Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ágape

O amor eros e philos são meramente humanos, porém o Amor ágape, é o Amor com que nosso Deus amou o mundo.

Mesmo perdidos nas nossas concupiscências e pecados, Ele nos amou incondicionalmente e nos ensina através de suas palavras e atitudes, que é possível ao homem, amar desta forma.

O fruto que o Espírito produz é este, não o philos, que é o amor com que amamos nossos amigos e familiares, nem o eros, que é o amor entre homem e mulher.

Mas o ágape, que é o Amor incondicional, aquele que não busca retorno, aquele que não requer recompensa, aquele que apenas os filhos nascidos do Espírito, são capaz de sentir, porque provém do Senhor.

É este que nos estimula à servir ao próximo, ser útil na obra e colocar Cristo no centro de nossas vidas.
É este que nos permite perdoar setenta vezes sete, mostrar a outra face para ser esbofeteada, assim como Cristo sofreu toda a espécie de tortura, permanecendo firme no seu propósito.

Qual o proveito de amar nossos próprios amigos? Há algo extraordinário em amar aqueles que demonstram amor por nós? Os que convivem conosco ou à pessoa pela qual sentimos desejo físico?
O ágape, nos permite amar nossos inimigos, aqueles que nos perseguem e injuriam. Que recompensa há, em amar apenas os que nos amam? Qualquer perdido age assim.

Para sermos perfeitos, como perfeito é nosso Pai, temos que receber Dele essa capacidade.

1 Co 13 explica detalhadamente o Amor, de que Cristo estava falando: O Amor que se submete ao sofrimento, que não busca os próprios interesses, que busca a justiça, que suporta as falsas acusações, que crê e que sabe esperar... este é o amor que não falha. É o Amor que o Senhor recompensa.

Amor incondicional, é aquele que não depende de reciprocidade para existir. É aquele que de tão grande, ninguém consegue definir. O próprio Deus é Amor. Puro Amor ágape e somente os que são Dele, possuem como herança esta capacidade.

Quem não é nascido de novo, não consegue identificar o Amor ágape. Foi por isso que condenaram o próprio Deus encarnado à morte, foi por isso que os próprios cristãos se omitiram e Pedro negou a Cristo. Visaram seus próprios interesses, porque o Espírito Santo ainda não havia descido sobre eles, portanto, não reconheciam nem produziam este tipo de Amor.

Infelizmente a maioria dos que se dizem cristãos, não tem a mínima noção do que Paulo está falando, em 1 Coríntios 13.

3 comentários:

  1. Há vários tipos de amor. Para todo tipo de gosto. Só não ama que não quer amar.

    ResponderExcluir
  2. "É aquele que nao depende da reciprocidade para existir"!
    Que lindo tema!!
    beijos e um final de semana feliz!

    ResponderExcluir
  3. Que o Ágape os cubra de bênçãos, amores!

    ResponderExcluir