando seu saber. Assim, fazendo boas escolhas, terá também boas consequências. No âmbito do conhecimento bíblico, uma pessoa pode ser inteligente para estudar a Palavra e ainda assim julgar de forma errada, por exemplo: Deus ama o homem incondicionalmente, portanto sempre perdoará qualquer atitude. Quando a própria Bíblia afirma que Deus não muda, que existe diante de nós sempre o caminho do bem ou do mal e que para ser bem sucedidos, devemos escolher o bem. Ainda diz que de Deus não se zomba, portanto tudo o que o homem plantar, isto ceifará. Logo, há uma sentença imutável que muitos chamam de lei do retorno, fato é que toda ação traz consigo a reação, toda escolha traz a consequência e Deus dá a cada um segundo seu procedimento.
Além disso "amor incondicional" se refere a graça que é o favor que ninguém jamais mereceu e já foi ofertado de uma vez por todas. Isto não dá permissão para ninguém pecar deliberadamente, esperando que Deus simplesmente se corrompa para não levar nada em conta. Aliás daremos conta de nós mesmos, pois viver desafiando a Deus é negar o sacrifício do Filho em nosso favor.
O amor bíblico não tem nada a ver com esse sentimento romantizado que os homens apregoam. Amar é tão somente doar de si em favor do outro, foi o que Cristo fez na Cruz e é o que o cristão deve fazer por todos. Quando a salvação não faz acepção de pessoas entre judeus, gentios, homem, mulher, escravos e livres, isto é amor incondicional, ou seja doação de Vida a quem não é justo por causa da justiça em Cristo.
Assim, um inteligente ainda pode ser tolo se escolhe a mediocridade e um ignorante ainda pode ser sábio, se sabendo põe em prática o que sabe.
Tiago 3:13 "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia."
Busque pois a sabedoria que vem do alto.