Páginas

sábado, 27 de junho de 2026

Caminho largo e caminho estreito

O crescimento na Verdade é, na realidade, um decrescimento. Convém que diminuamos para que o amor cresça.

Quanto menos houver de nós, mais próximos estaremos do alvo. Então, altruísmo, perdão e empatia deixarão de ser esforço para se tornarem frutos naturais de uma vida transformada.

Já não será difícil negar a nós mesmos em favor do outro, porque o bem do próximo terá se tornado também o nosso próprio bem.

É quando o "eu" deixa de ocupar o centro, e o amor assume o seu lugar.

O caminho estreito e a porta estreita não diminuem a vida, mas o ego. Para atravessá-los, é necessário deixar para trás o apego excessivo a si mesmo.

O caminho largo desconhece o amor e toda renúncia, porque preserva o ego acima de tudo. Por isso, conduz à perdição: não porque Deus deseje perder alguém, mas porque quem nunca aprende a sair de si jamais aprende a amar.

O caminho largo alimenta o ego; o estreito o crucifica. Um conduz à perdição, porque o amor nunca frutifica onde o "eu" permanece soberano. O outro conduz à vida, porque somente quem perde a si mesmo encontra Cristo.

O Evangelho é um chamado à transformação do coração e não um sistema de méritos ou de regras externas. É vida e não uma religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário