Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dois extremos


Dois extremos, tem adoecido o Corpo chamado Igreja: Os que enveredam pela influência da pós-modernidade e os que se deixam levar pelas fantasias evangelicais, que enchem a sã doutrina de penduricalhos dispensáveis.

Dia desses, ouvi uma pérola sobre as gotas de sangue que brotaram e desceram da testa de Jesus, no auge de sua agonia no Getsemani. O pregador leu em algum lugar, que Jesus pode ter tido um infarto ou derrame cerebral. Segundo ele, só nessas condições, é possível transpirar sangue. É mais fácil aceitar uma heresia, do que simplesmente crer que houve uma conversão do suor em sangue.

É como se a revelação bíblica, já não fosse suficiênte. A morte de Jesus, não foi terrível o bastante e carece de uma incrementada.

É como se o mérito de Jesus fosse o tamanho de seu sofrimento e não mais a Sua Perfeição ao se entregar sem nenhum pecado e impureza, depois de caminhar no meio da lama, da podridão... O Lírio puríssimo no meio dos vales.

O outro extremo, é a total ausência de fé. Não sei por que cargas d'água, alguns cristãos ao estudarem mais à fundo a filosofia, escolhem Nietzsche e outros pensadores ateus, para com suas ideias, relativizarem o ensinamento de Cristo, pondo de lado a certeza de que Ele era antes de todas as coisas e que tudo foi conforme deveria ter sido.

A maioria não se diz ateu, mas perdem completamente a fé e a visão à partir do espírito. É como uma "miopia" espiritual, que só permite que a visão fique limitada à carne e toda a sua corrupção.

Realmente, é muito mais fácil confessar o fracasso, mas por que, se temos a Graça conquistada pela Perfeição do Cordeiro de Deus?

O perigo dos cristãos seguidores de filósofos ateus é este: não conseguem vislumbrar o que receberam na Cruz, por motivos óbvios.

O pensamento de Nietzsche, é centrado em alguém que enxerga a vida à partir da carne, enquanto os cristãos genuínos, vêem à partir da Cruz.

Sem a fé, sobra apenas o que somos. Mas pela fé, já não importa o que somos. Importa o que Cristo é. Importa que a Perfeição comprou os imperfeitos e não foi em vão que nos deu o Seu Espírito como penhor.

Se estou só, realmente sou um fracasso. Mas se  estou em Cristo, sou mais que vencedora.

Não que haja mérito em mim, mas o preço foi pago, pra que eu vencesse Nele. E vencer, não é outra coisa, senão poder dizer não ao meu ego e às minhas concupiscências.

Sem a fé edificada na Rocha, sobra ilusão ou desilusão.


5 comentários:

  1. Como vc disse, nada como dar uma enfeitada no sofrimento de Cristo. Isso causa impacto e cativa a audiência, o que pode, nos dias de hoje, ser revertido em boa arrecadação de dinheiro.

    No caso da perda da fé, não são poucos os casos de quem saiu do curso de Teologia e até foi para o púlpito totalmente esvaziado de fé. Talvez venha daí meu medo/repulsa/resistência à estudar Teologia com certa profundidade. Prefiro ficar nas minhas limitações, porque o que faltar de entendimento peço para Deus completar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Coberta de razão, Lu. Parece que chegou o tempo da apostasia. A parte da salvação todo mundo entendeu e aceita de bom grado, mas a parte de padecer por Cristo ninguém quer.

    Florearam o Evangelho de forma que ele ficasse agradável à todos os ouvidos. Formaram um deus à própria imagem e semelhança e arrastaram multidões à heresias e distorções.

    Quanto aos estudos sistemáticos, acho importantes no que toca ao conhecimento de fatos históricos e geográficos, mas não é assim que se conhece Deus. O perigo é o ego inflar ao invés do cristão negar-se, daí a fé se esvai como se o homem fosse um saco furado.

    A revelação bíblica diz que Deus escolheu os pequeninos, os humildes pra se relacionar, daí sobra pros outros a ilusão ou a desilusão. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Janete!

      Tenho percebido que o Evangelho é muito pouco para as pessoas sedentas pelo conhecimento. Vida está na árvore da Vida (Cristo) e conhecimento está na árvore do Bem e do mal!

      Seja a Filosofia ou qualquer outra forma de busca pelo conhecimento que não seja apenas o Evangelho traz para o ente sedento uma série de perguntas sem respostas. Segundo diz a TV Globo, através do seu canal "Futura": não são as respostas que movem o "mundo" (árvore do conhecimento) e sim as perguntas!

      Perguntar/questionar é pertinente e necessário, mas a questão é: A QUEM PERGUNTAR?

      Faremos as perguntas aos homens ou a Deus?

      Romanos 3:3-4
      3 - Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
      4 - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

      Excluir
  3. Graça e Paz Janete!

    A busca pelo conhecimento é antiga! O homem despreza a árvore de vida para obter a do conhecimento.

    A Globo em seu canal "Futura" preconiza: "não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas"

    Perguntar é inerente ao ser humano e saudável. Mas A QUEM PERGUNTAR?

    Seriam os homens descendentes de Adão que nos podem responder?

    Romanos 3:3-4
    3 - Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
    4 - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

    No amor,

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, como gosto das suas visitas por aqui!
    O homem precisa compreender, que não suportaria todas as respostas. Alguns, se perdem tanto na arrogância, que imaginam que seriam um deus melhor que Deus, pois fariam diferente. Outros tentam à todo custo definí-lo segundo padrões humanos. Viverão cegos e vazios... somos pequenos demais pra compreender o Mistério, Eterno e Ilimitado.
    O que eu lamento, é que estes tem mais discípulos que Jesus. É cada vez menor o grupo dos que se limitam a ser Evangelho na vida do próximo.

    Abraço

    ResponderExcluir