Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Continuação da Carta aos Romanos

Romanos 9

Este trecho da carta, é o que mais divide as ideias no meio dos cristãos. Existem duas vertentes: arminianos e calvinistas, que discutem esse assunto há mais de 400 anos. Porque não consenguem compreender como Deus pode ter o domínio de tudo e ser misericordioso ao mesmo tempo. Não vou me aprofundar muito nesse assunto. Dificilmente vocês vão ver discussões assim dentro das igrejas, tem textos que os pastores nem pregam pra não confundir, mas eu entendo que tudo na Bíblia é importante e cada cristão precisa conhecer a fe que professa. De Deus, nós só sabemos o que foi revelado em Cristo, mas há mistérios que não cabem na nossa limitação.  Como um Deus eterno, infinito e ilimitado, vai caber na compreensão de seres como nós?  Há mistérios que só vamos conhecer no céu.  Portanto, vou descrever o que Paulo está explicando, mas sem entrar na discussão teológica.

Paulo descreve o povo judeu, como o povo realmente escolhido para ser amado. De lá saiu a linhagem de Jesus. Povo eleito por Deus para que Jesus nascesse dentro dele. Povo que recebeu a Lei para ser diferente de toda a Terra. Porém,  Deus escolheu endurecer a este povo, para que todos os outros povos ouvissem o Evangelho da salvação e assim pudessem crer em Jesus. Algum judeu poderia achar isso injusto, pois se Deus endurece a quem quer é abençoa a quem quer, como podem então ser culpados pela desobediência?
Paulo então diz que se o oleiro escolhe a função do vaso, Ele tem esse direito. Paulo está falando da soberania do Criador, que sabe o propósito por que criou.
Como vimos no capítulo anterior, às vezes queremos fazer o bem e não conseguimos e o mal que rejeitamos, muitas vezes praticamos. Então,  não pode partir de nós o senso de justiça,  amor, gratidão,  misericórdia,  fe, domínio de si mesmo, etc. Se tudo isso não for dado por Deus a nós.
No mundo vai continuar existindo bem e mal, certo e errado, morte e vida, obediência e desobediência, porque é assim que criamos parâmetros. Mas o porque é assim, só Deus sabe. E se Ele tem uma forma diferente de lidar com cada um, só Ele sabe o porquê.
Deus conhece a história completa do início ao fim, mas nós vivemos um dia de cada vez. Ele sonda os corações,  Mas nós só sabemos o que está diante  de nós.  Então,  nos resta descansar em quem tem o domínio de tudo. Sabendo que se Ele começou esta obra em nós,  Ele vai completa-la.
Por fim, Paulo diz que o erro de Israel foi confiar nas próprias obras e não viver pela fé.  Assim, quem tem fé passou a ser os verdadeiros filhos, porque assim Deus quis.

Bom dia, irmãos!
Romanos 11

Bom, sabendo já que Deus não está sujeito ao tempo e já conhece tudo do nosso passado, presente e futuro, não fica difícil entender que Ele faz tudo com um propósito.

Neste capítulo,  Paulo compara a Graça de Deus, que significa favor imerecido com uma árvore,  Os ramos originais que são os judeus foram cortados temporariamente para que outros ramos fossem enxertados (nós). Isso significa que Deus esqueceu Israel? Fe jeito nenhum, Ele sonda os corações e já viu quem é remanescente, que nesse caso significa quem resta, quem sobressai no meio deles e se converte. Então,  muitos rejeitaram a Cristo, mas alguns deles creram.

Apesar da Graça ter nos alcançado e ter nos enxertado na boa Oliveira,  não devemos nos ensoberbecer.  Ao contrário,  devemos orar por Israel e desejar que eles sejam salvos.

Lembrem-se: quem sustenta está grande árvore é a raiz e não os ramos. Nos somos apenas ramos, sustentados pela raiz que é santíssima.  Em nós deve circular a seiva de Cristo, que é o amor. É isto que faz a diferença no mundo, é assim que honramos a Deus, é assim que cuidamos do próximo e é assim que vivemos pautados pelo Evangelho.

Apesar de não ser tão fácil de entender, nos resta ser gratos pelo grande amor que nos alcançou.  No final deste capítulo, Paulo reconhece que a intenção de Deus ninguém pode conhecer, nem os caminhos que Ele escolhe para realizar o que quer. Mas que é Soberano e tudo vem Dele, por Ele e para Ele.

Bom dia!
Romanos 12

Bom, depois de entender um pouco como Deus planejou salvar os homens de todo o mundo, primeiro se revelando à Israel, os ramos verdadeiros e depois aos gentios (outros povos) nos enxertando à boa Oliveira que é Jesus, entendemos enfim, que nenhum de nós foi chamado por acaso, mas com um trabalho a desempenhar pelo Reino de Deus. Somos todos cooperadores no anúncio desta boa notícia que é o Evangelho.

Cada um de nós é comparado à um membro, como se todos fôssemos um único organismo vivo, cujo dono e cabeça é Jesus. Cada pedacinho com sua função,  cada um refletindo Jesus na vida em que vivem. Culto racional, não é cumprir protocolos religiosos, nem agendas das instituições,  nem simplesmente frequentar as programações de determinados endereços. Culto racional é fazer no dia e dia escolhas que agradam a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, baseados no que aprendemos com Cristo. É na vida que se você o Evangelho, é nos encontros, nas relações,  nas nossas escolhas que mostramos a quem pertencemos, porque da porta pra dentro, qualquer um é evangélico.

Em seguida Paulo dá exemplo de algumas funções e posturas. Não tomar a forma do mundo, renovar a mente (estar sempre buscando se aperfeiçoar no entendimento da Palavra) Abrir mão do orgulho pra conseguir valorizar os outros, não ser sábio aos próprios olhos, mas ser simples pra reconhecer onde precisa melhorar, etc.

Como somos um Corpo só,  uns são chamados pra ser mão que levanta, outros são pés que se apressam a socorrer, abraço que consola, calor humano que une... quem recebeu dom ensine, abençoe,  contribua, sejam imparciais porque amar quem nos ama, qualquer um pode, mas amar quem nos causa dano e orar por quem nos persegue, só os filhos de Deus conseguem.
Enfim, ser disponível,  chorar com quem chora, se alegrar com quem se alegra, socorrer aos necessitados sejam eles quem for. Não negar ajuda nem pra quem se faz inimigo, porque constrangido com seu perdão,  talvez ele se converta.

E por fim, não se dexem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Isto é cultuar a Deus, este é o culto racional.

Lembrem -se o verdadeiro culto aceitável a Deus foi realizado na Cruz, hoje cultuamos a Deus quando mostramos que a Luz de Cristo reflete na nossa vida. Então,  devemos ser os mesmos quando estamos reunidos como Igreja, ou num lugar comum como em casa, trabalho, escola, vizinhança ou qualquer outro endereço. Cultuamos com a vida, sem cessar.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário