Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Deus odeia?



Vi essa discussão na página de um cantor cristão e percebi uma grande confusão no entendimento geral. Alguns cristãos acharam absurdo, o pregador dizer que Deus odeia. Participei lá, mas gostaria de expor aqui minha percepção.

Primeiramente, a idéia que temos do ódio, é carregada de humanidade. Nosso ódio é egoísta e provém de um coração maculado pela queda. O sentido bíblico para esse "ódio" de Deus, é a ofensa que o pecado causa num ser Puríssimo. O pecado é um ambiente, onde Deus não suporta estar e consequentemente, o pecador se tornou destituído da presença gloriosa de Deus.

Hoje, a ausência de pregações neste sentido, tira a consciência de muitos cristãos, quanto o que recebemos de Deus. Se prega que Deus ama o pecador, independente do que ele faça. Muitos pecam habitualmente, sem a menor dor na consciência, porque afinal Deus ama e sempre estará pronto à perdoá-los. Mas são ilusões baseadas no egocentrismo humano. A Bíblia diz outra coisa.

O povo acha que pregando uma verdade parcial, contribuem com o crescimento do Reino. Se está revelado, é para que saibamos, afinal, cada um prestará contas de si. É conveniente escolher textos de acordo com o umbigo, mas não é sábio, porque a revelação está exposta integralmente. Devemos dizer sim que Jesus pagou o preço, mas deixar claro que nossa dívida era impagável e eterna, até para que haja consciência e gratidão.

Toda a confusão gerada na discussão, é que a maioria das pessoas tentam enquadrar Deus nos parâmetros humanos, mas Deus é eterno e nós não podemos definí-lo com nossa mente temporal.


O que o texto bíblico trata, é que Deus não suporta o ambiente de pecado e não há um justo sequer entre os homens, portanto, a separação seria inevitável. 

Em contra partida, a Bíblia narra, que o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, sendo manifesto dentro da história posteriormente, para que tudo fosse consumado. 

Exatamente por isso Deus é Amor, porque antes que houvesse o homem, o pecado e sua consequência, já havia a redenção. O perdão de Deus é o antídoto e antes que a culpa se manifestasse na história, o Amor de Deus a cobriu. Hoje, quando nos olha, é a Perfeição de Cristo que vê, o sacrifício que nos apaziguou, está entre nós, mediando nossa causa.

Nisto consiste a salvação: aprouve ao Senhor, disponibilizar uma Porta. E todos que aceitarem entrar por ela, encontrarão a Vida. Só não será reconciliado, quem se negar a crer. Se antes havia uma separação, hoje há acesso, não por mérito humano, mas porque nossa culpa recaiu sobre Jesus, o Cristo, que se fez justiça no nosso lugar.


 


4 comentários:

  1. O ódio neste caso, pode ser entendido como uma separação causada pela falta de arrependimento. É como se o pecado, tornasse o homem uma como uma sombra.

    Claro que Deus amou o pecador, afinal amou a causa humana e Cristo morreu por pecadores, doentes e sem Deus. Mas morreu, para que a situação mudasse. Ele não impõe seu amor e nem se aliança com quem não quer mudar.

    Não há diferença entre um convertido e outro que rejeita a Deus, senão pelo fato dos convertidos aceitarem que Jesus advogue suas causas. E isso faz toda a diferença.

    O pecado deliberado e sem contato com a consciência, continua sendo impencilho para que Deus tenha um relacionamento com o homem.

    Apesar de ser misericordioso e abençoar bons e maus sem acepção, só nos achegamos à Ele por meio de Cristo. Sem Cristo não há mediação, não há uma ponte nos religando.

    ResponderExcluir
  2. Neth,

    O que houve com o fórum? Você o fechou?

    ResponderExcluir
  3. Sim, excluí o fórum, Lu.
    Como fugiu completamente do propósito pro qual o criei e porque não tenho a menor condição de dar continuidade ao que me propus, deletei-o.
    Espero continuar em contato com você por meio de nossos blogs, pois não quero ficar sem notícias do Davi. Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Janete...
    graça e paz,
    gostei mto do texto acima...mto interessante, me ajudou mto...a palavra de Deus nos enriquece e não acrescenta dores..

    Grande abraço.

    ResponderExcluir