"A carne é fraca e para nada aproveita, mas o espírito está pronto."
Paulo chega a dizer que fomos vendidos como escravos ao pecado. Por isso, enquanto habitamos esta carne, ainda pecamos por condição.
Mas o mesmo Paulo também afirma que agora somos filhos da obediência, escravos da justiça. Embora ainda pequemos por condição, já não pecamos deliberadamente, como quem faz do pecado sua escolha e seu modo de viver.
A carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne. Essa luta interior só é percebida por quem passou pela metanoia da conversão.
Escravos obedecem ao seu senhor; não escolhem se vão obedecer ou não. Quem está morto em seus delitos e pecados nem sequer consegue perceber sua própria morte.
Mas aquele que foi transportado da morte para a vida e recebeu, em Cristo, a luz da revelação, deseja obedecê-Lo, ainda que, por vezes, tropece no caminho.
A diferença não está na ausência de luta, mas na mudança de senhor. Antes, o pecado dominava o homem; agora, é Cristo quem governa o seu coração.
A santidade é a separação para o uso de Deus. É um coração que deixa de pertencer a si mesmo para pertencer a Cristo. Sem essa busca, ninguém verá o Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário