Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Lendo com o espírito

Os textos bíblicos, relatam histórias com essência espiritual.
Não são textos escritos para serem entendidos pela lógica humana, mas revelados para serem discernidos espiritualmente. São inspirações que edificam a fé, ainda que a lógica se surpreenda.

Quem lê e tenta entender com a mente apenas, além de não conseguir alimentar o espírito, tentará desvirtuar o sentido das escrituras. Ou dirá que Deus em outros tempos agia de outra forma, o que não é verdade, porque Deus é o mesmo, sem sombra de variação. Ou ela considerará as metáforas como algo próprio da tentativa humana de engrandecer seu Deus. De qualquer forma, fará uma leitura superficial. Por isso pessoas carnais, são céticas diante deles.

É nesse sentido que a letra mata.
O texto deve ser saboreado, absorvido, digerido, metabolizado. Então passa a ser vivificado dentro de nós, pelo Espírito de Deus. Essa intimidade com o Autor, é primordial para uma compreenção espiritual.

Dessa forma, precisamos nos esvaziar de nossos suportes teológicos, se quisermos absorver o ensinamento à partir de dentro, onde o Espírito Santo habita.

Quanto mais o homem tenta conhecer de Deus, através de estudos sistemáticos, mais confuso fica.
É impossível para a mente humana, compreender um Ser Eterno, Infinito, Ilimitado, Atemporal...
Só é possível conhecer de Deus, por meio da humildade de se achegar à Ele.

Quanto menos de nós, mais do Reino (esse modo de vida que Jesus nos ensinou).
Para que Ele cresça (em nós), é necessário que diminuamos. Deus se revela aos pequenos.

Alguém poderá pensar, que é assim que nascem heresias, mas é justamente o contrário.
Quando tentamos interpretar textos com a lógica, acrescentamos nele a nossa imperfeição, anulamos a essência espiritual do ensinamento.

Deus não é lógico, Deus é Mistério!
Ele se revela a quem Ele quer, porque sonda corações.

3 comentários:

  1. e eu, até hoje, não consegui entender a Trindade.
    Beijo Neth.

    ResponderExcluir
  2. É um assunto delicado :)
    Pelo que entendo, Deus é triúno. A figura do Pai e do Filho, é para facilitar nosso entendimento com relação ao Amor de Deus pela humanidade. É uma metáfora.

    Jesus, é Deus encarnado. É como se fosse uma tradução para a nossa linguagem. Deus Espírito é insondável, mas Deus encarnado revela o que precisamos conhecer de Deus.

    Sua existência na Terra foi marcada por um início, um ministério e sua morte na Cruz. À partir da ressurreição, Jesus retomou sua condição divina e Vive eternamente.

    Quando ascendeu aos céus, soprou do seu próprio Espírito, para que este habitasse com o homem. É Deus em nós o tempo todo.

    Tanto o Pai, como o Filho, como o Espírito Santo, são o mesmo Deus, mas manifestados de forma distinta. Coisa complicada mesmo pra nossa limitação entender.

    Até porque, Deus está fora do tempo. Segundo nossa ótica, Jesus viveu há pouco mais de 2000 anos, durante 33 anos, mas para Deus, todas as coisas são simultâneas, porque Ele é eterno.
    A Bíblia diz que o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo. Isso mostra que o tempo pra Deus é como uma bola, sem início meio e fim. É uma coisa só.

    Pensar em todos esses mistérios nos confunde mesmo. Mas Ele é Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!
    Excelente texto com poucas palavras. Está tudo resumido em "que eu diminua e Ele cresca! Amei!
    beijos e um domingo abencoado!

    ResponderExcluir