Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sobre a segregação dos religiosos




Nem tudo o que parece coerente, é sabedoria vinda do Alto. Geralmente os líderes que instigam a razão, pouco tem de revelação, posto que a sabedoria revelada, pousa no espírito, ao passo que o raciocínio, inteligência, cultura, conhecimento, razão e afins, são atributos da alma e variam em cada indivíduo.

Quando um líder argumenta: "Pense e chegue à uma conclusão à respeito da fé!", é como se ecoasse um som dentro de um ambiente vazio, porque é impossível. A intuição procede do espírito e é dom. Não é algo que se alcance usando o intelecto. O próprio Jesus disse que essas coisas foram ocultadas aos sábios segundo o mundo, mas reveladas aos pequeninos.

O engano arrasta multidões fisgadas pelo ego. Assim como a Serpente despertou no homem o desejo pela autonomia com relação à Deus, é fácil constatar que os  jovens são presas bastante vulneráveis, quando a ilusão de liberdade é instigada por líderes astutos. Os religiosos são pintados como ladrões da liberdade.

Assim, cresce a frequência de ataques aos religiosos. Distorcem as palavras de Jesus, para atacar grupos institucionalizados, como se esta classe de cristãos, fossem inferiores ou merecedores do inferno. Prega-se a liberdade e o respeito a todos os grupos, menos para este.

Embora o Evangelho seja um modo de vida ensinado por Jesus, para uma melhor relação do homem com Deus e com o outro (e isto basta), é importante observar que em momento nenhum, Jesus desconstruiu a imagem do Deus Todo poderoso de Israel, muito menos interferiu na prática religiosa daquele povo.

Em Lucas 5:14 lemos: "Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho." Em Mateus 5:18 lemos: "deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta." Alí, Jesus estava falando à judeus que sacrificavam animais, embora alguns pastores prefiram converter a oferta em dinheiro.

Os líderes a que me refiro, adoram Mateus 23:23, para justificar a ojeriza por religiosos. Lá diz assim: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" Percebe que Jesus não desconstruiu a religião, mas reprovou a  omissão no que era mais importante? O que fazia destas pessoas hipócritas, era a negligência no amor e na justiça e não o simples fato de serem religiosos.

Desde o Antigo Testamento, Deus falou através dos profetas, que não queria sacrifícios vazios, mas desejava que os corações estivessem quebrantados e contritos no momento do ritual. Eram simbologias, que deveriam ser precedidas por sentimentos verdadeiros.

Assim, o sacrifício deveria ser precedido por arrependimento, as cinzas na cabeça e as vestes de panos de saco que os judeus vestiam durante o jejum, deveriam ser precedidos por verdadeira renúncia, os dízimos deveriam ser o socorro ao que não tinha direito à terra e a Páscoa, verdadeira confraternização.

Jesus não desconstruiu prática alguma, desde que fossem motivadas por genuína fé. O que não provém da fé sim, é pecado.

Quando vejo hoje, pessoas valorizando liturgias, cerimoniais, ritos, etc. Os vejo como meninos na fé, que necessitam desta dinâmica para vivenciar as coisas espirituais. E este pormenor, não é empecilho para que eu os ame, pois tanto o que come, quanto o que não come, o faz para o Senhor.

Não estou defendendo os  líderes que usam a boa fé das pessoas para extorquí-las. Estes precisam sim ser confrontados. Permanecer inerte com relação à eles, também é negligenciar no amor e na justiça. Mas existem grupos sérios, pessoas de bem, ministérios que cooperam com o anúncio do Reino de Deus e que merecem respeito.

De maneira nenhuma, todo este ódio,  perseguição e menosprezo, tem justificativa bíblica. Estas sentenças condenatórias, só mostram a ausência do amor de Cristo, nas ações de quem usa a internet para segregar.

2 comentários:

  1. Graça e Paz!

    Poderia dizer que seu blog é um refúgio para se ouvir a sabedoria de Deus, cuja a forma se torna em loucura para leigos e religiosos, mas para mim um manancial de águas refrescantes!
    É difícil termos que fazer esta constação, mas é fato, temos nos divididos, e cada vez mais nos separamos (segregamos).
    A solução para esta enfermidade é o amor! Pois só o amor constrói pontes (pontífice), pacifica relacionamentos e ajunta sem espalhar.
    Mas tb é fato, que conquanto o tempo do fim se aproxima nossas diferenças tendem a aumentar, e isto devido a falta de amor, ou ao esfriamento do mesmo.
    Façamos nossa parte, não segregando, mas respeitando o entendimento de cada indivíduo em seu culto racional.
    Beijão Net, estó com saudades das nossas conversas, vê se aparece!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho, amigo. Fico feliz que entenda minha inquietação com relação às divisões por causa da divergência de ideias. Muitas vezes perco a vontade de participar de conversas à respeito, por constatar que o amor é colocado em último plano, quando deveria ser a principal característica do cristão.
    Também sinto saudades de você, abração! :)

    ResponderExcluir