Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2009

Salvação e religião

"Eles não são do mundo, como eu do mundo não sou" Jo 17:16

A Religião transformou este e outros versículos, numa verdadeira prisão para crentes. Surgiu então uma série de "não podes" que pregam justamente o contrário do que o Evangelho de Cristo veio nos ensinar.

Houve um tempo, graças à Deus longíncuo, em que o cidadão convertido, era proibido de se divertir, ir à praia de trajes menores era pecado, marcar presença numa festa de um não crente, comparecer numa reunião de outra religião, ter uma TV em casa, dançar, conviver, ser livre. Pessoas eram podadas e forçadas à entrar numa forma.

Ser livres! É justamente para isso que fomos alcançados pela graça de Deus. Nascer de novo, ser salvos, significa que Cristo moldou nosso carater e o que antes não era observado, passamos a avaliar segundo os ensinamentos que ele nos deixou.

Não há regras, não há prisões, não há formas. Somos livres para ser e fazer tudo no Senhor. O que ama cumpriu a lei de Cristo. Todo o resto é coisa de homens.

Por outro lado, o que renunciou à tudo e abriu mão de viver (frustrado, diga-se de passagem) mas não abriu mão da arrogância, egoísmo, mágoa, mentira, orgulho, da ganância, ou de qualquer outra coisa que o impeça de amar o outro, perdeu tempo apenas.

Fomos salvos para este mundo e não deste mundo. Salvação é no nosso ser, é um viver diferente, sem amarras, sem grilhões. É aqui que devemos ser diferentes, um passo de cada vez, na busca de uma alma melhor a cada dia. É aqui que devemos ser sal, para dar sabor ao que está desiludido. É aqui que devemos ser luz, para ajudar o próximo à encontrar o Caminho.

Ser separados do mundo, como Cristo foi, não é ser parte de um seleto grupo de privilegiados, mas é ser parte de um grupo que procura seguir as orientações do Mestre. Deus não vai nos favorecer no sentido de interferir no andamento da nossa vida, mas vai trabalhar em nós, para enfrentar a vida com sabedoria.

Esse conjunto de regras que a religião nos impôs, não nos deixa aproximar do caráter de Cristo, mas acopla engano, soberba e mentira à nossa vida, nos afastando do Caminho, da Verdade e da Vida.
Que Deus abençoe nossa caminhada cristã e nos livre da religiosidade. Amém.

2 comentários:

  1. ser cristao nao e ser privado de nada deste mundo-
    -como se diverti,ter uma vida alegre cheia de gozo.mas o crente e diferente dos nao crentes,o crente tem que ser moderado em tudo,no que faz,o crente e o sal da terra,a luz do mundo,o crente e conhecedor do bem e do mal,
    eis o meu pensamento.

    ResponderExcluir
  2. Nossa diferença está no amor que devemos ter à Deus em primeiro lugar e ao próximo como à nós mesmos. O que passar disso é coisa de homens.

    E à partir desse parâmetro, podemos fazer nossas escolhas mais acertadas diante dos homens e agradar à Deus. :)

    Obrigada por sua visita, esteja à vontade aqui! :)

    ResponderExcluir