Páginas

sábado, 6 de outubro de 2007

Religião Particular

Crianças e até adultos curiosos, costumam desmontar aparelhos na busca de algum defeito; depois não conseguem mais colocar todas as peças no lugar. No entanto, pior que montar um aparelho doméstico é tentar construir nossa própria religião.
O livro de Juízes fala de uma sociedade em crise. O problema? "Cada um fazia o que lhe parecia certo." Um filho furta o dinheiro da mãe. Mas, tendo sido restituída do roubo, ela pratica uma blasfêmia contra Deus: usa o dinheiro para fazer um ídolo de prata. Em seguida, após ver colocado o ídolo em sua casa, o filho, o que havia roubado, nomeia uns dos seus filhos para ser sacerdote do culto familiar!
Infelizmente, nossa cultura é bem parecida com a de Juízes. As pessoas fazem o que têm vontade, sem culpa. Há religiões para todo o tipo de gosto, e o emocional, miraculoso, sensacional, tangível, sobrepõem à fé e à obediência fiel aos preceitos de Deus para a vida.
Religião não é objeto de gosto, mas de verdade. Não se trata de algo que podemos conceber em nossas próprias mentes, mas crença, humildade, oração pureza do corpo e da alma, testemunho de fé. Acima de tudo, um compromisso de amor e lealdade a Deus, o que nos impede de fazer o que "dá na cabeça", para fazer sua vontade.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não vim aqui desorientá-la, mas permita-me dizer que a gente não pode confundir fé com religião. Nem todo mundo tem religião, mas todos têm fé. Fé é tudo aquilo que faz sentido para as pessoas. Quem somos nós para julgar aquilo que faz sentido para alguém? Cada um tem direito de assumir sua fé ao seu próprio modo. A fé é particular sim! A religião pode não ser, pois está vinculada a um discurso de alguma instituição (igreja, por exemplo).

    ResponderExcluir
  3. Concordo que todos têm fé, apesar de nem todos terem religião. Até acho que cada um tem direito de assumir sua fé seja lá como for, mas a verdade não vai deixar de ser verdade, porque resolvemos seguir uma mentira.

    Antes que me diga que verdade não existe, digo que verdade pra mim, é salvação em Cristo.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro não pertencer e nem criar religião alguma.

    Sou, totalmente, naturalista na minha fé.

    B-joletas

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga!!!!
    Se existe alguma coisa que te liga à Deus,
    essa é sua religião.
    b-joletas!

    ResponderExcluir
  6. Acima de tudo um compromisso de amor e lealdade a Deus. Gostei disso.
    beijos querida, e um lindo dia.

    ResponderExcluir
  7. Marlene, sempre tão doce!
    Obrigada por voltar! beijos

    ResponderExcluir